sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Fábrica de cimento de Fronteiras quer demitir quase metade de seus funcionários até o final do mês

Fábrica de Cimento Itapissuma S/A
O clima é de tensão na fábrica de cimento Itapissuma S/A na cidade de Fronteiras – PI. Primeiro os trabalhadores decidiram parar as atividades por tempo indeterminado por conta de atraso salarial. Agora a fábrica de cimento quer reduzir seu plantel de operários quase pela metade.
De acordo com informações, a empresa que possui pouco mais de quinhentos funcionários estaria sem pagar salários aos seus colaboradores há pelo menos três meses. Semana passada foi realizada uma reunião do sindicato com a administração da fábrica na tentativa de um acordo para o pagamento dos proventos e o retorno às atividades, no entanto, não houve acordo entre as partes.
Para agravar a situação a empresa deu inicio nesta semana uma redução em seu quadro de funcionários. Segundo informações do vereador Izalberto Luz (PT) durante Sessão Ordinária na manhã desta sexta-feira, 17 de fevereiro, a empresa já demitiu cerca de 140 funcionários só esta semana, e até o final do mês, a meta é desligar pelo menos 200 colaboradores.
“Quando a empresa se instalou em nosso município como critério junto aos governos estadual e municipal era empregar pelo menos 500 funcionários, o que era de grande serventia para toda nossa região, agora ela de uma só vez reduz o quadro apenas para 300”, disse preocupado o vereador.

Fonte: Portal é Notícia (Jeremias Carvalho)

Em circunstâncias não esclarecidas jovem é alvejado com disparo de arma de fogo em Fronteiras

O estudante Jair Júnior foi alvejado acidentalmente com um disparo de arma de fogo na madrugada desta sexta-feira (17) na cidade de Fronteiras.
Segundo informações de um amigo da vítima, Jair Júnior conversava com vigilantes doe uma empresa que presta serviços particulares de segurança noturna na cidade Fronteiras quando sofreu o disparo que o atingiu na região abdominal.
O amigo da vítima, que não quis ser identificado, falou que o tiro teria sido acidental mas não soube precisar a quem pertencia a arma e quem a manuseava no momento do disparo.
Jair Júnior foi socorrido pelos vigilantes e encaminhado para o Hospital Norberto Ângelo Pereira e transferido para o Hospital Regional Justino Luz na cidade de Picos. 
(Aguarde mais informações)

Deputado Estadual Georgiano Neto cobra recuperação do açude Barreiras ao DNOCS

O maior reservatório de água de Fronteiras-PI precisa passar por limpeza e recuperação da parede.

Deputado Georgiano Neto manifesta preocupação com a situação do Açude Barreiras
Preocupado com a situação do açude Barreiras, em Fronteiras-PI, o deputado estadual Georgiano Neto (PSD) vai levar ao plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) requerimento cobrando a limpeza e a recuperação da parede do reservatório ao Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS).
Com capacidade para acumular até 52,8 milhões de m³ d´água, o maior reservatório de água do município atingiu em dezembro passado o nível mais crítico desde que foi construído em 1956. A situação provocada pela estiagem que já dura cinco anos na região revelou a necessidade de um processo de limpeza e manutenção para evitar prejuízos no futuro.
“O açude além de tração turística serve de abastecimento de água para a população local, sendo considerada uma das maiores riquezas de Fronteiras. A realização da limpeza e recuperação desse açude é medida urgente e necessária”, diz Georgiano Neto.
Após a apreciação dos deputados, o documento pedindo providencias será encaminhado pela Alepi ao coordenador do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas no Piauí, Djalma Policarpo, que terá 30 dias para dar uma resposta.

