sexta-feira, 15 de abril de 2016

Secretarias de Saúde e Educação realizarão gincana educativa de combate ao Aedes Aegypit

As secretarias municipais de Saúde e Educação realizarão entre os meses de abril, maio e junho a Iª Gincana Educativa "Fronteiras contra o Aedes Aegypit" que envolverá as escolas de Ensino Fundamental do município.
O coordenador de Vigilância em Saúde, Jakson Sousa, apresentou o projeto e regulamento da gincana para as diretoras e representantes das secretarias de Saúde e Educação, durante uma reunião realizada na tarde da última quinta-feira (14) .
A gincana será composta por dez provas que serão cumpridas e apresentadas durante a culminância que deverá acontecer no dia 07 de junho no Ginásio Poliesportivo. As escolas participantes receberão troféus de participação e os alunos que comporem as equipes receberão uma premiação em dinheiro, de acordo com a classificação final.

Confira as provas que serão realizadas pelas equipes:

Prova nº 01 - Cada escola deverá apresentar um nome, slogan e grito de guerra da equipe;
Prova nº 02 - Confeccionar uma fantasia de mosquito Aedes Aegypti, que deverá ser apresentada no dia da Culminância da Gincana durante a realização Prova Mosquito Fashion Wheek; A fantasia será avaliada pela originalidade, criatividade e qualidade na confecção. 
Prova nº 03 - Cada escola realizará o maior número possível de visitas educativas, no período de uma semana (16 a 20 de maio de 2016) conscientizando os moradores sobre a importância de eliminar os criadouros do mosquito Aedes Aegypti e recolhendo focos encontrados. As visitas deverão ser registradas no formulário disponibilizado pela Comissão Organizadora e só terão validade com assinatura do proprietário do imóvel visitado. A capacitação e o material necessário para a realização desta prova será disponibilizado pelo Setor Técnico de Endemias do município. O relatório das visitas deverá ser entregue à Comissão Organizadora até às 17h do dia 20/05/2016. Pontuará nesta prova a equipe que realizar o maior número de visitas.
Prova nº 04 - Produzir e exibir um vídeo mostrando medidas preventivas para o combate ao mosquito Aedes Aegypti e o depoimento de um membro da comunidade que já foi acometido com qualquer uma das doenças transmitidas pelo mosquito. O vídeo deverá ter duração máxima de 03 minutos e deverá ser entregue a Comissão Organizadora até o dia 20/05/2016 para que seja disponibilizado na Fan Page da Secretaria Municipal de Saúde. As equipes também poderão veicular o vídeo e o link da Fan Page em Grupos do aplicativo whatsApp. Pontuará nesta prova o vídeo que obtiver o maior número de curtidas.
Prova nº 05 - Com o auxílio dos profissionais do Programa de Saúde na Escola (PSE), as equipes deverão elaborar uma palestra educativa sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti que será ministrada pelos membros da equipe para a comunidade escolar (alunos, pais e professores). As palestras deverão ser agendadas previamente e realizadas até o dia 31/05/2016 e serão avaliadas pelos profissionais de saúde que atribuirão uma nota entre 05 e 10, observando como critérios de avaliação o desenvolvimento, apresentação do conteúdo, dinâmica do palestrante e utilização de recursos tecnológicos.
Prova nº 06 - Cada equipe deverá produzir uma paródia, literatura de cordel ou encenação teatral sobre o tema da Gincana que deverão ser apresentadas e julgadas durante a culminância da gincana. Os critérios para o julgamento desta prova serão criatividade e originalidade.
Prova nº 07 - Cada equipe deverá produzir três objetos a partir de material reciclável que, presente na natureza, possa servir de criadouro para o mosquito Aedes Aegypti. Os objetos serão apresentados no dia da culminância da Gincana. Os critérios para o julgamento desta prova serão criatividade, originalidade e qualidade dos objetos produzidos.
Prova nº 08
Prova Relâmpago
Realização: 23/05/2016
Horário: 19h
Local da Execução: Unidade Escolar Municipal Nossa Senhora de Fátima
Observação: Acesso restrito aos alunos inscritos na gincana.
Prova nº 09 - As equipes escolherão 02 membros para montarem um quebra cabeça temático. Esta prova será cronometrada prova e contará a agilidade e cognição dos alunos. As equipes pontuam de acordo com a ordem de finalização da prova.
Prova nº 10 - As equipes responderão a um jogo de perguntas sobre o tema da gincana. Nesta prova, além do conhecimento técnico os alunos deverão apresentar habilidade física, pois para responder as perguntas os alunos terão que tocar uma sineta. Terá o direito de responder o aluno que primeiro acionar o sinal sonoro. A avaliação desta prova será calculada de acordo com o número de perguntas respondidas. A cada resposta correta a equipe ganhará 30 pontos. Caso a equipe erre ou deixe de responder às perguntas será penalizada com a supressão de 30 pontos do total geral.