quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Seminarista fronteirense foi ordenado diácono em Picos.

   

Na noite desta terça-feira, 28, a Diocese de Picos esteve em festa com a ordenação dos Diáconos  Francisco de Assis e Carlos Danilo, a Catedral Nossa Senhora dos Remédios ficou repleta com as caravanas de várias paróquias, desta e de outras dioceses, que animadas, celebraram a chegada de dois novos membros do clero e servos de Deus.
O diaconato é o primeiro grau do Sacramento da Ordem, que está ligado ao bispo, colaborando diretamente para cumprir as funções por ele designadas. A partir desse momento, os dois jovens já estão aptos para realizar batizados, assistir casamentos, celebrar exéquias, dar a bênção com o Santíssimo Sacramento, proclamar o Evangelho nas celebrações, levar a Comunhão aos enfermos, além do serviço à mesa da Eucaristia. Durante o rito de ordenação, Francisco de Assis e Carlos Danilo foram apresentados como candidatos eleitos ao diaconato.
Após serem interrogados sobre os propósitos a assumir, os dois jovens prometeram obediência ao bispo e seus sucessores, prostraram-se com o rosto no chão, como gesto de humildade e entrega. Com a imposição das mãos do bispo diocesano e oração consecratória, Francisco de Assis e Carlos Danilo foram ordenados Diáconos. Como símbolos desta fase de vida receberam as dalmáticas, vestes próprias que representam a alegria de servir a Deus, em seguida, receberam o Livro dos Evangelhos das mãos do bispo diocesano.
Como nova missão a cumprir, Carlos Danilo foi designado a exercer o seu diaconato na paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Fronteiras, sendo acompanhado pelo padre Antônio Mendes, e Francisco de Assis na Paróquia São Francisco de Assis, no bairro Junco, em Picos, sendo acompanhado pelo padre Flávio Santiago.
Para o Diácono Francisco de Assis, a alegria é um dos maiores sentimentos que permeia o coração nesta data tão esperada. "A alegria daquele que é amigo e discípulo de Jesus e que procurou construir ao longo desses anos formativos um pacto de amizade e compromisso com o projeto de Deus, e que agora quer desenvolver nesta mesma alegria, servindo nas paróquias", afirma.