sábado, 17 de abril de 2021

Centro de Educação Infantil José Aquiles Filho realiza primeiro encontro virtual de professores; Confira!

 O encontro de professores teve como tema: Autismo: da teoria à prática educacional inclusiva.




Foi realizado na última sexta-feira (16/04), o Primeiro Encontro Virtual de Professores do Centro de Educação Infantil José Aquiles Filho (CEIJAF), que teve como tema “Autismo: da teoria à prática educacional inclusiva” onde a professora Fabiana de Oliveira, que é mãe de uma criança autista, abordou a temática enfatizando a história do TEA (Transtorno do Espectro Autista), critérios diagnósticos para o autismo, principais sinais de alerta de autismo em crianças pequenas enfatizando sempre a importância do diagnóstico precoce e o papel do professor de Educação Infantil neste processo, uma vez que o professor desta modalidade de ensino lida diariamente com crianças pequenas, podendo orientar às famílias a procurar o quanto antes ajuda de um profissional especializado quando perceber atrasos no desenvolvimento das crianças.

No encontro remoto foi abordado ainda o papel da escola, dos professores e demais colaboradores da instituição de ensino no que se refere à temática da inclusão escolar, para que de fato ela ocorra e que tanto a criança quanto a sua família sintam-se verdadeiramente aceitos e inclusos no ambiente educacional, sem preconceitos, promovendo as necessárias adaptações para que o processo de aprendizagem da criança autista se concretize.

O encontro contou com a presença da diretora da referida instituição de ensino, Maria José da Silva Gomes, do núcleo gestor, professores, equipes do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e da Assessoria de Comunicação da prefeitura (ASCOM). 

sexta-feira, 16 de abril de 2021

Através dos Deputados Júlio César e Georgiano, Fronteiras é contemplada com programa de Internet do Governo Federal. - Confira!

Foto: Portal Cidades na Net

A Prefeitura Municipal de Fronteiras, na gestão
Construindo um Novo Tempo, através do prefeito Eudes Agripino Ribeiro, conseguiu por meio de seus parlamentares, deputado federal Júlio César e deputado estadual Georgiano Neto, a implantação do Programa Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão (GESAC) que beneficiará nesse primeiro momento a Unidade Escolar Municipal Nossa Senhora de Fátima.

O Programa GESAC oferece, gratuitamente, conexão à internet em banda larga - por via terreste e satélite - a Telecentros, Escolas, Unidades de Saúde, Aldeias indígenas, postos de fronteira e Quilombos. O programa é direcionado, prioritariamente, para comunidades em estado de vulnerabilidade social.

A solicitação do Programa GESAC para o município de Fronteiras foi feita ao Ministério das Comunicações através do Deputado Federal Júlio César Lima em parceria com o Deputado Georgiano Neto e já está em pleno funcionamento. Ainda nesta etapa, de acordo com os parlamentares, o programa do Governo Federal contemplou também as seguintes cidades: Nossa Senhora de Nazaré - PI, Guadalupe - PI e Caridade do Piauí.

terça-feira, 13 de abril de 2021

Prefeitura de Fronteiras recebe doação de Álcool 76° ofertada pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI)

A Prefeitura Municipal de Fronteiras recebeu na última terça-feira (12/04) uma doação de cerca de 170 Litros de Álcool Etílico Glicerinado 76° INPM enviado pelo Instituto Federal do Piauí para ajudar a suprir as necessidades do município no combate da Covid-19. O produto foi fabricado no Campos do IFPI Central de Teresina. O orçamento desse material é oriundo de uma descentralização extra do MEC (Ministério da Educação).


A entrega do produto foi feita pelo Diretor de Administração e Planejamento do Campus Pio IX, Jonas Antônio de Lima Brito, que afirmou que nessa primeira etapa o Instituto está disponibilizando somente álcool liquido, mas que nas próximas etapas serão entregues álcool em gel e máscaras descartáveis. O mesmo garantiu que Fronteiras está incluída nas próximas etapas de distribuição gratuita.

A documentação referente à compram dos insumos pode ser consultada através do Portal da Transparência do Governo Federal.