sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Zildênia Ribeiro recebe comenda pelo trabalho desenvolvido à frente do Serviço Social do município

A primeira-dama e secretária de Assistência Social do município de Fronteiras, Zildênia Maria Ribeiro, esposa do prefeito Eudes Ribeiro, participou do Congresso Nacional de Gestores Municipais,realizada na Costa do Sauípe Resort, Salvador-BA, onde recebeu a Comenda “Os Melhores Gestores do Norte e Nordeste do Brasil 2015” destinada aos grandes administradores públicos municipais, que valorizam o trabalho pela população, a aquisição de novos conhecimentos, qualificam suas equipes, “gerenciam, administram e planejam”.

Para a primeira-dama a premiação é uma honra que atesta o seu esforço pessoal e da equipe com quem trabalha, além do apoio do prefeito Eudes Ribeiro, seu marido. “Estamos todos muito felizes com essa homenagem e continuaremos a nos esforçar cada vez mais pelo município de Fronteiras”, comentou.

Prefeitura Municipal realizará audiência pública para demonstração e avaliação das metas fiscais

Sede da Prefeitura Municipal de Fronteiras
A Prefeitura Municipal de Fronteiras convida toda a coletividade fronteirense para participarem de uma Audiência Pública que será realizada na sede da Secretaria Municipal de Educação, às 09 horas, no dia 24 de agosto, com o objetivo de cumprir metas fiscais do primeiro semestre do exercício financeiro de 2015, conforme Artigo 9º, Inciso 4º, da Lei de Responsabilidade Fiscal.

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Sem velório, corpos de vítimas de chacina foram enterrados na madrugada desta quinta-feira na localidade Boa Vista

Corpos chegaram à localidade
Boa Vista durante a madrugada
Os corpos das seis vítimas da chacina ocorrida na cidade de Alegrete do Piauí começaram a chegar na localidade Boa Vista no início da madrugada desta quinta- feira (20) e devido encontrarem-se bastante edemaciados e inchados, os familiares optaram por não realizar  o velório e procederam os sepultamentos antes do amanhecer.
Os dois primeiros corpos que chegaram foram o de Sildo Carvalho e Maria do Socorro, a ‘Galega’. Este primeiro era um filho adotivo da família. Já a jovem é citada como principal elemento da chacina, que recebeu oito tiros. Os corpos chegaram por volta de 1h e foram enterrados em seguida.
Por volta de 3h chegaram os corpos de Cícero, Francisca, o casal de idosos, e Silvia Carvalho, filha do casal. Os idosos foram enterrados lado a lado. Silvia foi enterrada do lado da filha ‘Galega’.
Às 5h chegou o corpo de Bartolomeu, que não foi enterrado naquele cemitério. “Quando ele era vivo, me disse que se um dia morresse, queria se enterrado no mesmo cemitério onde a mulher dele, que morreu, foi enterrada. Ele era viúvo, pediu para ficar lá”, afirmou seu pai Chico Domingos ao repórter Jhone Sousa, do site 180graus.

Cemitério onde foram sepultadas 05 das 06 vítimas da chacina
Informações e fotos: Portal 180graus

Cinco suspeitos da chacina em Alegrete do Piauí estão presos preventivamente na sede da 4ª CIA de Fronteiras

Na noite desta quarta-feira (19/08) a justiça atendeu o pedido da polícia e decretou a prisão preventiva dos cinco suspeitos presos por participação na chacina em Alegrete do Piauí. O crime aconteceu na zona Rural onde seis pessoas foram assassinadas com disparos de arma de fogo dentro de uma residência. Duas das vítimas na chacina estavam sendo investigadas por suspeitas de participação em dois homicídios ocorridos da região, um deles no ano de 2012 e outro já neste ano.
Cenário da Chacina
“Os suspeitos possuem parentescos com as vítimas. Foram detidos, pois há fortes indícios da participação. Eles não confessaram ainda, mas pelo histórico deles, e pelos depoimentos de testemunhas, já foi solicitada a prisão preventiva [acatada na noite de ontem]. Isso serve para que nós apuremos melhor nos próximos 30 dias e evitemos que eles fujam. Se não conseguirmos provar a participação deles, vão ser colocados em liberdade”, afirmou o secretário de Segurança Fábio Abreu.
O secretário afirmou que o delegado Paulo Nogueira vai assumir o caso e que os conflitos entre os suspeitos e as vítimas são antigos. “Todos que moram naquela região possuem algum tipo de parentesco, e há muitos conflitos. Há desentendimentos familiares, misturando com passionalidade”, explicou.
O delegado Willame Morais, gerente de polícia do interior, afirmou nesta quinta-feira (20), que a  polícia está empenhada para resolver o crime e prestar esclarecimentos de como ocorreu e as motivações da chacina."Nós fomos até o local e aprendemos alguns objetos e dentre eles, uma botina suja de sangue que os acusados não souberam explicar a origem daquele sangue e por isso foi pedido a prisão temporária de cinco pessoas pessoas ligadas ao professor George, assassinado no último de junho, são eles: Francisco José de Carvalho (pai de George), Manoel José de Carvalho (tio), Pedro José de Carvalho (tio), Luiz Ramos de Carvalho (primo) e um amigo da familia José Joaquim de Carvalho, mais conhecido como 'Zé Cota'. Todos estão sendo investigados para que esse caso seja elucidado sem nenhuma dúvida”, disse.


