quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Fronteiras realizou seminário sobre proteção dos direitos da criança e do adolescente


A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SMASC) realizou na última quarta-feira (17) o I Seminário para profissionais sobre a proteção dos direitos da criança e do adolescente no município de Fronteiras, tendo como objetivo debater sobre leis conquistadas, a realidade local e  a postura profissional diante da proteção dos direitos da criança e do adolescente, bem como fortalecer a rede de serviços.
O evento idealizado pelo Núcleo de Prevenção de Acidentes e Violência composto pelas secretarias municipais de Assistência Social, Educação e Saúde, com o apoio da Prefeitura Municipal e o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), contou com a presença de representantes da Educação Pública e Privada, Saúde, Assistência Social, Conselho Tutelar, CMDCA, Polícia Militar, Promotoria de Justiça e comunidade em geral.
Fizeram uso da palavra a secretária de Assistência Social Zildênia Ribeiro, do representante do Ministério Público Dr. Edgar dos Santos Bandeira, comandante da 4ª CIA de Polícia Militar Ten. Gilson Xavier e a articuladora do Selo UNICEF Edição 2013/2016 Inácia Ribeiro. Em todos os pronunciamentos foi enfatizada a importância da realização de eventos desta natureza.
A assistente Social Nayara Leite apresentou o Projeto Trânsito Seguro que foi elaborado pela Secretaria de Municipal Assistência Social e Cidadania e aprovado Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O Projeto teve uma boa aceitação tendo em vista o grande número de ocorrências de trânsito envolvendo menores no município. O Promotor de Justiça Dr. Edgar Bandeira e o Tem. Gilson Medeiros fizeram considerações com intuito de aprimorar o Projeto que será ser executado durante o mês de abril e terá como públicos-alvo adolescentes e suas respectivas famílias.
Em seguida o psicólogo Moisés Nascimento, proferiu uma palestra intitulada: A postura do profissional na rede de proteção diante da violência contra crianças e adolescentes. O palestrante apresentou experiências e sugestões oportunizando uma discussão democrática e proporcionando interação e sensibilização dos profissionais na articulação da rede e no fortalecimento das bases de prevenção aos casos de negligência, omissão e violação dos direitos da criança e do adolescente.
A secretária de Assistência Social e Cidadania ressaltou a importância do debate para que se possa conhecer a realidade de muitas famílias e impedir que as situações aconteçam. “O papel de prevenção não é apenas dos pais, mas de todos os órgãos envolvidos com a criança e o adolescente. Professores, assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos e toda a rede de proteção tem um papel crucial na prevenção de situações.”, destacou Zildênia.
Rosângela Ribeiro, secretária municipal de Educação, ressaltou que as escolas municipais estão com as portas abertas para receber toda criança e adolescente, bem como atender de acordo com suas necessidades.

Fonte e Fotos: Nayara Leite e Inácia Ribeiro