sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Audiência Pública cria Comissão Gestora do Sistema Adutor Piaus

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMAR, realizou na manhã da última quinta-feira, 26/09, no pátio da U. E. Joviano Maximino de Alencar, na cidade de São Julião-PI, Audiência Pública para a escolha dos membros da Comissão Gestora do Sistema Adutor Piaus I e II, compreendendo os municípios de São Julião, Vila Nova do Piauí, Campo Grande do Piauí, Fronteiras, Pio IX, Alagoinha do Piauí, Monsenhor Hipólito, Francisco Santos e Santo Antonio de Lisboa. 
Presidida pelo secretário, Prof. Dalton Macambira, o evento foi marcado pela eleição dos membros do Comitê Gestor, distribuídos por três seguimentos: Poder Publico, Sociedade Civil e Usuários de água, cabendo a cada um a indicação de um membro titular e de um suplente, por cada município representado; e por discursos de representantes dos municípios de Pio IX, Fronteiras e Monsenhor Hipólito.
com a presença de prefeitos, vereadores, do superintendente do DNOCS, Zé Carvalho, representantes da Polícia Civil, da sociedade civil organizada e usuários de água dos nove municípios a serem atendidos, o secretário e condutor do evento, Dalton Macambira, anunciou os membros efetivados para compor o Comitê Gestor. Uma nova audiência será marcada para, desta feita, aprovar o Regimento Interno e deliberar sobre outros assuntos relacionados ao Sistema Adutor de Piaus I e II.


Fonte: TV Canal 13 (Professor Francisco de Assis Sousa)/ Fotos: Jakson Sousa (Blog Fronteiras Online)

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Prefeito Eudes Ribeiro vai à Teresina receber caminhão pipa do MDA

O Município de Fronteiras recebeu durante a tarde desta quarta-feira (25/09), um caminhão pipa doado pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário – MDA. O maquinário foi doado aos municípios pelo Governo Federal através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). A entrega aconteceu na cede do MDA que fica localizado em Teresina.

" Esse caminhão pipa vai ajudar a amenizar o problema da falta de água na zona rural do município, assim como também na construção das estrada vicinais que liga Fronteiras a outras localidades. Além de tudo isso, o caminhão também vai ajudar em situações de emergência, já que ele possui um equipamento que pode ser usado nesses casos". relatou  o  prefeito  Eudes Ribeiro.

Fonte e fotos: (Portal 180graus)

Corpo de homem executado à tiros é sepultado em Fronteiras

O corpo  de Manoel José Gomes da Silva executado na noite desta terça-feira (25) foi sepultado na tarde da última quarta-feira na cidade de Fronteiras. O crime segue sem esclarecimento.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

SEMAR realizará solenidade de posse da Comissão Gestora da Barragem de Piaus

A Adutora de Piaus tem uma extensão de 111 quilômetros e vai garantir água tratada e de qualidade nas torneiras para os municípios de São Julião, Fronteiras, Pio IX, Vila Nova do Piauí e Campo Grande do Piauí.


A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hidricos -SEMAR realizará nesta quinta-feira, dia 26, na cidade de São Julião, a solenidade de posse da Comissão Gestora da Barragem de Piaus. A solenidade está marcada para as 8 horas, na Unidade escolar Aprígio Pereira Bezerra, Av. Joviniano de Alencar, 610. O secretário Dalton Macambira presidirá a cerimônia de posse que contará com as presenças de autoridades e a sociedade civil.  
A Adutora de Piaus tem uma extensão de 111 quilômetros e vai garantir água tratada e de qualidade nas torneiras para os municípios de São Julião, Fronteiras, Pio IX, Vila Nova do Piauí e Campo Grande do Piauí. No total, são oito estações elevatórias de bombeamento, a montante dos principais trechos. Uma equipe técnica da SEMAR está acompanhando as últimas etapas da obra que desde o início já contratou mais de 200 trabalhadores.
A obra será entregue ainda este semestre e cabe à Agespisa a operacionalização.

