sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Policiais Militares da 4ª companhia de Fronteiras apreendem veículos roubados

No período de 10 (dez) dias Policiais Militares da 4ª cia de Fronteiras –Pi do 4º Batalhão Policial Militar, a 400km da capital, apreenderam 07 (sete) veículos produtos de roubo e furto, 4 carros e 3 motocicletas, a operação foi iniciada na semana passada com a finalidade de localizar e identificar veículos com indícios de adulteração além de  coibir essa prática delituosa.
Os condutores que estavam de posse dos veículos apreendidos foram conduzidos para a delegacia de fronteiras e foram autuados em flagrante por receptação. “orientamos as pessoas que na hora de adquirir um veículo consulte na delegacia para não ser vítima de fraude, sabemos que existem mais veículos que foram furtados ou roubados em outros estados e estão circulando na região, o trabalho vai ser intensificado” declarou o tenente Gilson, comandante da 4ª companhia de fronteiras.
A operação contou com o apoio dos Policiais Militares do Grupamento Policial Militar de Pio IX e continuará a ser realizada nos municípios que fazem parte da área de atuação  4ªcia em Fronteiras por tempo indeterminado.


Com informações: Ten Gilson/ Thamires Rodrigues
Assessoria de Comunicação Social/PM-5

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Crianças que fugiram de casa em Dom Expedito são encontradas em Fronteiras

Aliviada, a mãe agradeceu o apoio recebido: “Quero que Deus abençoe todas as pessoas que nos ajudaram a encontrar as crianças. Meus filhos estão em casa sãos e salvos”.

Os três jovens, menores de idade, que fugiram de casa na manhã de terça-feira, dia 29, foram encontrados hoje (30) na cidade de Fronteiras-PI. Segundo Aldelina Silva, mãe de dois dos três jovens, os jovens haviam sido vistos pela última vez no Posto Avelino, localizado na BR 316, em Picos, ainda ontem.
Jenyfer Layla Silva, de 14 anos, Alysson Mateus Silva de 13 anos e Rafael, de 12 anos já estão em casa, em Dom Expedito Lopes. A mãe de Layla e Mateus, a dona Aldelina, disse a imprensa que os três foram encontrados nas primeiras horas desta quarta-feira (30) por uma conselheira tutelar de Fronteiras, que achou estranho três jovens com uma mochila nas costas vagando pelas ruas.
Aos pais, Layla disse que para chegar a Fronteiras, pegaram carona com um caminhoneiro e este alimentou os três e os deixou na entrada da cidade de Fronteiras. Em seguida, pegaram outra carona: “Eles encontraram gente de bem, que cuidou deles. Um dos caminhoneiros ofereceu passagem para eles voltarem pra casa, mas eles estavam com medo da gente brigar. Então esse último caminhoneiro deu alimento a eles, R$ 30,00 pra que eles pudessem comer de novo e aconselhou que eles criassem juízo e voltassem pra casa”, disse.
Após serem encontrados pela conselheira, os jovens foram levados para uma casa, onde a mesma entrou em contato com o Conselho Tutelar de Dom Expedito Lopes e na internet viu a matéria do Folha Atual sobre a fuga dos três. Os jovens chegaram a Dom Expedito Lopes por volta das 11h desta quarta-feira.
Aliviada, a mãe agradeceu o apoio recebido: “Quero que Deus abençoe todas as pessoas que nos ajudaram a encontrar as crianças. Meus filhos estão em casa sãos e salvos”.

