sexta-feira, 17 de abril de 2015

SMS realiza o dia D de Mobilização de Prevenção Combate à Dengue e Febre Chikungunya em Fronteiras

A Secretaria Municipal de Saúde de Fronteiras realizou nesta sexta-feira (17) o dia D de Mobilização de Prevenção e Combate à Dengue e Febre Chikungunya no município de Fronteiras.
Uma força tarefa composta por profissionais de saúde, alunos dos cursos técnicos em Enfermagem da Escola Agrotécnica de Fronteiras e PRONATEC, alunos do Ensino Médio e voluntários de outras áreas, percorreu alguns bairros e ruas com o objetivo de levar informação e fazer um levantamento dos criadouros do mosquito Aedes Aegypti no município.
Antes de saírem para o campo, a enfermeira Cynthia Ribeiro repassou informações sobre a Dengue e Febre Chikungunya e orientou aos voluntários sobre como proceder nas visitas aos domicílios durante a mobilização.
De acordo com um consolidado previamente divulgado pela Secretaria Municipal de Fronteiras foram visitadas durante a mobilização 1.321 domicílios, dentre os quais 461 encontravam-se fechados e foram encontrados 100 focos do mosquito Aedes Aegypti em diferentes pontos da cidade.
O coordenador do Departamento de Vigilância em Saúde, Jakson Sousa, agradeceu a todos os profissionais, voluntários e corpo administrativo das escolas envolvidas e do PRONATEC que participaram da mobilização, destacando que durante a semana foram realizadas palestras nas escolas municipais e estaduais da cidade de Fronteiras.

quarta-feira, 15 de abril de 2015

CMDCA lança edital para Eleições Unificadas do Conselho Tutelar em Fronteiras


O Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do município de Fronteiras-PI divulgou o edital para o processo de escolha da nova composição do Conselho Tutelar para o quadriênio 2016/2019.
Interessados poderão se inscrever no período de 27 de abril a 22 de maio, das 8h às 12h e das 14h às 16h, de segunda-feira a sexta-feira na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SMASC). Para se inscrever, o candidato deverá obedecer a alguns critérios previstos, como ter reconhecida idoneidade moral, idade mínima de 21 anos, residir no município, ter concluído o ensino médio e possuir experiência comprovada na área de criança e adolescente.
O processo de seleção será realizado em quatro etapas – inscrição, capacitação, exame de conhecimento específico e eleição, prevista para o dia 4 de outubro de 2015. Segundo o edital, a posse dos eleitos acontecerá no dia 10 de janeiro de 2016.
No ato de inscrição, além da ficha, os candidatos deverão apresentar, ainda, certidões negativas criminais, currículo com documentos comprobatórios, cópias autenticadas dos documentos pessoais – carteira de identidade e CPF – e uma foto 3×4.
Todo o processo seletivo será realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e fiscalizado pelo Ministério Público. Para isso, uma comissão especial será nomeada pelo CMDCA. Segundo a Assistente Social Nayara Leite, presidente do CMDCA, a comissão do processo unificado deve ser paritária e composta por oito integrantes representantes de entidades governamentais e não governamentais.
O Conselho Tutelar de Fronteiras é composto por cinco integrantes. A remuneração para os membros é correspondente a um salário mínimo, com carga horária de 40 horas semanais.

terça-feira, 14 de abril de 2015

SMASC empossa nova equipe de Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente


A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SMASC), através da primeira-dama e secretária de Assistência Social Zildênia Ribeiro empossou na manhã desta terça-feira (14) a nova equipe do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) para o mandato de dois anos. 
Durante a solenidade de posse dos novos conselheiros, a assistente social Maria do Amparo Martins G. Carvalho ressaltou a importância  da atuação do conselho para a tomada de decisões e desenvolvimento das ações de acompanhamento e proteção dos direitos da criança e do adolescente no âmbito municipal.
Na oportunidade foram abordados temas relativos à realização da Conferência Municipal do CMDCA, realização da eleição do Conselho Tutelar e Selo UNICEF, dentre outros.
O conselho passou a ter a seguinte formação:
Órgãos Governamentais:
Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania
Titular: Maria Nayara Brunna Batista Leite
Suplente: Elquilene Oliveira de J. Nogueira
Secretaria Municipal de Educação
Titular: Geórgia Maria de Castro Silva
Suplente: Marinévia de Sousa Ribeiro
Secretaria Municipal de Saúde
Titular: Antonio Jakson de Sousa
Suplente: Rita de Cássia Bezerra
Secretaria Municipal de Agricultura
Titular: Jeosadack Andrade Alencar
Suplente: José Ailton Bezerra

Organizações Não-Governamentais:
Sindicato dos Trabalhadores Rurais
Titular: Raimundo Virgílio de Sousa
Suplente: Maria Dulce Alves Batista
Igreja Católica
Titular: Francisca Maria das Neves
Suplente: Evaneide Gomes da Silva
Fundação Norberto Ângelo Pereira
Titular: Maria da Conceição G.A.S Pereira
Suplente: Maria Aparecida G. de O. Pereira

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Encerramento da II Visita Pastoral Missionária em Fronteiras

Aconteceu de 09 a 12 de abril, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Fronteiras – PI, a II Visita Pastoral Missionária do Bispo Diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva.
Foram quatro dias de partilha, vivencia e, sobretudo, conhecimento de realidades. Nesse período, o Bispo, juntamente com o Pe. Gregório Leal Lustosa, religiosas e demais missionários, visitaram diversas comunidades da Paróquia.
Durante as visitas, inúmeras foram às manifestações de carinho do povo para com o Bispo. A jovem, Raissa Sousa, da comunidade Pocinhos disse estar feliz em vê-lo pela primeira vez. “Não conhecia ele, fique encantada com o seu jeito. Achei-o muito simples e simpático, até tirou foto conosco”.
A Visita Pastoral também foi um momento do Bispo conhecer mais de perto a realidade das comunidades que formam a Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, vivendo essa experiência fraterna, de proximidade com a população, conhecendo e se deixando conhecer, ouvindo as pessoas e sendo ouvido.
Ao término, o Pe. Gregório Lustosa agradeceu ao Bispo pela realização da Visita em sua Paróquia e ressaltou o que mais lhe marcou durantes esses dias, já que o acompanhou em todos os momentos. “O que mais me marcou durantes esses dias em que tive a graça de acompanha o meu Bispo, foi a sua simplicidade. Nos encontros com o povo sentia-se aquele verdadeiro encontro de pai com filho; de Pastor que se coloca no meio do seu rebanho”.
O encerramento aconteceu, às 17h, com a Santa Missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Na oportunidade, foi lido o Relatório Geral, sobre cada momento vivenciado durante a Visita. 

Fotos: PASCOM (Site dp15)