sábado, 26 de novembro de 2011

Morre aos 81 anos Dona Maria de Alexandrino

Faleceu na madrugada deste sábado (26), dona Maria de Alexandrino.
Segundo informações do seu neto Genival Sobrinho, dona Maria, que faleceu vítima de insuficiência respiratória, faria 82 anos no próximo dia 15 de dezembro.
O corpo está sendo velado em sua residência, na Av. 07 de Setembro, em frente a Loja Maçônica e o sepultamento está marcado para a manhã deste domingo.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Fronteiras convida os visitantes da 5ª Feira dos Municípios para prestigiarem a produção da terra

O município de Fronteiras, situado a 422 Km de Teresina, participa da 5ª Feira dos Municípios do Piauí com vários produtos da terra e resgatando populares que marcaram a história do município. É a primeira vez que o município participa da Feira e já avalia a experiência como proveitosa.
A primeira dama de Fronteiras, Zildênia Ribeiro, informa que é de grande importância que o município participe da Feira, pois a oportunidade permite que todo o Piauí conheça o que é produzido no município. “É a primeira vez que estamos participando da Feira dos Municípios e valeu apena nos empenharmos para trazer um pouco da nossa história, da nossa cultura para as pessoas conhecerem. Estou gostando muito”, ressalta a primeira dama.
No estande de Fronteiras, o visitante vai encontrar produtos feitos com crochê,doces, licores à base de produtos como a tangerina e o tamarindo.
A cultura local também está refletida na história de Bárbara de Alencar, uma das primeiras mulheres a se envolver com política que participou de movimentos em prol da independência do Brasil e outros. Segundo a primeira dama Zildênia Ribeiro a heroína teve também uma passagem importante em Fronteiras e merece atenção especial .
A primeira dama convida os visitantes da Feira para passarem no estande Fronteiras e conferirem também a música da terra através dos artistas locais.





Fonte e Fotos: Tamyres Sousa (Portal APPM)

Caravana Cultural " A Cara Alegre do Piauí" estará em Fronteiras neste final de semana.

O Centro de Ensino Médio de Jornada Ampliada (CEMJA) Francisca Pereira de Sousa Moraes, na cidade de Fronteiras, recebe nos dias 26 e 27 de novembro o projeto “A Cara Alegre do Piauí”. Na ocasião serão realizadas oficinas de literatura piauiense, literatura de cordel, dança, teatro, argila, xilogravura, canto e violão para toda a comunidade escolar.
O evento tem como objetivo fazer uma ponte de cultura entre a capital e o interior do Piauí, contando com o apoio da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), através da 16ª Gerência Regional de Educação. A organização é da diretoras do Cemja, Cledimilsa Bezerra e Sandra Bezerra, corpo docente da escola, em parceria com a prefeitura municipal de Fronteiras.
Entre outros caravaneiros, estarão em Fronteiras, Cineas Santos, Ilza Bezerra, Adelino Frazão, Jeferson Barbosa, Josafá, Carla Fonseca e Lorena Campelo. Para o mentor do projeto, Cineas Santos, "Compartilhar é um verbo que precisa ser conjugado com mais frequência. Se nada tivéssemos a ensinar, muito teríamos a aprender. A convivência é sempre instigante e enriquecedora. O projeto é uma usina de beleza e alegria", esclarece.

Autor: Hélder Rocha (Portal da SEDUC)

Alunos do CEMJA Francisca Pereira de Sousa Morais participam de torneio interclasse.





























quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Jakson Sousa comemora com amigos a passagem de seu aniversário.

O blogueiro Jakson Sousa se reuniu com a família e os amigos do Corpo Administrativo da UESPI para comemorar a passagem do seu aniversário, ocorrido no último dia 04 de novembro.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

I Semana de Letras da UESPI será realizada em Fronteiras


A coordenação do Curso de Licenciatura Plena em Letras/Português, professores e acadêmicos da UESPI, Campus Professora Nair Bezerra Pereira Alves, realizarão a Iª Semana de Letras da UESPI (SELEUESPI), de 30/11 a 02/12, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, em Fronteiras-PI.
O evento acadêmico-científico tem como tema "Construindo o Conhecimento Através das Letras", e  objetiva promover discursões acerca da Literatura, da Linguística e do Ensino.
Segundo a coordenadora do evento - profª. Raimunda Leonília - a programação visa à discussão e divulgação de produção científica, acadêmica, técnica e cultural por meio de atividades diversificadas, como palestras, mesas redondas, bate-papos literários, e atividades culturais.
A SELEUESPI é direcionada aos acadêmicos da área de ciências humanas, profissionais da rede pública e particular de ensino, especialistas e à comunidade em geral. As inscrições estão sendo realizadas com os alunos de Letras/Português, blocos I e VI, nos turnos tarde e noite, na sede do referido Campus. A programação do evento será divulgada nos próximos dias.

Fronteiras participará da V Edição da Feira dos Municípios em Teresina

A cidade de Fronteiras terá um 'stand' na V Edição da Feira dos Municípios que tem início e hoje (23) e segue até o próximo domingo. O evento é realizado numa arena ao lado do Teresina Shopping, em Teresina.
A Feira dos Municípios é considerada o maior evento municipalista do Estado, e chega à sua quinta edição com proposta divulgar as potencialidades turísticas e culturais do Piauí. É um encontro de cultura, culinária, educação, negócios  e investidores.
Na sexta-feira (25) o município de Fronteiras apresenta a banda do PETI fará e uma peça teatral. No 'stand' serão mostrados os produtos do municipio.


Pio IX ganha benefícios da administração

A Secretaria de obras e Urbanismo de Pio IX vem desenvolvendo um grande trabalho em todo o município.Os moradores do Bairro Cruzeiro se beneficiaram com a canalização de água.
Na localidade de Anacleto, o poder público municipal recuperou um poço tubular que estava desativado há mais de seis anos.
Segundo o secretário Marcos Florêncio,vários poços foram recuperados, muitas estradas conservadase a administração tem intensificado a limpeza da cidade.O prefeito Raimundo Nascimento tem atuado em todos os setores.
“Iremos trabalhar até o último dia de nosso mandato no sentido de melhorar a qualidade de vida de nosso povo, pois foi para isso que o povo me escolheu’, destacou o prefeito.






Fonte: Portal O Povo/ Fotos: Jakson Sousa

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Fronteiras receberá renomada empresa de Cursos Profissionalizantes

A cidade de Fronteiras se prepara para receber a Grade Inicial dos Cursos Profissionalizantes da Autonomia Profissional, uma empresa que atua há mais de 08 anos no sertão pernambucano.
A Autonomia Profissional possui cursos profissionalizantes que tem como objetivo a qualificação profissional nas principais áreas exigidas atualmente pelo mercado de trabalho. Aqui você encontrará cursos de: AUXILIAR ADMINISTRATIVO, AUXILIAR EM SEGURANÇA DO TRABALHO, PRIMEIROS SOCORROS, AUXILIAR EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA, AGENTE DE SAÚDE e ATENDENTE DE FARMÁCIA.
Para maiores informações acesse o site www.autonomiacursos.com ou entre em contato através do e-mail autonomia.cursos@hotmail.com.