sábado, 25 de abril de 2020

Homem morre em acidente como motocicleta na PI-142

Um agricultor identificado como Luis do Ernesto, residente na localidade Chapada do Pau Ferro, zona rural do município de Caldeirão Grande do Piauí, faleceu na manhã deste sábado (25) em um acidente de motocicleta ocorrido na PI-142.
Luis do Ernesto era bastante conhecido no município de Fronteiras, onde trabalhava comercializando goma, carnes e verduras aos sábados. O acidente ocorreu na altura da localidade Campos.


SESAPI realiza 150 testes de amostragem para COVID-19 em Fronteiras

A Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (SESAPI) está realizando uma testagem por amostragem para o COVID-19 em todos os municípios do Estado, visando levantar dados do status sorológico da população quanto à infecção  por SARS-CoV-2 em situação de pandemia.
Uma equipe formada por dois técnicos da SESAPI e dois enfermeiros do Hospital Norberto Ângelo Pereira, iniciou hoje a testagem em 150 habitantes do município de Fronteiras.
Segundo o enfermeiro Thiago Almeida, a seleção das pessoas a serem testadas é predefinida pela SESAPI. A pesquisa será realizada até a próxima terça-feira (28).




sexta-feira, 24 de abril de 2020

Fronteirense de 28 anos morre em acidente de motocicleta em Osasco, São Paulo.


O jovem fronteirense inicialmente identificado como Júnior, faleceu na noite de ontem, na cidade de Osasco -SP, vítima de um acidente de motocicleta.
O jovem é filho do aposentado César, que é natural do Sítio Favela, zona rural do município de Fronteiras.
Informações iniciais apontam que o jovem realizava serviço de entregas para uma churrascaria quando sofreu o acidente, vindo a óbito no local.

(Aguarde mais informações)

quinta-feira, 23 de abril de 2020

SMS realiza 35 testes de COVID-19 e todos os casos tiveram resultado NEGATIVOS

Todas as 35 pessoas que se encontravam em isolamento domiciliar realizaram o teste que apontou resultado NEGATIVO para o coronavírus.


A Secretaria Municipal de Saúde de Fronteiras realizou nesta quinta-feira (23) a testagem para o COVID-19 em 35 pessoas que encontravam-se em isolamento domiciliar por ter tido contato direto ou indireto com os familiares do engenheiro fronteirense Francisco Pinheiro Neto, falecido no último dia 13 de abril.
O engenheiro, que tratava de um câncer há alguns anos e teve seu quadro clinico agravado ao contrair o coronavírus, foi sepultado no município de Fronteiras.
O sepultamento ocorreu sem que a informação oficial da causa mortis fosse divulgada. Ainda assim foi devidamente acompanhado pela equipe de Vigilância em Saúde do município que restringiu o número de pessoas presentes, conforme orientam os protocolos sanitários do Ministério da Saúde.
Com a confirmação da morte por coronavirus na manhã da terca-feira (14), dia seguinte ao sepultamento, a Secretaria Municipal de Saúde tratou de imediato em realizar os exames em todos os familiares provenientes de Fortaleza, principal epicentro da doença no Nordeste. Os testes realizados em sete pessoas apontaram quatro casos positivos naquela ocasião.
Diante do ocorrido a Secretaria Municipal de Saúde recomendou e acompanhou o isolamento domiciliar de 35 pessoas. Todas realizaram o teste que apontou resultado NEGATIVO para o coronavírus.

Decreto Estadual torna obrigatório uso de máscaras em vias públicas e locais com concentração de pessoas no Piauí

Uso de máscaras passa a ser obrigatório no Piauí

O Governo do Estado do Piauí publicou na última quarta-feira (22) de abril o decreto Nº 18.947 que, dentre outras providências, dispõe sobre o uso obrigatório de máscara de proteção facial, como medida de adicional de enfrentamento da COVID-19.
Segundo o texto do decreto, o uso de máscaras será obrigatório em vias públicas e locais em que haja concentração de pessoas.
A sugestão é que os cidadãos usem máscaras artesanais, tendo em vista o desabastecimento do mercado deste tipo de produto a recomendação é que os fabricantes e distribuidores de máscaras para uso profissional garantam prioritariamente o suficiente abastecimento da rede de Assistência e Atenção à Saúde e, subsidiariamente, dos profissionais dos demais serviços essenciais.
A Prefeitura Municipal de Fronteiras já havia antecipado esta medida através do Decreto nº 17/2020, publicado no último dia 16 de abril, que intensificou as medidas para o enfrentamento da infecção pelo novo coronavírus.
Dentre as medidas constantes no Decreto Municipal, destacam-se a proibição da permanência de pessoas com menos de 14 anos e mais de 65 anos em estabelecimentos comerciais, fechamento de oficinas mecânicas no período de 16/04 a 01/05 e a determinação compulsório da realização de exames médicos, testes laboratoriais, coleta de amostras clínicas, vacinação e outras medidas profiláticas e tratamentos médicos específicos em casos suspeitos da infecção respiratória.