sexta-feira, 9 de outubro de 2009

CAMPUS DA UESPI DE FRONTEIRAS RECEBE O NOME DE CAMPUS PROFESSORA NAIR BEZERRA PEREIRA ALVES

Atendendo a pedidos da família Pereira Alves e indicação da Deputada Estadual Lilian Martins, a Assembléia Legislativa do Estado do Piauí aprovou e o Governador Wellington Dias sancionou o Projeto de Lei Nº. 5.898 de 07 de outubro de 2009, pelo qual o Campus Universitário de Fronteiras passa a denominar-se Campus Professora Nair Bezerra Pereira Alves.
Esta é uma justa homenagem àquela que foi a segunda professora da cidade de Fronteiras e um reconhecimento pelos trabalhos prestados a educação e a formação cultural do povo fronteirense. O Projeto de Lei que atribui o nome da Professora Nair Bezerra Pereira Alves ao Campus da UESPI de Fronteiras foi publicado no Diário Oficial do Estado do Piauí no dia 07 de outubro de 2009.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

ALUNOS DO CAMPUS DA UESPI DE FRONTEIRAS VISITAM MUSEUS DE PATATIVA E LUÍZ GONZAGA.



Acadêmicos dos cursos de Letras/Português - Bloco II e VI, Pedagogia IV fazem releitura de Patativa do Assaré e Luíz Gonzaga.
Com o objetivo de inserir o educando cimo ser ativo no processo cultural de sua própria época, a professora Edileuza Bezerra Lima realizou uma viagem cultural a fim de que todos os acadêmicos envolvidos no Projeto Viver com Arte, tivessem a oportunidade de conhecer melhor a cultura popular nordestina.
Os acadêmicos ficaram encantados com o legado cultural de Patativa do Assaré e de Luíz Gonzaga. Duas figuras determinantes da cultura nordestina.
Segundo a professora Edileuza Bezerra, desenvolver o espírito de pesquisa e promover uma maior integração entre os acadêmicos - são objetivos primordiais do projeto de pesquisa, que tem a finalidade de projetar à extensão universitária.
Colaboração: Edileuza Bezerra Lima (Professora dos Cursos de Licenciatura Plena em Letras/Português, da Universidade Estadual do Piauí - UESPI, campus de Fronteiras)

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

INSTALAÇÃO DE FIRMAS PARA RECUPERAÇÃO DE BR'S GERA EMPREGO E RENDA

A instalação das duas Construtoras que estão fazendo a recuperação das BR's que ligam o km 63 (Vila Nova do Piauí-PI) ao Povoado Lagoa Seca (Fronteiras-PI) e Fronteiras-PI a Pio IX-PI, está gerando empregos e renda para os cidadãos fronteirenses.
As Construtoras MÚLTIPLA e DELTA geram juntas, cercas de 100 empregos diretos. Este é um grande fator de desenvolvimento econômico para o nosso município que vive basicamente do funcionamento da Fábrica de Cimento Itapissuma S/A e do funcionalismo público.
É válido ressaltar que muitos jovens estão conseguindo pela primeira vez trabalhar de carteira assinada.

DETERMINAÇÃO DO PREFEITO MUDA NOME DE PRAÇAS NO MUNICÍPIO DE FRONTEIRAS E GERA POLÊMICA.

No ultimo dia 07/09/2009 foram inauguradas na cidade de Fronteiras duas praças públicas projetadas ainda na administração do falecido prefeito José Aquiles Filho (Dr. Marcelo). O que anda causando polêmica são os nomes que foram dados as praças.
No bairro Multirão, a praça que no projeto inicial se chamaria Praça Municipal Chico Caieira teve o nome mudado para Praça Leopoldino João da Rocha, sob alegação da lei que proibe o nome de pessoas ainda vivas em monumentos públicos. Já em frente ao Estádio Municipal O Pinheirão, a praça que de início foi projetada com o nome de Praça do Jacaré foi intitulada Praça Dr. Protásio Gomes.
O que nos causa certo inconformismo é saber que em meio a tantos habitantes ilustres que muito fizeram e contribuiram para o desenvolvimento desta cidade, o nosso gestor municipal, em decisão monocrática, optou por homenagear dois cidadãos sãojuliãoenses. É uma verdadeira atitude de desrespeito aos nossos antepassados.

UESPI LANÇARÁ ADITIVO AO EDITAL ABRINDO VAGAS PARA O CAMPUS DE FRONTEIRAS NO VESTIBULAR 2010.

Segundo reportagem do Jornal Meio Norte (29 de Setembro de 2009), o Governador Wellington Dias alegou o erro da equipe que antecipou o edital do Vestibular e afirmou que em novembro será publicado um aditivo contemplando as demais cidades que não tiveram ofertas de vagas.
A diretora do Campus Universitário de Fronteiras, Célia Maria Pereira Alves Bezerra, mostrou-se bastante alegre com a possibilidade da abertura de novos cursos, pois a mesma já havia encaminhado ofícios a reitoria da UESPI e à Deputada Estadual Lilian Martins, manifestando a indignação da direção e da comunidade em geral, em relação a não abertura de vagas para o Campus de Fronteiras.

FRONTEIRAS É UMA DAS ÚNICAS CIDADES DA REGIÃO QUE NÃO POSSUI UM SITE PRÓPRIO.

É uma vergonha!
Uma cidade do porte de Fronteiras não possuir um site próprio. Aqui vigora o desinteresse do poder público em promover o município. Também pudera! Em uma cidade em que acontecem tantas irregularidades, onde prevalece o nepotismo e onde a administração pública e declaradamente fechada ao grupo político do Sr. Prefeito, não se pode a prefeitura manter um site, pois nele não se veicularia nenhum fato real do que realmente acontece na desastrosa administração atual.
Este humilde blog, criado pelo Acadêmico do curso de Letras/ Português (Bloco VI) da Universidade Estadual do Piauí, Jakson Sousa visa projetar a cidade de Fronteiras na web, uma das maiores tendencias jornalísticas da atualidade. Espero que vocês, caros leitores, possam colaborar nessa empreitada, postado matérias, imagens e comentários sobre a cidade de Fronteiras.

Um grande abraço!!!
Jakson Sousa