Fonte: Portal Acesse Piauí

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Câmara de Fronteiras divulga pauta da 1ª sessão do ano e presidente aponta conquistas e avanços em apenas 45 dias de gestão

Gernilson Sobrinho (presidente da Câmara)
Há exatos 45 dias de gestão frente à Câmara de Vereadores de Fronteiras, o vereador Gernilson Ricardo Sobrinho, o professor Gernilson- PTB, como é popularmente conhecido tem se destacado por mostrar transparência e compromisso na condução da Casa Legislativa.
Portal da Transparência
Uma das primeiras ações como presidente, foi a implantação do portal da transparência que foi criado a partir da necessidade em tornar a gestão da Câmara ainda mais transparente. Dizer por exemplo, quanto, quando e onde são gastos os recursos públicos que chegam a casa legislativa.
Informações sobre as ações da presidência e serviços serão disponibilizados no site que utiliza ferramentas leves e acessíveis de qualquer computador com qualquer sistema operacional, visando facilitar o acesso do cidadão aos conteúdos publicados.
O portal já está no ar em fase de teste e terá o lançamento oficial na primeira sessão do ano de 2017, no dia 17/02.
Em sua fala sobre o novo portal, o presidente disse que a publicidade oficial da Câmara e os atos da mesma sempre foram publicados no Diário Oficial do Estado, mas que agora se consolida a partir desse novo projeto de democratização da informação com a ideia do Portal da Transparência da Câmara de Fronteiras.
Para ter acesso aos conteúdos do portal basta acessar este endereço: http://fronteiras.pi.leg.br/ Além de obter informações sobre os gastos, o cidadão vai acompanhar notícias, matérias e fotos das sessões. O leitor acompanha ainda no portal informações sobre todos os vereadores que passaram pela Câmara e ainda pauta das sessões e muito mais.
Pauta da Sessão
A Câmara divulgou oficialmente a pauta da primeira sessão ordinária que acontecerá na próxima sexta-feira, 17, a partir das 9h da manhã no plenário da casa. Como é a primeira sessão do ano nenhuma matéria será votada, os vereadores discursarão sobre temas livres e será lançado o portal da transparência.
Perfil do Presidente
Gernilson  assume o seu primeiro mandato na Câmara Municipal de Fronteiras/PI. Eleito com uma votação de 941 votos, sendo até a presente Legislatura o vereador mais votado na história política do Município. É formado pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI, nos Cursos de: Matemática, Agronomia, Administração. E Graduado e Pós Graduado em Química pela Universidade Federal do Piauí – UFPI, e atua como Professor da Rede Municipal de Ensino.
Ele concorreu as eleições pelo PTB, na coligação do então candidato a prefeito George Lucas, que perdeu as eleições para a prefeita eleita Maria José,  mas com o grande  poder de articulação política que tem, Gernilson conseguiu se eleger presidente da casa para o biênio 2017/2018.
Em entrevista ao Cidades Na Net, Gernilson disse que está preparado e com honradez trabalhará pelo desenvolvimento do município. “Estamos prontos para o desafio de presidir uma a Câmara legislativa de Fronterias, mas temos consciência do nosso dever e amor que sentimos por esta terra. […] Lutaremos e daremos apoio como vereador para que o município se desenvolva e cresça cada vez mais, provocando melhorias significativas em todas as áreas,” Disse o presidente.
“O vereador Gernilson está mostrando competência, a política precisa disso, gente nova, honesta e com vontade de trabalhar pelo povo” são essas palavras que se tem ouvido pela população Fronteirense.

Fonte e Fotos: Iago Sousa/ Portal Cidades na Net

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Fronteirense é assassinado a tiros na cidade de Campos Sales na manhã desta quarta-feira (15)

Outro irmão da vítima havia sido assassinado em um crime de pistolagem no dia 22 de outubro de 2016, na cidade de Fronteiras.
Francisco Erisvaldo da Silva "Boloteira"
Por volta das sete horas da manhã desta quarta-feira (15) o fronteirense Francisco Erisvaldo da Silva (37 anos), popularmente conhecido como "Boloteira" foi assassinado à tiros na Rua 15 de Novembro, Bairro Poço, no município de Campos Sales-CE.
A vítima pilotava uma moto modelo Yamaha Crypton de cor vermelha, sem placa, quando foi perseguido e alvejado por dois homens que trafegavam em outra motocicleta. Foram efetuados vários disparos de pistola calibre 180. Segundo informações veiculadas no site Miséria, a vítima tinha envolvimento com tráfico de drogas e teve um irmão assassinado em um crime de pistolagem ocorrido na cidade de Fronteiras no dia 22 de outubro de 2016.
No local do crime, situado nas proximidades da Rodoviária da cidade de Campos Sales-CE, os sargentos Erisvalto, Soares e Ricardo e o cabo Cezário encontraram seis cápsulas deflagradas. A polícia realizou diligências mais ninguém foi preso até o momento.




