sexta-feira, 29 de maio de 2020

Fronteiras registra 6º caso de contaminação por coronavírus nesta sexta-feira (29)

O boletim oficial da Secretaria Municipal de Saúde de Fronteiras atualizou no final da tarde desta sexta-feira (29) os números relativos aos casos de contaminação por coronavírus, elevando para 06 o número de casos confirmados no município.
Na quinta-feira (06) foi notificado o 5º caso de infecção no município e o comandante da 4ª CIA de Polícia de Fronteiras, Gilson Xaviel Medeiros, anunciou que 03 policiais militares lotados na 4ª CIA testaram positivo para a COVID-19.
O Departamento de Vigilância em Saúde realizou a sanitização das barreiras sanitárias instaladas no município.




Médica fronteirense relata a árdua e emocionante batalha contra a COVID-19 em São Paulo

Com o rosto marcado pelo uso contínuo dos equipamentos de proteção usados por horas exaustivas, a médica fronteirense Dra. Camila Loredana, filha da professora Célia Alves e do advogado e vereador Juraci Bezerra, fez ao Site UOL um relato sobre a batalha que trava diariamente contra o coronavírus na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital das Clínicas, em São Paulo. Confira na íntegra o relato:

Camila Loredana, residente em infectologia no HC, com e sem a paramentação para lidar com pacientes gravíssimos de Covid-19

Aos 26 anos e no início do segundo ano de residência em infectologia, a médica Camila Loredana desempenha uma função muito dura e importante neste delicado momento que atravessamos. Ela trabalha em uma das UTIs do Hospital da Clínicas, em São Paulo, centro de referência no país, integrando uma equipe dedicada a 13 leitos para pacientes gravíssimos. No HC, há hoje 275 UTIs só para Covid-19. Todos os dias são desafiadores — alguns mais que os outros. "O final de semana passado foi bem difícil", conta Camila. "Tivemos várias intercorrências, inclusive outras mortes. Mas o pior momento foi quando dois pacientes tiveram parada cardíaca quase ao mesmo tempo."...
Camila lembra que ambos já estavam em uma condição muito grave. "A gente tinha trabalhado a noite inteira lado a lado com eles, já era dia e estávamos encerrando o nosso plantão. Quando vi [que o coração deles havia parado], nem pensei: a primeira coisa foi pegar o capote e o avental e entrar no leito para fazer o trabalho [as manobras para reanimar o paciente]. Quando a gente está lá, está muito envolvido. Tentamos de tudo, mas eles foram a óbito", conta com a voz embargada. "Toda equipe ficou muito abalada com a situação, todo mundo chorou. A sensação é de impotência. É impossível não se emocionar, não se colocar no lugar dos pacientes e dos familiares."... 
Há também muitas lágrimas de alegria. As melhoras, até mesmo as pequenas, são celebradas como vitórias. "Tenho uma paciente que virou minha xodó, já está na UTI há mais de um mês e esteve muito grave. Ela tem 40 e poucos anos, sem nenhum problema de saúde prévio", conta Camila. "Depois de um tempo, o tubo [para a ventilação] começa a fazer mal e o paciente tem que ser submetido a traqueostomia. Não acontece com todo mundo, claro. No começo, a gente pensava, será que ela vai conseguir [passar pela cirurgia]? Dia após dia, fomos conseguindo. Primeiro a traqueostomia deu certo. Depois ela foi se recuperando", relata. "Hoje ela me fez chorar. Ela está acordada e entende tudo. Fizemos... 


Fonte: Site UOL

quinta-feira, 28 de maio de 2020

5º caso de contaminação por COVID-19 é confirmado em Fronteiras

A Secretaria Municipal de Saúde de Fronteiras divulgou nota no final da manhã desta quinta-feira (28) informando que foram notificados 02 casos positivos de contaminação por COVID-19 no município, sendo que apenas um dos casos é de um cidadão fronteirense que trabalha em outros municípios e relatou ter sentido sintomas leves há cerca de 20 dias.
A nota destaca que apenas um caso entra para o boletim oficial do município de Fronteiras.
O surgimento do 5º caso ocorre no dia em que a Secretaria Municipal de Saúde de Fronteiras em parceria com o Hospital Norberto Ângelo Pereira inaugura  o Centro de Triagem de Síndromes Gripais que funcionará no prédio do antigo Centro de Reabilitação anexo ao Hospital.
O Centro de Triagem funcionará das 07h00 às 18h00 e disporá de 03 leitos e serviço de ambulância em caso necessário de transferências. Lá serão realizados os primeiros atendimentos, coletas e exames.

Confira a nota na íntegra:


Morre o agricultor fronteirense Plínio Nelson de Sousa

Faleceu na manhã desta quinta-feira (28), o agricultor Plínio Nelson de Sousa, marido da ex-vereadora Maria Ida, popularmente conhecida como Tutinha.
De família tradicional, Plínio Nelson de Sousa era filho do casal Joaquina Maria de Sousa e Nelson Aquiles de Sousa (in memoriam) e dedicou sua vida ao trabalho na agricultura e pecuária. 
Ele encontrava-se internado em Picos após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e derrame pleural. Plínio deixa esposa e cinco filhos: Idênia, Idenilda, Plinio Júnior, Silvino e Idelmara.

                                                                   Plínio Nelson e esposa Tutinha (Arquivo Familiar)

terça-feira, 26 de maio de 2020

Comoção e tristeza marcaram o enterro do menino Aryel, assassinado em Fronteiras.