Fonte: Cleiton Jarmes (Piauí em Foco)

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Igreja Evangélica Assembléia de Deus realizará o IIIº Congresso de Senhoras

Com o lema "Levantai-vos mulheres que estais em repouso, e ouvi a minha voz." a Igreja Evangélica realizará entre os dias 01 e 03 de agosto de 2014, o IIIº Congresso de Senhoras da Assembléia de Deus em Fronteiras. O evento contará com a seguinte programação:

01/08 (Sexta-feira)
19h: Abertura do Congresso de Senhoras
Pr. Elienal Cabral (Brasília)
Cantora Heloídes (Rio Grande do Norte)

02/08 (Sábado)
07h às 08h: Café da Manhã (Refeitório)
8:30h às 11:30h: Estudo Bíblico (Pr. Elienal Cabral e Cantora Heloídes)
11:40h às 12:30: Almoço (Refeitório)
2:30h: Estudo Bíblico (Pr. Lázaro Cardoso e Cantora Élida Cardoso)
19h: Culto

03/08 (Domingo)
07h às 08h: Café da Manhã (Refeitório)
8:30h às 11:30h: Estudo Bíblico (Pr. Elienal Cabral e Cantora Heloídes)
11:40h às 12:30: Almoço (Refeitório)
2:30h: Estudo Bíblico (Pr. Elienal Cabral e Cantora Heloídes)
19h: Culto de Encerramento
Pr. Elienal Cabral (Brasília)
Cantora Heloídes (Rio Grande do Norte)


Assembléia elege membros do Conselho Municipal de Educação em Fronteiras

Com base na Resolução Nº. 01 de 16 de junho de 2014 uma assembléia convocada pela Secretaria Municipal de Educação e realizada nesta segunda-feira (28) elegeu 06 dos 09 representantes do Conselho Municipal de Educação de Fronteiras.
De acordo com o Artigo 4º da citada Resolução, o Conselho Municipal de Educação deve ser composto por 09 titulares e 09 suplentes, sendo que 03 vagas são indicadas pelo chefe do Poder Executivo, 01 representante de instituições particulares de Educação Infantil, 01 representante do Conselho Tutelar, 01 representante de pais de alunos de escolas públicas, 01 representante de pais de alunos de escolas privadas, 01 representante dos trabalhadores da Educação Pública e 01 representante dos trabalhadores da Educação Particular, com seus respectivos suplentes.
Após a eleição dos membros escolhidos por voto popular o prefeito municipal deverá realizar a indicação dos três membros previstos, para que a formação do Conselho Municipal de Educação seja formalizada e publicada no Diário Oficial.
Os membros titulares do Conselho Municipal de Educação escolhidos por voto popular são:

Representante de instituições particulares de Educação Infantil:
Aurislene Cândido Costa
Representante do Conselho Tutelar:
Francisca Maria de Jesus
Representante de pais de alunos de Escolas Públicas:
José Clediomar de Sousa
Representante de pais de alunos de escolas privadas:
Geórgia Maria de Castro Bezerra Silva
Representante dos trabalhadores da Educação Pública:
Maria Solange Viana Lima
Representante dos trabalhadores da Educação Particular:
Celso Ângelo Pereira Filho

P.S: Para cada membro titular existe um suplente.

Fotos: Clediomar Sousa (Blog Lagoa do Rato)

Fronteiras realiza Fórum Comunitário do Selo Unicef (Edição 2013-2016)

A cidade de Fronteiras realizou no último sábado (25) o Fórum Comunitário do Selo Unicef Edição (2013-2016) que reuniu representantes de todos os segmentos sociais do Município.
Durante o Fórum os participantes foram distribuídos em grupos subdivididos nos seguintes temas: Gênero / Raça e Etnia / Renda / Condição Pessoal/Território/ Idade
Os temas tem objetivo de reduzir as desigualdades sociais utilizando-se de uma metodologia que combina capacitação de atores municipais, aprimoramento dos mecanismos de gestão local e mobilização social, com ampla participação comunitária, principalmente dos adolescentes
O Selo UNICEF Município Aprovado é uma iniciativa para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes no Semiárido e na Amazônia Legal Brasileira, áreas que concentram o maior número de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade.
A iniciativa vem contribuindo para que o Brasil alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) relacionados à população de até 17 anos, para que reduza as disparidades regionais e avance na universalização dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Os municípios que se inscrevem no Selo são agrupados de acordo com sua realidade socioeconômica e assumem o compromisso de elaborar um diagnóstico participativo da situação de suas crianças e seus adolescentes e um Plano Municipal de Ação para enfrentar os principais problemas que afetam meninas e meninos.

