sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Secretário municipal de Saúde promove audiência pública para prestação de contas

Em atenção à Lei Complementar nº 141 de 13 de janeiro de 2012, que dispõe sobre as normas de fiscalização, avaliação e controle de despesas com saúde nas três esferas do governo e com o objetivo de cumprir o princípio de transparência da administração municipal, o secretário municipal de Saúde Dr. Alexander Lucena Sampaio realizou nesta sexta-feira (27) uma audiência pública para a prestação de contas relativas ao 3º quadrimestre do ano de 2014.
Dr. Alexander manifestou insatisfação em relação a participação popular neste tipo de audiência que visa esclarecer as dúvidas sobre a destinação dos recursos da saúde no município e esclareceu que um percentual de 15% de todos os recursos deve ser obrigatoriamente destinado a área da saúde. 
O secretário apresentou o quadro de receitas e despesas relativas aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro do ano de 2014, salientando que o município destinou 19,86% dos recursos arrecadados para a área da saúde superando o percentual mínimo preconizado pelo Ministério da Saúde.




quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Gás de cozinha terá valor reajustado em 11% a partir de 1º de março

O Brasil é país autossuficiente em produção de gás natural e chega até exportar, mas a população paga um preço muito alto pelo produto nacional.


O piauiense já pode ir se preparando para mais um ‘facada’ no bolso. Depois dos aumentos absurdos no preço da gasolina, o gás de cozinha vai sofrer um novo reajuste a partir do dia 1º de março. Parece que o Governo Federal não tem pena mesmo do trabalhador brasileiro e depois de tantos escândalos envolvendo a Petrobras, já é possível sentir financeiramente de onde vem o dinheiro que patrocina tanta corrupção: do suor do trabalhador.
O botijão de 13kg que atualmente pode ser encontrado entre R$ 43 e R$ 47, pode passar dos 50% na próxima semana, e cada vez mais se aproxima de 10% do valor do salário mínimo.
O reajuste de 11% já foi anunciado por distribuidores do Piauí. Apesar de parecer irrisório o aumento, vai ter grande impacto para as donas de casa, onde o item é essencial. O aumento também vai refletir no preço da alimentação, em restaurantes, por exemplo.
O Brasil é país autossuficiente em produção de gás natural e chega até exportar, mas a população paga um preço muito alto pelo produto nacional. O governo Dilma realmente veio mostrar para o que veio: usurpar o trabalhador brasileiro ao máximo.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

SÃO JULIÃO: Ex-candidato a vereador é executado com dez tiros


O jovem Vanderley José da Silva Sá, de 27 anos, conhecido popularmente em São Julião como “Leizinho” foi morto a tiros na noite desta quarta-feira, 25 de fevereiro.
De acordo com informações, “Leizinho” se encontrava num estabelecimento comercial na entrada da cidade por volta das 20h quando dois homens chegaram numa moto e efetuaram pelos menos dez tiros de pistola contra ele.
Os tiros acertaram a cabeça e quase toda a região do corpo do jovem que morreu na hora. Após o crime os dois suspeitos fugiram em destino ignorado
A Polícia Militar esteve no local do ocorrido para fazer a perícia e liberar o corpo para a família organizar o funeral. De acordo com uma irmã da vítima, o velório será realizado na residência dos pais de “Leizinho” na Rua Marechal Castelo Branco.
Em 2012 Leizinho pleiteou a eleição para vereador e quando fazia campanha no povoado Piaus sofreu uma tentativa de assassinato onde foi alvejado com dois tiros que atingiram as costas e pernas. Ele era casado e pai de uma filha de quatro anos.

Em Fronteiras o motociclista conta com Patrício Moto Peças

O maior estoque de peças, acessórios e os melhores serviços de mecânica em motocicletas vocês encontra em Patrício Moto Peças.
Estamos localizados na Avenida 07 de Setembro, nº 712 - Centro. 


Organização: João Patrício        Contatos: (89) 3454-1640/ 9985-9821.

Em Fronteiras você pode contar com os serviços da TECFILTROS

Em Fronteiras os proprietários de veículos automotivos (carros e motos) agora podem contar com os serviços da TECFILTROS.
Só a TECFILTROS possui o menor preço e uma completa linha de filtros, lubrificantes, peças, baterias e serviços em geral.
Estamos localizados na Rua Ângelo de Sousa Pereira, Centro - Fronteiras-PI.

Contato: (89) 9932-4332 - Org: André Alencar

Motorista perde controle, carro sai da pista e família escapa ilesa de acidente em Fronteiras

Um acidente ocorrido no final da noite desta terça-feira (24) envolveu um automóvel modelo Pálio, placa NHZ-5484 (PI), conduzido pelo vigilante aposentado Raimundo Maurício de Sousa. 
Segundo informações, o motorista retornava da cidade de Caraúbas-RN com destino a Floriano-PI acompanhado da esposa e de dois filhos, quando perdeu o controle do veículo em uma das curvas da BR-230 a aproximadamente cinco quatro da cidade de Fronteiras. Todos os ocupantes do veículo escaparam ilesos.
O motorista afirmou que perdeu o controle do veículo em uma das curvas e chamou atenção das autoridades competentes para a falta de sinalização no trecho que possui muitas curvas e nenhuma tipo de alerta aos motoristas.

