quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Fronteiras receberá Mutirão de Documentação na próxima dia segunda-feira (12/11)

As trabalhadoras rurais e seus familiares poderão tirar documentação civil e previdenciária nos mutirões.  


Fronteiras está entre os municípios do Estado do Piauí que receberão o Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para a inclusão social das mulheres do campo, possibilitando a emissão gratuita de documentos.
A ação no Estado começou em outubro, atendendo, até o dia 2 de novembro, quase 1,3 mil pessoas em dez municípios. A segunda etapa começou no dia 5 deste mês e segue até o dia 16, com previsão de atendimento de mais 11 municípios. "Este é o primeiro passo para o exercício da cidadania. Com a documentação, as mulheres podem acessar diferentes políticas públicas, tais como os direitos à cidadania, aposentadoria e auxílio maternidade, e, também, as políticas que auxiliam suas atividades produtivas no meio rural", explica a diretora de Políticas para Mulheres Rurais (DPMR/MDA), Karla Hora.
As trabalhadoras rurais e seus familiares poderão tirar documentação civil e previdenciária nos mutirões. 
Confira a Programação por municípios:
Simões (07/11), Marcolândia (08/11), Caldeirão Grande do Piauí (09/11), Pio IX (10/11), Fronteiras (12/11), São Julião (13/11), Francisco Macedo (14/11), Alegrete (15/11) e Vila Nova do Piauí (16/11)

Com informações: Noticiei.com

Jovens do Zonal III se articulam para a realização do Dia Nacional da Juventude

Representantes dos Grupos de Jovens do Zonal III, que compreende as Paróquias de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Fronteiras, São Julião e Vila Nova) e Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio (Pio IX), estiveram reunidos na noite desta quarta-feira para articularem o Dia Nacional da Juventude que será realizado no próximo dia 18 de novembro na cidade de Fronteiras.
O DNJ que é realizado anualmente, neste ano será uma preparação para a Jornada Mundial da Juventude e terá como Tema: "Juventude, a vida não pode parar." e Lema: Qual vida vale a pena ser vivida?".
A expectiva dos organizadores do evento é reunir cerca de 500 jovens. O evento terá início com um café da manhã, missa presidida pelo Bispo Diocesano Dom Plinio José, caminhada (percurso da Igreja Matriz ao Clube Recreativo), apresentação do tema, almoço comunitário, tarde cultural e oração de encerramento.
A reunião contou com a presença dos  padres Antonio Mendes e Feliciano Dias.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

ARTIGO: “Sabedoria é saber o que fazer. Habilidade é saber como fazer. Virtude é fazer.”


O homem é um produto do meio. Somos um misto de herança genética, bagagem psicológica adquirida ao longo do tempo, experiências e formação. É praticamente impossível precisar quanto cada fator influencia nossas atitudes. Uma coisa é certa: O contexto imediato a que estamos expostos exerce profundo impacto em nossos atos.
E em nossa cidade não é diferente, a maioria das nossas atitudes e dos nossos gestores refletem os costumes dentro dos quais fomos criados. Só que o mundo mudou, os costumes mudaram e os valores são outros. A mídia nos mostra todos os dias que o coronelismo passou, o feudalismo passou e a idéia ridícula de alguns gestores que acham que são senhores absolutos de determinadas repartições, são simplesmente patéticas.
Toda repartição pública é do povo e o fim a que a mesma se propõe é gerar benefícios e qualidade de vida para o povo. Todo dinheiro que vem para as instituições públicas são retirados do povo, pois até quando compramos uma caixa de fósforos, estamos pagando impostos, impostos esses que o governo devolve para ser empregado em forma de benefícios para as pessoas. Portanto, ninguém que está gerindo uma repartição pública é dono do dinheiro, ele é apenas um mero administrador, que deve se dedicar e procurar dar o melhor de si para a população, uma vez que aceitou o cargo, não deve se achar senhor absoluto, muito pelo contrário, o administrador da coisa pública é empregado do povo e para ele deve satisfações.
Quando o cidadão perceber que o seu dinheiro está sendo mal administrado ou desviado, procure o Ministério Público e denuncie, procure seus direitos, pois o direito não socorre a quem dorme.
Fronteiras durante muito tempo ficou estagnada, porém o povo foi às urnas e fez mudanças, espero que o novo governo se legitime e faça as mudanças necessárias para a construção de uma Fronteiras melhor, que não tenha medo de enfrentar as “Forças de Permanência”, isto é, aqueles que agarrando-se aos privilégios econômicos e políticos, pretendem manter, a qualquer custo, o seu poder de decisão, não hesitando em desumanizar, oprimir e violentar a grande maioria, reduzindo-a à condição de objeto.
Hoje o grande desafio para a nova gestão é lutar para, expurgar e banir as forças de permanência que pretendem deter as forças de transformação, é purgar de sua administração pessoas que querem exercer cargos apenas por vaidade, para ostentar títulos, mas que na realidade não tem compromisso nenhum, colocam o bem individual à frente do bem comum.
Vamos ficar atentos, exigir o melhor para a nossa comunidade, saber cobrar de forma adequada, pelos meios adequados: diálogo, questionamento, pois para cada direito nosso que é violado, existe uma lei que o assegura, e mesmo como dizia o Cardeal Retz – “Quando os que mandam perdem a vergonha, os que obedecem perdem o respeito.”