Fonte: Site Miséria/ Fotos: whatsApp

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Izalberto Luz deixa Secretaria de Agricultura e reassumirá vaga no Legislativo de Fronteiras


Alegando problemas em relação aos honorários, Izalberto Luz (PT) renunciou ao cargo de secretário Municipal de Agricultara e reassumirá nesta terça-feira (14) mandato de vereador que estava sendo ocupado pelo primeiro suplente da coligação professor Herivelto Ribeiro Bezerra (PMDB).
O anúncio foi feito inicialmente nas redes sociais pelo professor Herivelto Bezerra, através de nota veiculada na rede social whatsApp. Segue o texto:
Queridos Fronteirenses!
"Sempre fui muito consciente com o resultado da eleição. O cargo pertence a quem ganha, pode ser por  um voto. Quem ganhou, ganhou...quem perdeu, perdeu. Quando o vereador Izalberto se afastou para assumir a Secretaria  de Agricultura e eu assumi provisoriamente no seu lugar, algo dentro de mim dizia que essa permuta não ia longe. Tanto é que nunca nem comprei o terno, usava emprestado de um amigo. Tinha muitos projetos, entre  eles: a regularização do transporte dos acadêmicos para Campos Sales, uma pequena ajuda financeira  para os acadêmicos carentes que estudam em Picos, Teresina e outras localidades. A revitalização do interior do mercado público, como também a elevação da Rua Feira com uma grande cobertura. Aos finais de semana seria feira,  durante a semana poderia ser espaço cultural ou local para vendedores de roupa para quem vem de fora ou feira de artesanato. Outro projeto era para que os aposentados recebessem os medicamentos de uso contínuo de acordo com o que o médico  prescrevesse. A sinalização, ou seja, faixa de travessia de pedestres em frente às escolas e lugares de grande movimento. Calçamento em vários lugares, entre eles na lateral direita do hospital, projeto esse que a prefeita abraçou de imediato. Melhoria das escolas rurais, fato que já esta ocorrendo na gestão de secretaria de Educação Verônica Pereira Ribeiro. Acompanhamento das ações desenvolvidas no Hospital Norberto Ângelo Pereira. Iluminação e câmeras 24 nos pontos mais vulneráveis,  incentivo ao trabalho do produtor rural. Limpeza do rio que atravessa a cidade para acabar com os criadouros de muriçoca.  Replantio de árvores nativas nas margens do rio. Ampliação do Cemitério Público. Iluminação de alto porte na Av. Manoel Valério. Limpeza no interior do açude  barreiras. Construção do Clube do Professor. Abertura de poços artesianos nos bairros, caso açude não pegue água.  Enfim, tantos sonhos, tantos projetos que ficaram só  na vontade  por cinco votos.
É vida que segue. Cabe ao dono do mandato mostrar serviço, pois o salário de vereador e mais que o dobro do que o de secretário e o poder infinitamente maior. Continuo a disposição do povo, trabalhando por uma Fronteiras cada vez melhor. Sou formado em Agropecuária pela Universidade Federal do Piauí e estarei assumindo a Secretaria de Agricultura amanhã,  a convite da prefeita municipal Maria José Aires de Sousa, cada vez mais comprometida com uma gestao transformadora e focada no bem estar dos fronteirenses." (Prof. Herivelto Ribeiro Bezerra)

Troca de Farpas
Em um outro grupo da rede social whatsApp o vereador Izalberto Luz afirmou que a decisão foi tomada em virtude de problemas no pagamento dos seus honorários e em entendimento com a prefeita chegou a conclusão que era melhor reassumir o cargo de vereador. Izalberto reafirmou o desejo de continuar trabalhando muito para ajudar a atual administração e comentou a postagem do professor Herivelto destacando que foi vereador de 01 a 03 de janeiro e que nesses dias protocolou mais de 20 requerimentos enquanto o vereador Herivelto em 40 dias não conseguiu fazer nenhum.