Vigilante aposentado Raimundo Maurício de Sousa

ABRASP e Secretaria Municipal de Saúde realizarão a 1ª Semana de Saúde Visual

A Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a Associação Brasileira de Apoio a Saúde do Próximo (ABRASP) realizará a 1ª Semana de Saúde Visual de Fronteiras, com a disponibilização de exames oftalmológicos totalmente gratuitos. 
As consultas serão realizadas na sede do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) entres os 02 e 07 de março no horário das 8:00 as 18:00 horas.
Para realizar o atendimento basta que as pessoas tenham em mãos o Cartão SUS.


segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Pisicultores de Fronteiras perdem cerca de 30 toneladas de peixes

Foi possível observar no rosto dos pisicultores a frustração pelo ocorrido.

Aproximadamente 30 toneladas de peixes criados em cerca de 100 tanques-rede na Associação de Pescadores  e Aquicultores de Fronteiras (ASPADA) apareceram mortos no início da tarde desta segunda-feira (23), preocupando criadores e responsáveis pelos criatórios e gerando um prejuízo estimado em cerca de trezentos mil reais.
O incidente ocorre justamente no período da quaresma quando a procura de pescados aumenta e os pisicultores teriam a possibilidade de reaver o esforços e o dinheiro investidos.
A falta de oxigênio e a brusca mudança de temperatura da água ocasionando um choque-térmico podem ser possíveis causas da mortandade, mas os associados não descartam uma a hipótese de sabotagem.
O serviço de remoção dos peixes mortos está sendo realizado por todos os associados e e só deverá terminar na tarde desta terça-feira (24). Máquinas da Prefeitura precisaram ser utilizados para remover a grande quantidade de peixes retirados do açude.


Fotos: Artur Vitor

Secretarias de Educação e Assistência Social de Fronteiras lançam o Programa Educação é Esperança

As secretarias municipais de Educação e Assistência Social e Cidadania de Fronteiras lançaram oficialmente na manhã desta segunda-feira (23) o Programa “Educação e Esperança”.
Segundo o prefeito Eudes Agripino Ribeiro, este é um programa criado em parceria com as duas secretarias para atender as famílias beneficiadas pelo Cartão Esperança, com o objetivo de possibilitar o egresso dessas famílias à escola e ao ensino, resgatando os valores culturais étnicos e a valorização da vida.
Na solenidade de lançamento do programa estiveram reunidos o chefe do poder executivo municipal e as secretárias de Educação, Rosângela Ribeiro e de Assistência Social e Cidadania, Zildênia Ribeiro.
Eudes Agripino ressaltou que o Cartão Esperança é um programa de transferência de renda com grande alcance social implantado no município de Fronteiras com o objetivo de ajudar famílias carentes na complementação da renda, garantindo aos mais pobres o direito a alimentação, além de um maior acesso a saúde e a educação.
Similar ao Programa Bolsa Família, o Cartão Esperança se difere do Programa Federal por ser custeado totalmente pela Prefeitura de Fronteiras.

Secretaria Municipal de Educação realiza capacitação do Programa Pró-Jovem Campo - Saberes da Terra


A Secretaria Municipal de Educação do município de Fronteiras realiza nestes dias 23 e 24 de fevereiro a capacitação para os professores do Programa Pró-Jovem Campo - Saberes da Terra.
O Pró-Jovem Campo - Saberes da Terra é um programa que oferece qualificação profissional e escolarização aos jovens agricultores familiares de 18 a 29 anos que não tiveram a oportunidade de concluir o Ensino Fundamental, visando ampliar o acesso e a qualidade da educação a essa parcela da população excluída do processo educacional, respeitando as características, necessidades e pluralidade de gênero, étnico racial, cultural, geracional, política, econômicas e produtivas dos povos do campo.
“Além de promover a elevação de escolaridade em Ensino Fundamental, integrada a qualificação social e profissional para os educandos, o Programa Pró-Jovem Campo - Saberes da Terra também oferece a especialização “latu senso” aos educadores e coordenadores das áreas do conhecimento em efetivo exercício e curso de atualização pedagógica para os educadores da qualificação profissional.”, destacou a professora Dóres Lene, que ministra a capacitação.
Neste ano a Secretaria Municipal de Educação disponibilizará 05 turma do Programa Pró-Jovem Campo - Saberes da Terra que estarão distribuídas na comunidades Alecrim I, Alecrim II, Lagoa Comprida, Lagoa Seca e São Gonçalo.

Ministério Público designa promotor titular para a Comarca de Fronteiras

O Ministério Público do Estado do Piauí designou um promotor Edgar dos Santos Bandeira Filho para assumir a  Comarca de Fronteiras.
Dr. Edgar Bandeira assume o cargo antes ocupado pela Dra. Romana Leite Vieira.

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Colisão com animais na BR-230 deixa dois motociclistas feridos em Fronteiras

Um acidente ocorrido na tarde deste domingo (22) deixou motociclistas feridos na  cidade de Fronteiras.
O condutor da motocicleta, identificado apenas como Antonio, relatou que a dupla seguia para a cidade Campos Sales-CE pela BR-230 quando foram surpreendidos por um bando de animais que invadiram a pista. Segundo Antonio, a batida foi inevitável pois não houve tempo de reduzir a velocidade e desviar.
Na colisão o piloto e passageiro, identificado como José Valdo, usavam capacetes e sofreram apenas escoriações leves. Socorridos por populares, foram levados ao Hospital Norberto Ângelo Pereira onde foram atendidos e liberados.
Acidentes com animais já estão se tornando constantes e tem feito muitas vítimas pela região. No último dia 13 de fevereiro, um jovem morreu e outro ficou gravemente ferido aos colidirem contra um animal na PI-142, que liga as cidades de Fronteiras e Caldeirão Grande do Piauí.

Trecho da BR-230 onde ocorreu o acidente
Motocicleta pilotada pelas vítimas