Até breve!

Prof. Herivelto Ribeiro Bezerra
Fronteirense nato

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Prefeitura e Banco do Brasil fecham parceria para a revitalização da AABB

A Prefeitura Municipal de Fronteiras e o Banco do Brasil fecharam parceria para a revitalização do Espaço de Lazer da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB).
O espaço de lazer que passará por uma ampla reforma será aberto ao público em geral e funcionará como clube para os servidores públicos municipais.
Nos últimos anos o espaço estava fechado, foi depredado por vândalos e era usado como ponto de consumo de drogas.

Fim de semana marcado por acidentes e mortes em Fronteiras

Popularmente falando o mês de novembro entrou 'pesado' para a população fronteirense. Num único final de semana foram contabilizados quatro acidentes, com duas vítimas fatais.
O primeiro acidente aconteceu na sexta-feira (02) na localidade Tamboril e vitimou uma jovem de 20 anos, residente no município de Campos Sales. A moto que conduzia a jovem estourou o pneu dianteiro, o piloto perdeu o controle e a jovem fraturou o pescoço na queda.
O segundo acidente vitimou a universitária e Técnica em Enfermagem Allany Silva, que morreu ao perder o controle da moto que pilotava na localidade Ipueiras, no município de Pio IX.
Outros dois acidentes envolvendo carros aconteceram na noite de sábado e madrugada de domingo, porém não houveram vítimas fatais.
Faleceram ainda por motivos de doença, um senhor conhecido por 'Tinho', irmão de Valdeci da Ambulância (02) e o idoso José Pereira da Silva, popularmente conhecido por Zé Preto (03).

Comoção e tristeza marcaram o enterro da universitária morta em acidente

Centenas de pessoas acompanharam o velório e o enterro de Alanny Cristina, universitária e Técnica em Enfermagem, que faleceu num acidente de moto ocorrido na madrugada do último domingo (04).
O enterro aconteceu na manhã desta segunda-feira e comoveu toda a cidade de Fronteiras.

Universitária morre em acidente de moto na estrada que liga Fronteiras a Pio IX

Um trágico acidente vitimou a acadêmica Allany Cristina de Jesus Silva (29 anos), que cursava o IV Bloco do curso de Bacharelado em Administração na Universidade Estadual do Piauí  - UESPI, Campus Professora Nair Bezerra Pereira Alves, em Fronteiras.
Alanny retornava à Fronteiras na madrugada de ontem (04) quando perdeu o controle da moto, chocou-se contra a guia da estrada e desceu um barranco e faleceu no local. O acidente aconteceu na localidade Ipueiras, município de Pio IX. O corpo de Allany foi encontrado por um agricultor, por volta das 9:00h da manhã deste domingo.
Colegas, professores e funcionários da UESPI e do CEEP Engenheiro João Martins do Rêgo (onde havia concluído o Curso Técnico em Enfermagem), definiram Alanny por sua força de vontade, espírito de liderança e carisma. Desde a confirmação da sua morte, a comunidade fronteirense manifesta através da Rede Social Facebook diversas homenagens.