A cidade de Fronteiras parou no final da tarde desta terça-feira (26) para acompanhar o sepultamento do menino Aryel, assassinado durante uma tentativa de homicídio na cidade de Fronteiras.
Cartazes, balões brancos, mensagens e um grande clamor popular marcou o cortejo e sepultamento hocorrido por volta das 17h30, deste fatídico dia, no Cemitério Local.

Neste momento de profundo pesar o Blog Fronteiras Online, na pessoa do diretor Jakson Sousa, manifesta  os votos de pesar a todos os familiares e deixa ao pequeno Aryel uma pequena homenagem:

Aryel, morre um menino, nasce um anjo!

Era fim da tarde e início da semana, uma bala cruel ceifou a vida que apenas começava. Aryel, nome forte, significado mais forte ainda: "Leão de Deus". 
Sonhos inocentes abruptamente interrompidos pela maldade humana. Fronteiras parou! Atônita, incrédula, como assim uma criança? Fronteiras chorou como há muito não chorava. A bala que matou Aryel atingiu cada pai e mãe de família, a dor tornou-se coletiva e foi externada nas diversas manifestações em redes sociais e na campanha solidária realizada em prol da família.
Descansa Aryel, descansa na morada dos justos, livre de todos os males, protegido de toda a maldade humana da qual você foi vítima. Com certeza sua história de vida efêmera, porém, significativa, será eternizada no coração e nas vidas daqueles que te amavam e também por todos os que compartilharam a dor ver sua infância roubada,
Vive Aryel, no sorriso de cada criança, em cada brincadeira inocente, em cada sonho infantil. Brilha no céu e que teu brilho capaz de resplandecer e dissipar toda a maldade que pairou sobre Fronteiras na sua partida.

 



Homenagem do Blog Fronteiras Online, na pessoa do diretor Jakson Sousa, com votos de pesar a todos os familiares.

Família de criança assassinada em Fronteiras faz campanha para arcar com os custos funerários

Familiares do pequeno Ariel Martins estão realizando uma campanha para arrecadar os valores necessários para a realização do traslado e demais custos funerários.
O corpo de Aryel teve que ser encaminhado ao Instituto Médico Legal em Teresina e a família precisou contratar os serviços de uma empresa funerária para aquisição de urna funerária e os serviços de deslocamento do corpo até o município de Fronteiras.
O valor orçado em cerca de R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais) é uma quantia bastante significativa para a família de Aryel, que tem baixa renda. 
Qualquer valor deve ser depositado na Conta Poupança 9.341-6, Variação 51, Agência 1364-1, Banco do Brasil, Titular; Carlos Alberto de Sousa


Suspeito de atirar e matar criança de 09 anos é detido em Fronteiras

Suspeito de atirar e matar o pequeno Ariel Martins teria sido reconhecido pelo pai da criança.


Policiais da 4ª CIA de Polícia de Fronteiras efetuaram na noite desta segunda-feira (25) a prisão do indivíduo R. R da S., de 34 anos, apontado pelo pai do menino Aryel Martins como autor dos disparos que atingiram a cabeça da criança.
A equipe da Força Tática que atendeu a ocorrência foi informada pelo pai da criança, o sr. Getúlio Maximiano, que por volta das 18h20 dois indivíduos em uma moto modelo Broz de cor preta haviam efetuado cerca de 04 disparos de arma de fogo em direção ao mesmo. Getúlio afirmou que ao perceber a ação deslocou-se para o interior da residência sendo acompanhado pelo seu filho Aryel que foi atingido por pelo menos um disparo na altura da cabeça.
Getúlio afirmou aos policiais que reconheceu o autor dos disparos no momento em que este desceu da motocicleta, contudo não conseguiu identificar o piloto. Informou também que o autor dos disparos já havia contra a sua vida anteriormente. Diante dessas informações a Polícia diligenciou e efetuou a prisão do suspeito e trabalha para identificar o comparsa.
O pequeno Aryel não resistiu aos ferimentos e faleceu no Hospital Regional Justino Luz. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal em Teresina e liberado na manhã desta terça-feira.

Morre criança atingida por tiros em tentativa de homicídio


Faleceu no final da noite desta segunda-feira (25) o pequeno Aryel Martins, de 09 anos, estudante da Unidade Escolar José Aquiles de Sousa, que havia sido atingido por disparos na cabeça por disparos direcionados ao seu pai.
Aryel foi socorrido ao HNAP e transferido para o Hospital Regional Justino Luz onde faleceu devido a gravidade dos ferimentos.
A morte da criança causou uma enorme comoção nas redes sociais. A Unidade Escolar José Aquiles de Sousa, escola na qual Aryel cursava o 3º ano do Ensino Fundamental divulgou nota de pesar.

segunda-feira, 25 de maio de 2020

Criança é atingida por disparos de arma de fogo em Fronteiras

Uma criança inicialmente identificada como Aryel, foi atingida por disparos de arma de fogo no início da noite desta segunda-feira no município de Fronteiras. Informações iniciais dão conta que pistoleiros teriam efetuado disparos em direção a um homem identificado como Getúlio, pai da vítima, e os disparos teriam atingido a criança na altura do rosto. O crime teria acontecido no Bairro Mutirão.
A criança foi socorrida em estado grave ao Hospital Norberto Ângelo Pereira onde teve o quadro clinico estabilizado posteriormente encaminhada ao Hospital Justino Luz, na cidade de Picos.
Há informações que a Polícia Militar procedeu à prisão de um suspeito de ter realizado os disparos.

Aguarde mais informações.