Fotos: Inácia Ribeiro

domingo, 27 de julho de 2014

Morre vítima de acidente o popular Zé Bedeu

Um fatídico acidente ocorrido na tarde deste sábado (26) tirou do nosso convívio o popular Zé Bedeu.
Figura conhecida em Fronteiras e região por organizar os tradicionais forrós "pé-de-serra" que movimentavam os finais de semana no município de Fronteiras.
Zé Bedeu transitava de moto na Avenida 07 de Setembro quando desequilibrou-se e caiu batendo fortemente a cabeça. Socorrido por populares, foi levado ao Hospital Norberto Ângelo Pereira e posteriormente transferido para Teresina, porém não resistiu ao traslado e veio a óbito nas proximidades da cidade de Ipiranga Piauí.
O corpo foi velado na residência dos seus pais no Sítio Almoço e sepultado no cemitério da família na mesma localidade.

Fronteiras realiza com sucesso o 1º Front Berro

O município de Fronteiras realizou entre os dias 25 e 26 de julho o 1º Front Berro, exposição de ovinos e caprinos, que teve como finalidade dar oportunidade aos pequenos e grandes criadores de expor seus animais, gerando novos negócios e melhorando a genética das criações locais.
A exposição foi realizada no Clube Recreativo Fronteirense, contou com baias específicas para os animais, além de palestra técnica sobre alimentação e sanidade animal e escolha dos animais que se destacaram em cada categoria, com direito à premiação para o criador.
De acordo com Jeosadack Alencar, Secretário Municipal de Agricultura, o 1º Front Berro atingiu sua expectativa, resgatando a importância da ovinocaprinocultura, alavancando esta atividade que está em ascensão na região Nordeste, além de mobilizar os criadores para melhorar a genética dos animais do município, fazendo com que a criação de ovinos e caprinos torne-se novamente um dos pontos fortes do município.
“Nesse período de seca que tivemos nos últimos três anos, a ovinocaprinocultura foi a única atividades que ajudou o homem do campo, evitando o êxodo rural, pois criadores de bovinos fecharam as porteiras e venderam seus animais, enquanto dos criadores de ovinos e caprinos conseguiram se manter. Ficamos felizes pois novos criadores e jovens estão se integrando a esta atividade, mantendo viva a nossa tradição e sustento”, disse o Secretário de Agricultura.
Além da exposição e negociação de animais, a feira contou ainda com a liberação de meio milhão de reais em projetos para criadores, a partir de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e Banco do Brasil. Mais de vinte expositores participaram do evento, totalizando uma média de 400 animais expostos. Além dos expositores locais, o Front Berro contou com a participação de criadores de vários municípios da região e até de outros estados, como Rio Grande do Norte,  Pernambuco e Ceará.
O prefeito Eudes Agripino ressaltou que o evento ultrapassou as expectativas, mesmo se tratando da primeira exposição. E destacou a importância de valorizar as fontes de desenvolvimento local, dando oportunidade para que o homem do campo consiga melhorar suas criações.
“Considero importante a parceria que conseguimos com o Banco do Brasil, que disponibilizou meio milhão de reais em cinquenta contratos para famílias do município, já visamos parcerias com o Sebrae e Banco do Nordeste no futuro. É também um momento de confraternização entre os pequenos produtores do nosso município, que são criadores de caprinos e ovinos. Moramos numa região localizada no polígono da seca, as raças que estão sendo expostas são aquelas que conseguem resistir ao calor, ao sol, as situações climáticas”, destacou o prefeito.
Eudes Agripino ressaltou ainda que sua equipe já planeja feiras específicas aos sábados para caprinos e ovinos e que sua equipe já está planejando a realização da próxima edição, que deve acontecer num local próprio.


Fonte: Portal O Povo/ Fotos: Clediomar Sousa (Blog Lagoa do Rato)