Corpo de homem executado em Fronteiras é encaminhado ao IML de Teresina

O corpo de Manoel José Gomes da Silva executado na noite desta terça-feira (26) em Fronteiras foi encaminhado para autópsia no IML de Teresina, por determinação do delegado civil Dr. Bruno Meyer.
Apesar do corpo ter sido velado durante toda a noite na residência dos pais da vítima, somente nas primeiras horas desta quarta-feira (25) o corpo foi encaminhado para a autópsia.
Como não há previsão para o traslado do corpo de volta para Fronteiras, o enterro que estava previsto para acontecer na tarde de hoje segue sem previsão.

Polícia começa oitiva das testemunhas do assassinato em Fronteiras


O Delegado Civil Bruno Meyer começou a ouvir ainda na noite desta terça-feira (24) as testemunhas do crime de pistolagem que vitimou o encanador industrial Manoel José Gomes da Silva, assassinado à tiros em frente a sua residência.
No momento da execução a vítima estava sentada na calçada de sua residência na companhia de seu pai e de um vizinho. Testemunhas relataram que antes de atirar, o pistoleiro ordenou que todos colocassem as mãos na cabeça e olhassem para baixo.
A Polícia Militar está realizando diligências e deverá averiguar imagens do circuito de segurança do município em busca de pistas que levem ao assassino.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Pistolagem: Homem é assassinado à tiros em Fronteiras

O encanador industrial Manoel José Gomes da Silva (48 anos) foi assassinado à tiros de pistola por volta das 19:00hs desta terça-feira (24), na Rua Ângelo de Sousa Pereira, no centro da cidade de Fronteiras.
Segundo informações, o indivíduo que estava em uma moto aproximou-se e atirou contra Manoel José por seguidas vezes, evadindo-se do local com um capacete azul. A informação inicial é que a vítima tenha sido atingida por 06 tiros, sendo a maioria na região do tórax.
Muitas pessoas que estavam nas calçadas presenciaram o assassinato.(Aguarde mais informações)

Fronteirense morre vítima de infarto em São Paulo

O fronteirense Desidério Pereira Lô (72 anos) faleceu nesta terça-feira (24) na cidade de Carapicuíba, vítima de um infarto fulminante.
O corpo será sepultado no Estado de São Paulo, porque os filhos de Desidério moram fora do País e deverão chegar ao Brasil somente nos próximos dias.
Desidério era filho do casal de idosos popularmente conhecido como dona Santana e seu Lisboa

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Colaborador da Itapissuma S/A se manifesta em relação ao acidente ocorrido na entrada da Vila Nassau

Um colaborador da empresa Itapissuma S/A se manifestou nesta segunda-feira em relação ao acidente ocorrido no último sábado (21) e que vitimou o jovem João Paulo da Costa.
Segundo o colaborador, a informação repassado ao Blog pela vítima apresenta inverdades no tocante ao fato de ter comunicado que no momento do acidente não havia um vigilante na guarita e que o mesmo não tenha operado a cancela eletrônica de forma correta.
O colaborador afirmou que testemunhas presenciaram o acidente e que o jovem desenvolvia alta velocidade. Afirmou que o vigilante estava em seu posto de trabalho e que no momento do acidente comunicou ao seu superior.
Sobre o fato do vigilante não ter socorrido o jovem acidentado, o colaborador afirmou que o mesmo ficou amedrontado, pelo fato do acidentado ter se levantado e alteradamente chutado a cancela eletrônica por diversas vezes, aparentemente alcoolizado.
O colaborador ressaltou que a Vila Nassau é um condomínio privado e que a entrada de pessoas, sobretudo no período noturno, é controlada por meio da cancela eletrônica.

domingo, 22 de setembro de 2013

Carro sai da pista e fica 'pendurado' em barranco na PI-142 que liga Fronteiras a Caldeirão Grande

Estrada recém inaugurada liga os municípios de Fronteiras e Caldeirão Grande e foi palco de acidentes e tragédias.