Jovem de Pio IX é a segunda vitima em acidente ocorrido na madrugada desta segunda-feira (11) em Teresina

A jovem Thayna Carvalho, natural do município de Pio IX, foi identificada no final da manhã desta segunda-feira (13) como sendo a segunda vítima fatal do acidente ocorrido durante a madrugada na BR-343, trecho entre Altos e Teresina.
O acidente vitimou também o advogado Rommel Eugênio Carvalho Arêa Leão, condutor do veículo modelo S-10 que, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, saiu da pista na altura do quilômetro 336,5 da rodovia chocando-se violentamente contra uma árvore.
A notícia do acidente circulou desde as primeiras horas do dia, porém a morte de Tainá Carvalho só foi confirmada após a identificação realizada por um membro da família que compareceu ao IML.
Thayna era estudante do Centro Universitário Uninovafapi. O clima no município de Pio IX é de intensa comoção.


(Aguarde mais informações)

Funcionários da Fábrica de Cimento Itapissuma S/A deflagram greve em Fronteiras

Fábrica de Cimento Itapissuma S/A
O clima é de tensão na Fábrica de Cimento Itapissuma S/A, localizada na Fazenda Monte Alvão, zona rural do município de Fronteiras. Os colaboradores decidiram parar as atividades por tempo indeterminado devido os constantes atrasos salariais que a empresa vem apresentando. Funcionários relatam que os atrasos já perduram por cinco quinzena e que não passam por maiores dificuldades porque contam com a ajuda de familiares.
"A gente não passa fome porque os familiares nos ajudam. Isso aqui está um abandono. Chama a televisão para mostrar isso!". Destacou um colaborador da Fábrica de Cimento que não quis ser identificado.
Na manhã desta segunda-feira (13) se reuniram junto  a administração da Indústria, sindicato e líderes da paralisação na tentativa de firmarem um acordo para o pagamento dos proventos devidos e o retorno das atividades na unidade fabril, mas não se chegou a um acordo, pois os servidores só aceitam retomar as atividades após a quitação dos débitos por parte da empresa.
A empresa foi procurada pela equipe do site Região em Notícia através dos telefones comerciais mas não houve nenhum retorno.

Fonte: Portal Região em Notícia

domingo, 12 de fevereiro de 2017

Políciais da Força Tática de Fronteiras prendem foragido da Justiça do Rio de Janeiro

Júlio Antonio da Costa
Um homem identificado como Júlio Antonio da Costa foi abordado e preso em uma barreira policial realizada durante o final de semana por militares da 4ª CIA de Polícia de Fronteiras. O indivíduo trafegava em um veículo modelo D-20 de cor azul e placa de Fortaleza-CE e durante a abordagem apresentou-se bastante nervoso.
Ao consultarem o Sistema INFOSEG constatou-se que Júlio Antonio da Costa reponde por crimes de tráfico de drogas e contrabando internacional. Em depoimento aos policiais, Júlio informou que estava seguindo para a  cidade de Fortaleza-CE onde possui residência.
Júlio foi detido e encaminhada para a Delegacia Regional de Fronteiras para os procedimentos legais e, em seguida, transferido para a Penitenciária de Picos onde aguardará o recambiamento para o Estado do Rio de Janeiro.

Fonte: Portal Cidades na Net

Família fronteirense sofre acidente na BR 020 na altura do município de Parambu-CE

O gerente da agência dos Correios do município de Fronteiras, Gilson David Almeida da Silva (55 anos), viajava com a família com destino à Fortaleza na tarde do último sábado (11), quando sofreu um acidente na BR 020, na altura da localidade João Costa dos Feitosas, no município de Parambú-CE.
Gilson conduzia um veículo modelos pick-up Hilux e estava acompanhado da esposa, a empresária Maria do Carmo Andrade Alencar, popularmente conhecida como "Kal" (57 anos), Sulamita Andrade Ribeiro, popularmente conhecida como "Tia Bia" (68 anos) e da filha Maria Vitória (18 anos).
A empresária "Kal" ficou em estado mais grave, pois apresentou fratura exposta em um dos membros inferiores e foi transferida para um hospital de Fortaleza onde passará por cirurgias corretivas. A senhora Sulamita foi arremessada do veículo e fraturou os braços e o corpo ilíaco (bacia). A jovem Maria Vitória fraturou a clavícula e ambas foram hospitalizadas em um hospital da região do Cariri onde aguardam a realização de procedimentos cirúrgicos. Gilson sofreu apenas escoriações leves.



Informações: Região em Notícia