Delegado Willame Morais
Fontes: Portal 180graus/ Portal meio Norte/ Portal Piauí em Foco

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Prefeitura de Alegrete do Piauí decreta luto e cancela Conferência Municipal de Assistência Social em decorrência da chacina

Grande número de policiais se deslocaram para o interior
Os habitantes do município de Alegrete do Piauí estão em pânico e a Prefeitura Municipal decretou luto oficial em decorrência da chacina ocorrida na noite desta terça-feira (18), cancelando inclusive a Conferência Municipal de Assistência Social que aconteceria na próxima quinta-feira (20).
Os corpos deixaram a localidade Boa Vista por volta das 9h da manhã desta quarta-feira (19) e foram encaminhados para uma funerária na cidade de Picos onde passaram pelos procedimentos de autópsia e foram preparados para e sepultamento que deverão acontecer na manhã desta quinta-feira (20) na mesma localidade onde ocorreu a tragédia. 
O crime chocou também a cidade de Fronteiras, pois a aposentada Francisca Luzia de Carvalho era fronteirense e morou por muitos anos na localidade Sítio Curral Queimado.

Jovem vítima de chacina era suspeita de envolvimento em dois homicídios

Maria do Socorro (Galêga)
Pouco mais de 12 horas após a chacina que chocou o Estado do Piauí, as policias ainda não têm pistas dos criminosos que executaram seis pessoas da mesma família no município de Alegrete do Piauí, na Região de Picos, na noite desta última terça-feira (18).
“Eu vi [ouvi] foi muito tiro. Tiro demais, tiro muito. Não ouvi o barulho de nenhum transporte só o tiroteio [...] e não foi pouca gente não porque o tiroteio foi pesado [...] inclusive um compadre meu que mora dois quilômetros distante disse que ouviu os tiros de lá [...] foram quase tudo na cabeça [...] mas ninguém viu nada se veio de carro ou de moto esse motor não zoava”, relatou o parente das vítimas, Luís Eudes, em entrevista a rádio Difusora de Picos.
Embora as policiais ainda não tenham se pronunciado oficialmente a respeito do que motivou essa chacina na Região de Picos os comentários que circulam em Alegrete do Piauí apontam que outros dois homicídios ocorridos no município, onde “Galega” era suspeita de ter tido participação, podem ter motivado o extermínio dessas seis pessoas da mesma família.

George Francisco de Carvalho
Um dos assassinatos que supostamente motivou essa chacina foi o do monitor do Programa Pró-jovem Campo, George Francisco de Carvalho, de 20 anos, (na foto ao lado) que morreu após ser baleado com dois tiros quando trafegava em uma estrada vicinal, no último dia 07 de junho.
O outro homicídio que pode ter ligação com essas seis mortes é o de Ciamara de Sousa Ramos, de 19 anos, (na foto abaixo) que foi morta com dois tiros na cabeça quando trafegava de moto na estrada que liga Alegrete do Piauí a Padre Marcos, no dia 17 de outubro de 2012.
“Galega” foi ouvida pela polícia, por suspeita de participação nesses dois crimes, mas não chegou a ser presa.