Durante o IV Expocaboclos que acontece no Caldeirão Grande do Piauí, por pouco não aconteceu uma tragédia.
Na noite deste sábado (21/09), por volta das 20h,  um Fiat Pálio prata saiu da pista da PI-142 e quase virou no declive que existe ao lado da rodovia, ficando literalmente, pendurado à beira da estrada.
Visivelmente embriagado, o motorista não sabia nem dizer o nome, quando foi flagrado pelo site 180graus. Testemunhas afirmam que ele, antes de sair da cidade de Caldeirão Grande do Piauí, disse ser de Fronteiras e que estava procurando um lugar para beber cerveja. A polícia foi acionada para levar o motorista e depois retirar o carro do local.

Carro ficou pendurado no barranco
Informações e Fotos: Alex Gomes (180graus)

Sistema de monitoramente reduziu índice de ocorrências em Fronteiras

O sistema de monitoramento por câmeras recentemente instalado em algumas vias públicas da cidade de Fronteiras vem reduzindo consideravelmente o número de ocorrências registradas na 4ª CIA de Polícia de Fronteiras.
O Tenente Antonio Gilson Medeiros Xavier, comandante da  4ª Companhia de Polícia, já comemora a redução do índice de ocorrências. Ele acredita que Fronteiras servirá de exemplo para outras cidades que possuem índice alto de violência, em razão das câmaras de monitoramentos instaladas, cujo projeto é da iniciativa do prefeito Eudes Ribeiro.
Para que se possa ter idéia dos investimentos, a Prefeitura de Fronteiras gastou quase R$ 80 mil reais com a implantação do sistema que suporta 64 câmaras de monitoramento. Por enquanto só há 18 câmaras funcionando, com previsão para mais oito. Com 26 câmaras instaladas amplia-se a capacidade de monitoramento, por conseguinte, os registros de tudo que acontece em Fronteiras, sobretudo à noite. 


Informações e Fotos: Adauto Ferreira (Portal Novos Tempos)

Jovem fica ferido ao chocar-se contra cancela eletrônica na entrada da Vila Nassau

O jovem João Paulo Costa ficou ferido após colidir violentamente a sua moto contra uma cancela eletrônica instalada na entrada do Condomínio Vila Nassau, de propriedade do Grupo João Santos.
No acidente ocorrido por volta das 23:00h o jovem fraturou o pé e quebrou um dente. Ao blog Fronteiras Online João Paulo afirmou que estava sóbrio e que não havia nenhum vigia operando a cancela no momento do acidente. João Paulo frisou que solicitou a um funcionário do Grupo João Santos que acionasse a polícia porém o mesmo se negou a fazê-lo.
João Paulo é funcionário da 20ª CIRETRAN de Fronteiras e está hospitalizado no Hospital Norberto Ângelo Pereira, em Fronteiras.

Caldeirão Grande do Piauí realiza a IV Feira de Caprinos e Ovinos

Eventou reuniu produtores e autoridades de toda a região e impressiona pela qualidade.

Neste sábado (21/09) teve início a IV Feira de Caprinos e Ovinos do município de Caldeirão Grande do Piauí, 412 Km a sudeste de Teresina. O evento acontece na localidade Caboclos, distante 6 Km da sede, na PI-142, sentido Fronteiras.
A exposição é coordenada pelo prefeito do município de Caldeirão Grande, João Vianney de Sousa Alencar, e recebe o nome de "Expocaboclos". Durante o discurso de abertura, o prefeito comentou que "embora as condições climáticas não ajudem, a feira da cidade é uma das mais movimentadas do Piauí, em razão até, do apoio recebido de instituições como  a prefeitura municipal de Caldeirão Grande do Piauí, Governo do Estado, SEBRAE, Câmara Municipal e da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do município.
A feira contou com a presença de autoridades como o deputado federal Marcelo Castro (PMDB), secretário de Agricultura, Rubens Martins, prefeito Eudes Agripino Ribeiro e a primeira-dama Zildênia Ribeiro.
Muitos criadores do município e da região participam da IV Expocaboclos para exibir os animais, além de orientar sobre a criação deles, o que interessou alunos da Uespi de Picos, que também visitam a feira, a fim de ter aulas práticas de Agronomia. O SEBRAE ainda disponibiliza  o Laboratório Móvel para os animais .


Fonte e Fotos: Alex Gomes (180graus)