quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Programação dos Festejos de Emancipação Política de Pio IX

Pio IX comemora 122 anos com atividades religiosas, esportivas e culturais.



Sexta-Feira (05/08/2011)
05:00h - Alvorada
08:00h - Solenidade Cívica
16:00h - Concentração Evangélica

Sábado (06/08/2011)
08:00h – III Feira da Cidadania
15:00h – Atividades Lúdicas
20:00h – Show Cultural
22:00h – Banda Noda de Cajú e Forró Karinhu’s

Domingo (07/08/2011)
07:00h – Futebol de Campo
08:00h – Roda de Leitura Intinerante
15:00h –  Maratona Masculina
17:00h –  Ciclismo Feminino
20:00h –  Premiação dos Vencedores
20:00h –  Festiarte com danças brasileiras
22:00h – Forrozão Carcará e Banda Amor Real

Segunda-Feira (08/08/2011)
19:00h – Missa Solene
21:00h – Homenagens alusivas à Pio IX
22:00h –  Escolha da Rainha Piononense
22:00h –  Dorgival Dantas e Desejo de Menina


Fonte: ASCOM PIO IX

Paróquia de Fronteiras se prepara para a realização dos festejos da Padroeira.

O festejo religioso tem como tema: Mãe do Perpétuo Socorro, reflexo do amor de Deus.

O Pe. Antonio Mendes, pároco de Fronteiras, juntamente com as pastorais e a comunidade de Fronteiras já se articulam para a realização da 101ª festa em homenagem à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padroeira da cidade.
Neste ano a festa tem como tema: “Mãe do Perpétuo Socorro, Reflexo do Amor de Deus” e lema: “O Sim de Maria em Favor da Vida”. Segundo o Pe. Antonio Mendes, a programação deve ser fechada até o fim da semana.

SINDFRONT convoca servidores da saúde para discutir sobre o Plano de Cargos e Salários.

Plano de Cargos e Salários dos servidores da saúde deve ser levado ao legislativo ainda neste mês.

A diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Fronteiras (SINDFRONT) convoca todos os servidores efetivos da Secretaria Municipal de Saúde para uma reunião que será realizada nesta sexta-feira (05) no auditório da SMS, com o objetivo de discutir sobre o Plano de Cargos e Salários.
Segundo o tesoureiro, Antonio Camilo de Oliveira Filho, se o projeto apresentado pela diretoria do sindicato tiver a aprovação dos servidores da saúde nessa reunião, o Plano de Cargos e Salários deverá ser enviado à Câmara Municipal ainda no mês agosto para aprovação dos vereadores.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Artigo: O Joio e o Trigo

"Há pessoas que acham que só por freqüentarem a igreja e debulharem terços, necessariamente são castas, privilegiadas e donas do solo sagrado."
 
Imagem da Internet

             Na tarde do último domingo (31), Fronteiras foi surpreendida com a morte de Regina, ex-cozinheira do Hospital e de várias residências em Fronteiras.
Aqui chegou há muitos anos oriunda do povoado São João, hoje município de Vila Nova do Piauí.
Diabética e hipertensa, Regina morreu vítima de um infarto agudo do miocárdio conforme perícia e laudo de competente médico. O seu corpo foi achado em estado avançado de putrefação, o que chamou atenção dos vizinhos, pois devido ao mau cheiro os mesmos acionaram a polícia que seguindo os procedimentos legais arrombou a porta e localizou os restos mortais em estado de decomposição.
O corpo foi periciado, levado para o necrotério do Hospital onde foi embalado em plásticos e colocado produtos que reduzissem o mau-cheiro.
Após preparado e colocado em urna lacrada, surgiu o conflito: onde o corpo seria velado, uma vez que a residência da vítima estava lacrada por as autoridades competentes e o enterro só se realizaria no dia seguinte quando sua filha chegasse?
Surgiram várias sugestões, uma que levasse o corpo para uma capela suja e abandonada que tem lá no cemitério e serve de morada para os gatos que lá são abandonados, outra que enterrasse logo, enfim que se livrassem o mais rápido possível do corpo. Eu, sugeri que levássemos para a igreja, que é a casa de Deus, não pertence especificamente a ninguém, é um templo criado pela comunidade, administrada pela igreja que representa o Cristo Verdadeiro, local dos cristãos e deve servir de apoio e guarda para os que lá recorrem, e mesmo o mau-cheiro não estava tão forte que se tornasse insuportável, e mesmo que estivesse, o local era lá, a Casa de Deus, por onde eu já presenciei a passagem de corpos mais podres que o de Regina, mas como tinha família, um prestigiosinho social, ninguém ousou dizer nada. No caso de Regina ela era largada, sem ninguém, não tinha mais utilidade social e pobre, portanto, deveria ser despachada logo.
Falo isso, porque houve uma resistência quanto a entrada e a permanência do corpo da falecida na igreja. Pessoas que a sagrada escritura chama de joio, tentaram de toda forma que o corpo não entrasse, alegando que mais tarde haveria missa, terço, etc.; e o corpo não poderia permanecer na igreja. Diante do impasse sugeri que levassem para minha casa, pois tenho consciência que não sou melhor que ninguém, que irei passar pelo mesmo estado de putrefação que o corpo de Regina estava passando, tanto eu, quanto os que estavam ali presentes, se achando superiores à morta.
Após um desagradável bate-boca, o corpo entrou na igreja, o Padre Antonio fez a celebração, os irmãos da falecida chegaram e resolveram levar os restos mortais para o interior onde foi enterrado junto aos seus familiares.
Esses fatos causaram tristeza, pois sabemos que no seio da igreja há muito trigo, porém tem muitas moitas de joio que tentam sufocar o trigo.
São pessoas que acham que só por freqüentarem a igreja e debulharem terços, necessariamente são castas, privilegiadas e donas do solo sagrado, no meu ponto de vista são os ‘sepulcros caiados’ a que Cristo se refere; aparentemente belos por fora e podres por dentro, pessoas sem um pingo de consciência , pois consciência é a manifestação de Deus no homem.
Concluo dando ‘Nota Dez’ ao delegado Bruno Meyer e a equipe de policiais que realizaram um belo trabalho, ao exímio médico Dr. Sebastião que passou horas examinando e periciando minuciosamente o cadáver, ao nosso secretário de saúde que esteve presente em todos os momentos e disponibilizou o necessário para que os restos mortais fossem enterrados com dignidade e ao Padre Antonio, que após a celebração me chamou e falou que o cadáver poderia ser velado durante o tempo que fosse necessário dentro da igreja, pois a mesma é a casa de Deus.
“Descanse em paz Regina”

Professor Herivelto Ribeiro Bezerra

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Corpo de aposentada é encontrado em estado de putrefação dentro de seu estabelecimento comercial.

O corpo da aposentada Regina Sousa foi encontrada ontem por volta das 13:00h na seu estabelecimento comercial localizado na Av. 07 de setembro, em Fronteiras.
Vizinhos da idosa sentiram um forte mau cheiro e acionaram a polícia.  Ao adentrarem no estabelecimento, policias da 4ª Cia de Polícia de Fronteiras encontraram o corpo da aposentada em estado avançado de putrefação.
Segundo informações de vizinhos e pelo estado que o corpo foi encontrado, a aposentada deve ter sofrido um mau súbito na noite da última sexta-feira (29), último dia em que foi vista.
O corpo foi levado ao necrotério do Hospital Municipal Norberto Ângelo Pereira e sepultado ainda na tarde de ontem.