sexta-feira, 17 de junho de 2016

Adolescente fronteirense participou do revezamento da tocha olímpica na cidade de Sobral-CE

O adolescente fronteirense Luís Angel Silva Bezerra esteve na cidade de Sobral-CE, nos dias 07 e 08 de junho na cidade Sobral, Estado do Ceará, onde participou do revezamento da tocha olímpica naquele Estado.
Na oportunidade, Luís Angel que é membro do Núcleo de Crianças e Adolescentes (NUCA) do município de Fronteiras, esteve acompanhada da professora e articuladora do Selo Unicef, Inácia Ribeiro.
No discurso proferido na ocasião do Fórum do Selo Unicef, o prefeito Eudes Agripino Ribeiro lamentou não ter organizado uma comitiva para acompanhar o adolescente, pois a data coincidiu com a realização do V Front in Fest.

terça-feira, 14 de junho de 2016

Com 26 ações concluídas Fronteiras está a um passo de conquistar o Selo Unicef (Edição 2013-2016)

Confiança foi o sentimento que não faltou durante a realização do II Fórum Comunitário do Selo Unicef (Edição 2013-2016), pois o município de Fronteiras pontua orgulhosamente 26 ações concluídas de um total de 28 propostas pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
A articuladora do Selo UNICEF no município de Fronteiras, professora Inácia Ribeiro, falou ao blog Fronteiras Online sobre os desafios enfrentados desde que foi nomeada para coordenar a equipe intersetorial e articular entre os órgãos e secretarias envolvidas as estratégias e a execução das ações propostas. O prefeito Eudes Agripino Ribeiro e a secretária municipal de Educação Rosângela Santiago Ribeiro elogiaram o empenho e responsabilidade com os quais a professora Inácia Ribeiro trabalhou durante os últimos anos, destacando-a como peça fundamental para o sucesso esperado.
"Apreciamos juntos e felizes o resultado positivo na sua totalidade, isto demonstra que o município vem desenvolvendo ações e prol das crianças e adolescentes com responsabilidade e compromisso.", destacou o prefeito municipal Eudes Agripino Ribeiro.


TCE-PI promoverá Seminário de Formação de Controladores Sociais no município de Fronteiras

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) promoverá nos próximos dias 23 e 24 de junho, o XXX Seminário de Formação de Controladores Sociais e Ouvidoria Itinerante no município de Fronteiras.
O evento é destinado a prefeitos, vereadores, secretários e conselheiros municipais, representantes de entidades da sociedade civil e profissionais liberais. A programação inclui palestras sobre práticas eleitorais, noções de boa governança e cidadania e controle social das administrações públicas, além de minicursos sobre prestação de contas, licitação e execução de obras públicas.
Nesta terça-feira (07) o coordenador de seminário do TCE-PI, Sr. Francisco Mendes, esteve no município de Fronteiras para tratar sobre os detalhes da realização do evento. As inscrições já estão abertas e poderão ser feitas no site do TCE.

Fronteiras realiza II Fórum Comunitário do Selo UNICEF (Edição 2013-2016)

Com o objetivo de apresentar à comunidade os avanços, conquistas e desafios das ações estratégicas de políticas públicas e participação social, o município de Fronteiras realizou na manhã desta terça-feira (14) o II Fórum Comunitário que marca a reta final dos trabalhos realizados na busca pela certificação do Selo UNICEF (Edição 2013-2016).
O evento foi marcado pela I Feira das Ações Estratégicas "Crescendo Juntos" realizada na  Unidade Escolar José Aquiles de Sousa (UEJAS), na qual os participantes foram incentivados a investirem valores simbólicos de acordo com o grau de importância das 09 estratégias apresentadas pelas secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social e Cidadania, CMDCA e Conselho Tutelar. Em seguida foram realizadas algumas apresentações culturais.
No segundo momento os convidados se deslocaram ao pátio do Centro de Educação Infantil José Aquiles Filho (CEIJAF) onde foram apresentadas as três estratégias escolhidas pelo público: "Semana do Bebê" - apresentada pela enfermeira Cinthya Santiago Ribeiro, "Combate à violência sexual e trabalho infantil" - apresentado pelo psicólogo Francisco Anderson de Sousa e "Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente" - apresentado pela assistente social Maria do Amparo Goiano.
A  abertura do II Fórum foi realizada pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) Nayara Brunna Batista Leite,  em seguida fizeram uso da palavra a articuladora do Selo UNICEF Inácia Ribeiro, a secretária municipal de Educação Rosângela Ribeiro, o prefeito municipal Eudes Agripino Ribeiro e o representante do Núcleo de Crianças e Adolescentes (NUCA) Luis Angel Silva Bezerra.
As atividades apresentadas foram avaliadas pela mediadora do UNICEF, professora Maria dos Milagres e o resultado da certificação do município acontecerá no mês de dezembro.