sexta-feira, 2 de junho de 2017

Morre aos 86 anos a senhora Toinha Romana

Faleceu no início da noite desta quinta-feira (1º) na cidade se Itinga, no Estado do Maranhão, a aposentada Antonia Maria da Conceição, popularmente conhecida como "Toinha Romana".
Dona Toinha passava um período na casa um de seus filhos que reside no Estado do Maranhão. Era uma figura bastante conhecida no município de Fronteiras, pois por muito tempo trabalhou em olarias produzindo telhas e tijolos, quando este eram feitos de modo artesanal às margens do Rio Socorro.
O corpo foi trasladado para Fronteiras onde será velado na sua residência no bairro Alto do Hospital que também leva o nome de Alto da Romana.


O Blog Fronteiras Online, na pessoa do seu diretor Jakson Sousa, externa aos familiares os sentimentos de profundo pesar e solidariedade.

Fábrica de cimento irá retornar atividades de produção em Fronteiras, funcionários serão recontratados

"Já retomamos as atividades internas temos cerca de 100 pessoas trabalhando na fabrica e dentro de curto espaço de tempo, ainda não sei mensurar quanto, estaremos retornando todas as atividades."


Na manhã dessa sexta-feira (02), o gerente da fabrica de cimento Itapissuma S/A Dr. Arnaldo falou ao portal de noticiais Piauí em foco que que a indústria de cimento, localizada em Fronteiras, vai ser reaberta com seus funcionários trabalhando em um sistema de cooperados. A energia já foi religada, e a direção da fabrica está trabalhando para retornar as atividades o mais rápido possível.
“já retomamos as atividades internas temos cerca de 100 pessoas trabalhando na fabrica e dentro de curto espaço de tempo, ainda não sei mensurar quanto, estaremos retornando todas as atividades com o mesmo quadro de funcionários, vamos chamar as mesmas pessoas com as quais já trabalhávamos, tivemos com o governador do estado e o o grupo está se organizando para que tudo volte ao normal”. comentou o gerente
Em encontro com o governador do estado Wellington Dias realizado no dia 27 de março, o diretor e o superintendente do Grupo João Santos, Geraldo Santos e Fernando Gusmão, respectivamente, buscaram definir acordos que possibilitem a reabertura da fábrica de cimento Itapissuma S/A, em Fronteiras.
“O governo se mostrou muito receptivo e hoje abrimos alguns entendimentos para juntos acharmos soluções viáveis para, o mais rápido possível, retomarmos o funcionamento da fábrica, talvez em um prazo de 60 dias. Teremos em breve uma audiência com o presidente da Eletrobrás para que nós possamos discutir o problema da demanda. Não teremos maiores problemas, o governo se prontificou para que todas as pendências a nível de Estado fossem solucionadas”, disse o superintendente da Itapissuma, Fernando Gusmão.
Na ocasião o governador falou sobre os acordos firmados “Tivemos aqui uma importante agenda com o grupo Itapissuma, uma base industrial importantíssima na área de produção de cimento para o Piauí. Acertamos várias etapas que vamos cumprir. Uma parte depende do Estado, é que vamos tratar de uma repactuação relativa ao ICMS, reconhecendo que a empresa ficou um período parada”.
“Temos o compromisso de trabalharmos condições para termos uma produção com um preço competitivo em relação a outros estados, de tal maneira que tenhamos aqui um acordo com os principais consumidores de cimento, com as obras do Estado e as obras federais.  E com isso, retomar os empregos a partir de um patamar normal gradativo que leve em conta a demanda, reconhecendo a importância desses empregos para o estado. Acreditamos ainda que vamos ampliar a demanda com a existência de alguns programas estaduais” completou o governador.

