terça-feira, 16 de agosto de 2011

Artigo: “Virgem do Perpétuo Socorro, Mostra a Tua Face!”


Parafraseando PALATOS DE ALEXANDRIA, às vezes me pergunto: “Será que estamos mortos e sonhamos viver, ou será que estamos vivos e foi a vida quem morreu?”

O CAOS que assola Fronteiras só pode ser combatido com uma intervenção divina, pois os desacertos que vivemos e presenciamos, as leis e as ações humanas são inoperantes e incapazes de agir e derrotá-los.
Durante a noite tenho o hábito de ficar observando a cidade e me questiono por quê , uma cidade como a nossa, que tem tudo para ser uma cidade modelo, limpa, iluminada, com projetos sociais que direcionem os jovens para um futuro melhor; um sistema de saúde que funcione levando em conta o ser humano como ALVO PRIMEIRO, que tenha projetos para revitalizar o centro da cidade (pois o mesmo está morto, só falta jogar uma PÁ de CAL), que gere empregos, uma assistência social eficiente e eficaz, uma educação que prepare o jovem para desbravar novos horizontes e enfrentar os desafios da vida e superá-los com sucesso, é na verdade uma cidade que está morrendo aos poucos.
Está morrendo por que os órgãos públicos que deveriam gerar qualidade de vida, consciência coletiva, motivação para que os filhos desta terra aqui continuem e amem cada vez mais o solo querido, fogem do seu papel e atuam exercendo efeito contrário, roubando e matando na sua prole o que há de mais sagrado: OS SONHOS!
Parafraseando PALATOS DE ALEXANDRIA, às vezes me pergunto: “Será que estamos mortos e sonhamos viver, ou será que estamos vivos e foi a vida quem morreu?”
Acho que estamos mortos, apenas sonhamos viver, pois os mortos não reagem, aceitam tudo. São indiferentes, apáticos e não mais agem, nem interagem sobre nada, tudo aceitam, tudo suportam. Estamos tão mortos e sonhamos que vivemos, que nem uma ambulância para transportar os nossos ‘ZUMBIS’ nós temos.
Presencio com frequência cancerosos, fraturados, baleados, enfim, todo tipo de doente sendo transportado indignamente dentro de carros desapropriados, jogados como dejetos, pois salvo engano, a quarta cidade mais rica do Estado NÃO TEM SEQUER UMA AMBULÂNCIA. E não porque nos falta dinheiro para comprar uma, duas ou três; FALTA COMPROMISSO, AMOR, DIGNIDADE, RESPEITO AO SER HUMANO, AOS FILHOS DA TERRA! FALTA TUDO; TODO TIPO DE SENTIMENTO, os nossos gestores já perderam a sensibilidade, pois com o dinheiro que o município recebe mensalmente dá pra fazer tudo o que deveria ser feito, comprar duas ou três ambulâncias equipadas por mês e propiciar aos nossos munícipes uma qualidade mínima pelo menos na hora da morte.
Já viajei muito, conheci boa parte do mundo, por onde andei olhei, observei e analisei: Todo lugar tem problemas, omissões, pessoas descomprometidas; porém Fronteiras supera todas as que já conheci, as coisas más, ruins e destrutivas acontecem a céu aberto, são públicas e notórias e ninguém se manifesta publicamente, apenas uns poucos dão a cara a tapa correndo o risco de serem mortalmente perseguidos pela fúria dos que detêm o poder.
Sou filho de Fronteiras, resolvi voltar para aqui terminar os meus dias de vida, lutar por uma comunidade melhor, custe o que custar, pois não dá para ficar com o grito preso na garganta e ficar omisso, pois o próprio Cristo fala que O MORNO PRECISA SER VOMITADO!
Por isso, convoco todos os filhos que realmente amam a nossa terra, vamos lutar, vamos fazer uma corrente de oração, seja qual for a sua religião, eu, recorrendo ao meu credo religioso, peço à Virgem do Perpétuo Socorro que toque o coração desumano dos que estão com as rédeas da nossa querida Fronteiras, que lembrem-se que são mortais, que são efêmeros, transitórios e passageiros, e talvez muito mais cedo que  imaginem irão prestar contas dos seus atos, pois a quem muito foi dado, muito será cobrado.

Professor Herivelto Ribeiro Bezerra 
Fronteiras-PI, 16/08/2011

11 comentários:

  1. Caro Profº. Herivelto você está de parabéns, muito bom seu Artigo, ou melhor, corretíssimo, pois nossa querida Fronteiras está mesmo precisando da ajuda de Nossa Mãe, a virgem do Perpétuo do Socorro, porque só através dela receberemos a ajuda necessária e claro com a força e união da comunidade Fronteirense. Parabéns mais uma vez pelo Artigo.