Ciamara de Sousa Ramos
Existe ainda a informação que durante as diligências para investigar esses dois homicídios policiais de Fronteiras do Piauí chegaram a encontrar várias armas nessa casa onde houve a chacina.
Naquela ocasião Sildo de Carvalho, um das vítimas, chegou a ser preso e autuado por porte ilegal de arma, mas pagou fiança e foi liberado.
As duas vítimas desses assassinados que podem ter motivado essa chacina também eram naturais do povoado Boa Vista de Cima.

Fonte: Portal DiaaDia Picos

Fronteirense conclui o curso de Farmácia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

O jovem Jean Sidney Pereira de Almeida Júnior está concluindo o curso de Farmácia pela Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), por ter garantido o primeiro lugar entre e formandos, Jean Júnior foi escolhido orador da turma.
As solenidades alusivas à formatura começaram no dia 10 de agosto e se encerram no dia 05 de setembro com o Baile de Formatura que acontecerá no Espaço de Festas Arcádia Recepções, no Recife-PE.

Divulgados os nomes das vítimas de chacina na zona rural de Alegrete do Piauí

A Polícia divulgou ainda no final da noite desta terça-feira (18) os nomes das vítimas da chacina que aterrorizou o município de Alegrete do Piauí.  São elas: o casal Cícero Domingos e Francisca Luiza (ambos com 63 anos de idade), a filha Silvia Francisca Carvalho (43 anos), a neta Maria do Socorro Carvalho (23 anos), o filho adotivo Cildo Cicero Francisco de Carvalho (30 anos) e Bartolomeu Gomes de Carvalho (31 anos), primo da família.
Uma força tarefa foi montada no intuito de prender os autores da chacina, que possivelmente fugiram em um veículo ainda não identificado. Barreiras policiais estão sendo montadas nos limites do município e região.


O comandante de policiamento do interior, Cel. Paulo de Tarso, afirmou ao site 180 graus que o crime pode ter sido cometido por mais de uma pessoa, pois apesar de todas as vitimas terem sido executadas na sala da residência,  dificilmente um atirador conseguiria executar com precisão seis vitimas de uma só vez.
O comandante do 4º BPM de Picos designou cerca de 20 policias para fazer diligências no município e na região com o objetivo de prender os executores da chacina. Policiais da 4ª CIA de Polícia de Fronteiras e do GPM de Vila Nova do Piauí também estão empenhados na busca dos criminosos. Peritos do IML de Teresina foram deslocados para o local da chacina.
O secretário de Seguranca, Capitão Fábio Abreu, está se deslocando ao município de Alegrete para acompanhar os desdobramentos com relação ao crime. O delegado Paulo Nogueira foi incubido de acompanhar o caso.


Fotos: Cleiton Jarmes (Piauí em Foco)

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Seis pessoas são executadas em chacina na zona rural de Alegrete do Piauí

A cidade de Alegrete do Piauí, situada a 388 km da Capital, foi palco de um crime que chocou toda a região.  Seis pessoas da mesma família foram executadas a tiros por volta das 20 horas desta terça-feira (18) na localidade Boa Vista, situada há cerca de 14 quilômetros da sede do município.
Apesar de haverem muitas especulações sobre o caso, o que se sabe até o momento é que as mortes podem ser retaliação ao assassinato do professor George Francisco de Carvalho, ocorrido no dia 07 de junho.
Uma das mulheres assassinadas na noite desta terça-feira, identificada como Maria do Socorro, popularmente conhecida como Galega, havia sido presa na semana passada, acusada de ter participação direta na morte de George e de Ciamara de Sousa Ramos, assassinada em outubro de 2012.
Além de Maria do Socorro foram assassinados sua mãe,  seus avós,  um irmão adotivo e mais um primo da família que se encontrava na residência no momento da execução. 
A movimentação no local do crime é muito grande e policiais de vários municípios da região foram acionados e encontram-se em diligência na tentativa de capturar os autores da chacina. 
Os corpos foram levados ao Hospital Regional Justino Luz e deverão ser encaminhados para a necrópsia no Instituto Médico Legal de Teresina.


Convite-missa: 30º dia de falecimento de Pedro Marcos

Os familiares de Pedro Marcos. ainda consternados com o seu falecimento, convidam parentes, amigos e toda a coletividade fronteirense para a a Celebração Eucarística pelo 30° dia de sua partida definitiva, a ser celebrada  no dia 22 de agosto, às 15h00, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Desde já agradece aos que comparecerem a este ato de fé e solidariedade cristã.