Fonte: Portal Piauí em Foco

quinta-feira, 1 de junho de 2017

Prefeita divulga programação completa do aniversário de 82 de anos de Fronteiras

A prefeita Maria José Ayres de Sousa divulgou a programação oficial do aniversário de emancipação política do município de Fronteiras, que completa 82 anos no próximo dia 09 de junho.
O evento acontecerá no corrente mês com uma vasta programação com atividades cívicas, religiosas, esportivas, culturais e festivas.
Na quarta-feira, dia 07 de junho, as atividades alusivas ao aniversário começam cedo, a partir das 8h com lançamento do projeto “Adote uma Árvore, Verde é Vida” e segue à noite em praça pública com apresentações e shows com o artista local, Deusinho e banda e mais três atrações de renome nacional, Jonas Esticado, Avine Vinny e Valquíria Santos.
Na quinta, dia 08, acontecem as 7h, as competições desportivas, seguido á tarde, as 17h Final da 2ª Divisão no Estádio Pinheirão, as 1930h em praça pública exibição de documentário, desfile para escolha do Mister e Miss Fronteiras 2017 e mais shows de forró. Segundo a prefeita, três atrações se apresentarão no palco cultural o cantor Robson Farra, a banda Solteirões do Forró e fechando o show, Iara Tchê.
No terceiro dia da parte festiva, as 5h haverá a alvorada festiva, seguido do momento cívico e mais atividades desportivas. Ainda no mesmo dia as 1630h haverá missa solene, as 1730h Final da 1ª divisão e as 19h aberturas das atividades culturais. As 22h mais quatro atrações regionais e de renomes se apresentarão, a cantora Fafá Santana, Forró Sacode, Vicente Nery e a banda Lagosta Bronzeada.
Os eventos acontecem em praça pública e, mesmo com a crise financeira pela qual passa o município a prefeita preparou grandes atrações e promete que o aniversário terá uma programação diversificada. 
“Preparamos uma programação diversificada que envolverá todos os segmentos da sociedade. Fronteiras vive um momento especial, de renovação, de esperança, a prefeitura está sendo colocada em ordem, então temos muitos motivos para comemorar”, destacou Maria José. Para realização do evento, a gestão conta com o apoio do Deputado Estadual Pablo Santos.
Em entrevista ao Portal Cidades Na Net, a prefeita aproveitou a oportunidade e convidou a todos os fronteirenses. “De já, antecipamos o nosso convite a toda a população de Fronteiras e de toda a região para virem celebrar conosco essa data especial”, disse.


Confira programação na íntegra: 

07/06/2017
08h30: Lançamento do projeto “Adote uma Árvore, Verde é Vida” Sec. Municipal do Meio Ambiente.
20h00: Abertura do Frontfest 2017
20h30: Apresentação do Espetáculo: ”Mulheres sem Fronteiras” Secretaria Municipal de Educação.
Atrações musicais: Deuzinho e Banda, Jonas Esticado, Avine Vinny e Walkyria Santos.

08/06/2017
07h00: Competições Desportivas (Ciclismo masculino e feminino e maratona masculino e feminino (Sec. Municipal de Esporte)
17h00: Final da 2ª Divisão (Estádio Pinheirão)
19h30: Exibição do documentário sobre a cidade (Secretaria Municipal de Comunicação)
20h00: Desfile para escolha do Mister e Miss Fronteiras 2017
0h00h: Show Pirotécnico alusivo aos 82 anos de Emancipação
Pronunciamento da Prefeita: Maria José Ayres de Sousa
Atrações Musicais: Solteirões, Robson Farra e Fafá Santana.

09/06/2017
05h00: Alvorada Festiva
07h30: Momento Cívico com a execução do Hino Nacional e hasteamento das Bandeiras (Prefeitura)
08h00: Atividades Desportistas – Corrida dos 100 metros rasos, corrida do saco, corrida do ovo, corrida de jegue (Av. 07 de setembro)
16h30: Missa Solene em Ação de Graças - Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
17h30: Final da 1ª divisão (Estádio Pinheirão)
20h00: Apresentações Culturais (Sec. Municipal de Cultura)
Apresentação de Quadrilha Junina
Fronteiras em versos “Nossa Terra, Nossa Gente, Nossa História” (Jurdan Gomes e Sebastião Duarte).
Apresentação da Orquestra Sanfônica de Teresina (Apoio: Secretaria de Cultura do Estado do Piauí-SECULT)
Show Humorístico com Amauri Jucá (Secretaria Municipal de Finanças)
Atrações Musicais: Iara Tchê, Forró Sacode, Vicente Nery e Lagosta Bronzeada.


Fonte: Iago Sousa/Cidades Na Net

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro realizou casamento coletivo

Na tarde do último sábado (27) a Paróquia Nossa Senhora do perpétuo Socorro realizou um casamento comunitário em cerimônia presidida pelo pároco Pe. Gregório Leal Lustosa. Na oportunidade dez casais receberam o sacramento do matrimônio.
Com um clima alegre e festivo e num espírito de fé e amor, baseado na fundamentação bíblica: "O que Deus uniu o homem não separe", os dez casais paroquianos regularizaram sua situação matrimonial na presença de Deus Pai, Filho e Espírito Santo.
Testemunhas da comunidade cristã católica da cidade de Fronteiras e representantes das áreas pastorais de São Julião e Vila Nova do Piauí participaram da celebração.


Fonte e Fotos: Portal Vila Nova Notícias

Dona de casa encontra-se desaparecida desde a última sexta-feira (26) em Fronteiras

A dona de casa Maria Isabel, popularmente conhecida como "Bel" encontra-se desaparecida desda a última sexta-feira (26) quando saiu de casa por volta das 22h00 em direção a uma festa na localidade Curral Queimado, zona rural do município de Fronteiras.
Segundo informações levantadas pelo filho de Maria Isabel, ela foi avistada na festa que acontecia no "Bar da Rosa" e desapareceu sem deixar vestígios.
Os filhos registraram Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia de Fronteiras e pedem que qualquer informação sobre o paradeiro de "Bel" seja repassada pelos telefones (89)  99913-0487 e 99902-1097.