sexta-feira, 17 de maio de 2013

Jovem fronteirense participará de Intercâmbio Universitário No Reino Unido


O jovem fronteirense Wênio Fhará Alencar Borges, estudante do VII Período do Curso de Engenharia Mecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), está entre os vinte e seis alunos piauienses que foram selecionados através do Programa Ciências Sem Fronteiras para participarem de um intercâmbio estudantil.
Wênio Fhará Alencar Borges fez sua inscrição inicial para Portugal mas foi selecionado através da Chamada 127 com a reopção para o Reino Unido. Inicialmente fará um curso de  inglês em regime de imersão, por um período de seis meses e dependendo de sua adequação, poderá continuar cursando disciplinas de sua área de graduação no Reino Unido, por um período de uma ano, tendo a possibilidade de realizar estágios.
O Programa Ciências Sem Fronteiras, de iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), promove o intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação, permitindo a realização de estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais de tecnologia e inovação de outros países.
É um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento CNPq e Capes, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.
Wênio Alencar afirmou que já conseguiu tirar o seu passaporte e que a viagem está prevista para o início de agosto. Frisou também que o Programa cobre custos de deslocamento (passagens de ida e volta), auxilio moradia (caso o alojamento na universidade de destino não esteja incluso), auxilo material didático (para compra de notebook ou tablet), além de bolsa mensal.

HNAP realiza confraternização em homenagem ao Dia das Mães para funcionárias

O Hospital Norberto Ângelo Pereira realizou nesta quinta-feira (16) uma confraternização em homenagem ao Dia das Mães para funcionários da referida instituição de Saúde.
O evento contou com a participação do prefeito municipal Eudes Agripino Ribeiro, primeira-dama Zildênia Ribeiro, diretora do HNAP Maria da Conceição Gomes Alves Pereira Sobreira, secretário de Governo Norberto Ângelo Pereira e funcionárias do Hospital.
Em seu pronunciamento a primeira-dama Zildênia Ribeiro falou sobre o amor diferenciado que as mães nutrem pelos filhos e afirmou que por mais que passem por dificuldades nunca devem desistir deles.
Eudes Agripino confirmou as palavras de sua esposa e abordou o problema pelos quais algumas mães do nosso município enfrentam em relação ao envolvimento dos filhos com as drogas.
Em seguida aos pronunciamentos aconteceu o sorteio de brindes e o coffee-break.

SEMDEL realiza paralelamente campeonato de futebol e futsal

A Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (SEMDEL) está realizando paralelamente, os campeonatos municipais de Futebol e Futsal.
O equipes de Futebol se dividem em duas categorias (1ª e 2ª Divisão) e os jogos acontecem no Estádio "O Pinheirão" aos sábados e domingos, a partir das 16:00h. 
As equipes de futsal se dividem nas categorias Sub 13, Sub 15, Feminina e Adulto, e os jogos acontecem de segunda a sexta no Ginásio Poliesportivo, a partir das 18:00h.


Fotos: Clediomar Sousa (Blog Lagoa do Rato)

Bonde Tudo anima quermesse na última noite dos Festejos de Nossa Senhora de Fátima

A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro encerrou na última segunda-feira (13) com uma missa solene e procissão, os tradicionais festejos de Nossa Senhora de Fátima, que neste ano teve como objetivo financeiro a renovação da pintura e da calçada da igreja matriz.
As duas últimas noites de quermesse foram animadas por serestas animadas por Ray dos Teclados e Bonde Tudo. Confira fotos: