sexta-feira, 4 de março de 2016

Adolescente de Fronteiras conduzirá tocha olímpica durante a passagem por cidades do Piauí

O adolescente Luís Angel do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes de Fronteiras (NUCA) foi escolhido para conduzir a tocha olímpica durante a sua passagem pelo Estado do Piauí.
A tocha olímpica vai passar por sete municípios do Estado. Além da capital, Teresina, o roteiro incluirá, ainda, os municípios de Altos, Campo Maior, Parnaíba, Piracuruca e Piripiri e São Raimundo Nonato.
A passagem da tocha olímpica pelos municípios piauienses é vista como uma oportunidade para expor qualidades e peculiaridades regionais. "É um momento de dizer que nós existimos, para afirmar nosso jeito de ser, nossa cultura, nossa cara e nosso orgulho de ser piauiense".

quinta-feira, 3 de março de 2016

Fronteiras será contemplada com capacitação e recursos para o Saneamento Básico

Conforme portaria divulgada no Diário Oficial da União na ultima segunda-feira (29/02) o município de Fronteiras está entre os 100 municípios piauienses contemplados com a capacitação na elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico que será oferecida pela Fundação nacional da Saúde (FUNASA) em parceria com o Governo do Estado.
O presidente nacional da Funasa, Henrique Pires, destaca que muitas cidades estão com dificuldade na elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico por falta de técnicos capacitados. Isso pode acarretar em problemas e a perda de recursos do Governo Federal, que exige o planejamento para os investimentos na área. “Para que as cidades não percam recursos importantes, estamos dando esse apoio técnico para garantir um planejamento mais eficiente nas ações da área da saúde. É uma das metas de desenvolvimento do país propostas pela presidenta Dilma Rousseff e do ministro da Saúde, Marcelo Castro. A população é quem sai ganhando”, frisa.
Dentre os critérios para a seleção dos municípios, foram priorizados os com população total (urbana e rural) de até 50.000 habitantes (Censo/2010) que foram contemplados com recursos da Funasa em obras ou projetos de saneamento; que possuam menores IDH-M, cujos dados estejam no PNUD de 2010; maiores percentuais em extrema pobreza; municípios em situação de risco de desastres naturais como seca; que possuam menores índices de cobertura de abastecimento de água; com maior porcentagem de população urbana; e aqueles com comunidades rurais, assentamentos, quilombos e outras comunidades ribeirinhas, extrativistas, entre outras.
O município deverá designar no mínimo cinco profissionais do quadro municipal para serem capacitados para compor o comitê de coordenação e cinco profissionais para compor o comitê executivo. Eles serão os responsáveis pela elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico.

ADAPI realizará reunião técnica sobre comércio e uso seguro dos agrotóxicos em Fronteiras

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (ADAPI) realizará no próximo sábado (05) às 8h00, uma reunião técnica com autoridades, comerciantes e agricultores sobre a comercialização e o uso seguro dos agrotóxicos nas atividades agrícolas, objetivando a adoção de medidas preventivas quanto a redução de risco à saúde da população e danos aos meio ambiente.
O evento será realizado no Auditório Municipal Dona Quinô (Anexo a Secretaria Municipal de Saúde)

Fronteiras assina a adesão a Redesim


Na última terça-feira (01) os técnicos da Junta Comercial do Estado do Piauí (JUCEPI) Rafael Oliveira e Antonio José, estiveram reunidos com o prefeito Eudes Agripino Ribeiro para tratar sobre a adesão do município de Fronteiras ao Projeto Piauí Digital, que objetiva viabilizar a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), criada pela Lei Federal nº. 11.598 de 2007.
O termo de adesão assinado pelo prefeito tem como objetivo permitir a simplificação do processo de abertura, alteração e baixa de empresas entre os órgãos envolvidos. Esta dar-se-á pelo sistema integrador estadual (Piauí Digital), que é a plataforma informatizada de entrada única de dados e documentos pela internet. Com isso, o empreendedor deixará de percorrer diversos órgãos nos âmbitos federal, estadual e municipal para obter o registro e o licenciamento da empresa.
O município receberá sem custos o acesso ao sistema, suporte e treinamento dos servidores que operacionalizarão o módulo que compete à prefeitura.

Corpo de fronteirense assassinado em Minas Gerais é sepultado em Fronteiras

Antonio Deoclécio
O corpo do jovem fronteirense Antonio Deoclécio da Silva, assassinado na noite do último domingo (28) na cidade de Patrocínio-MG em decorrência de uma briga de trânsito, chegou a cidade de Fronteiras no início da manhã desta quinta-feira (03) e foi sepultado após um rápido velório ocorrido na residência de seus pais.
Os custos da preparação e traslado do corpo de Deoclécio para o município de Fronteiras, um total de 10.000,00 R$ (dez mil reais) foi bancado pela Prefeitura Municipal de Fronteiras e por uma campanha solidária encabeçada pela jovem empresária Bárbara Alencar que conseguiu, em um curto período, arrecadar a quantia de 1.700,00 R$ (mil e setecentos reais).

Filho da prefeita de Pio IX fica ferido ao capotar veículo na PI 142

O jovem Daniel Andrade, filho da prefeita do município de Pio IX Regina Coeli, ficou ferido ao capotar seu veículo modelo Golf na PI-142,  que liga os municípios de Fronteiras e Pio IX na última terça-feira (01).
Daniel Andrade foi socorrido ao Hospital Norberto Ângelo Pereira e transferido para um hospital particular da capital com algumas escoriações, suspeita de rompimento de baço e fratura de maxilar.
O acidente aconteceu na localidade Mamãos, próximo ao acesso da Fábrica de Cimento Itapissuma S/A.

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Após briga de trânsito, fronteirense é morto a facadas no Estado de Minas Gerais

Veículo envolvido em acidente
Jovem morava na cidade de Nova Ponte (MG) e trabalhava em uma fazenda agrícola na cidade de Patrocínio.

O fronteirense Antônio Deoclécio da Silva, de 30 anos, foi morto na noite deste domingo (28/02), na cidade de Patrocínio (MG), após envolver-se em um acidente de trânsito. Uma briga, enquanto os motoristas tentavam acordar sobre quem pagaria os danos do acidente, acabou com o piauiense ferido com pelo menos oito perfurações.
Tudo começou por volta de 20h, quando próximo ao terminal rodoviário de Patrocínio, o Fiat Uno de Antônio Deoclécio e o Gol, que era conduzido por Adailton Carlos de Souza, colidiram. Sem acionar a polícia, os dois motoristas seguiram para uma fazenda, onde tentaram acordar sobre o ressarcimento dos danos.
Uma discussão acabou em briga, onde o piauiense teria agredido Adailton, que reagiu, ferindo Deoclécio com uma faca de cozinha. O piauiense chegou a ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado para o Hospital em estado grave. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu pouco antes da meia noite.
Dois suspeitos foram presos horas depois. Adailton, que havia fugido no Fiat Uno da vítima, chegou a abandonar o veículo próximo a um cafezal, local onde a faca usada para ferir o piauiense foi dispensada. A polícia contou com o apoio da esposa do agressor para conseguir que ele se entregasse. Ele alegou ter agido em legitima defesa.
Também foi preso Rafael Alves da Silva, 27 anos, que teria dado apoio a Adailton. Ele estava no Gol – o mesmo do acidente envolvendo o amigo – e foi localizado após ser montada uma barreira policial.

Adailton Carlos e Rafael Alves
Antônio Deoclécio da Silva é filho do casal de agricultores Seu Joli e dona Teresinha, residentes no bairro Belém, na cidade de Fronteiras. Ainda não há informações se o corpo será trasladado para Fronteiras ou se será sepultado no Estado de Minas Gerais.

Fonte e Fotos: Patrocínio Online