    Cristina Assunção
    17/08/2011

    ResponderExcluir
  2. sou de Pio IX- Piaui mas conheço bastante nossa cidade vizinha e é notório a falta de compromisso por parte dos representantes daí.

    ResponderExcluir
  3. MUITO BOM PROFESSOR!

    ESTA É UMA MENSAGEM QUE DEVE SER DEFENDIDA, POIS ESTE VEM SENDO O RETRATO DA NOSSA VERDADEIRA CASA "NOSSA QUERIDA FRONTEIRAS". ACHO QUE NÃO HÁ MUITO O QUE QUESTIONAR, NÃO HÁ DE QUE TER MEDO, SOMOS FRONTEIRENSES E TEMOS QUE MOSTRAR A NOSSA CARA, FALAR DE NÓS MESMOS. É FAZENDO O DIAGNÓSTICO DO QUE ESTAR FALTANDO QUE SE PODE SANAR O PROBLEMA. TÁ FALTANDO MESMO AMBULÂNCIA, MELHOR ILUNINAÇÃO NO CENTRO DA CIDADE, TRABALHO E OPORTUNIDADES: SÃO CENTENAS DE JOVENS MENINOS E MENINAS ) E PAIS DE FAMÍLIA SEM TRABALHO E SEM OPORTUNIDADE, ENQUANTO POUCAS DEZENAS DE CIDADÃOS GOZAM E SE BENEFICIAM DOS RECURSOS QUE DEVERIAM ALAVANCAR O CRESCIMENTO SOCIAL DO MUNICIPIO. UMA CIDADE DO PORTE DE FRONTEIRAS COM UM DOS MELHOES PIB DO ESTADO DEVERIA ESTAR ENTRE AS MAIS DESENVOLVIDAS DO ESTADO... PARA ISSO BATASSE QUE NOSSOS GESTORES ADOTASSEM UMA POLITICA ADMINISTRATIVO VOLTADA PARA O PROGRESSO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL... VAMOS ESPERAR MESMO UMA AÇÃO DIVINA, COMO DIZ O PROFESSOR HERIVELTON, POIS SE DEPENDER DE UMA AÇÃO DO HOMEM, O LEMA É: "O SOFRIMENTO CONTINUA". DIGO ISSO PORQUE JÁ HOUVE TEMPO SUFICIENTE PRA SE FAZER DE FONTEIRAS UMA FRONTEIRAS MELHOR, O QUE TEM FALTADO É "BOA VONTADE"! SÓ NÃO ENXERGA QUEM NÃO QUER... MAIS AQUI O MEU APELO! QUE DEUS ILUMINE A CABEÇA DOS NOSSOS GESTORES PARA QUE ADMINISTRE MELHOR OS NOSSOS RECURSOS E QUE ATENDA MELHOR AS NECESSIDADES DO ATUAL SOFRIDO FRONTEIRENSE...



    UM ABRAÇO A TODOS, PROFESSOR: DAMIÃO BATISTA

    ESTOU COM UM BLOG PURAMENTE EDUCATIVO/ INTERATIVO ONDE VC VAI PODER ENCONTRAR ARTIGOS, LINKS, EXERCICIO, INFORMAÇÕES, ATIVIDADES ESCOLARES E MUITO MAIS, VSITEM, OBRIGADO!

    ResponderExcluir
  4. Fronteiras é um "barco" que se não mudar a direção de quem a comanda vai ficar sempre à deriva!!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns professor Herivelto; lendo seu artigo concluo com toda certeza: MUDAR FAZ BEM.

    ResponderExcluir
  6. PARABÉNS PROFESSOR HERIVELTON BELÍSSIMO ARTIGO, EU SOU DE PICOS, MAIS AQUI NA MINHA CIDADE SE FALA MUITO DE FRONTEIRAS, AS PESSOAS AQUI COMENTAM MUITO A SITUAÇÃO DESSA SOFRIDA CIDADE, EU LENDO ESSE ARTIGO ME PERGUNTO, COMO PODE UMA CIDADE COM UM DOS MAIORES PIB DO ESTADO NÃO TER NENHUMA AMBULÂNCIA PARA TRANSPORTAR AS PESSOAS DOENTES? COMO PODE UM HOSPITAL NÃO TER MEDICAMENTO? COMO PODE UMA CIDADE NÃO TER UMA ILUMINAÇÃO? COMO PODE UMA CIDADE NÃO TER UM PODER LEGISLATIVO FISCALIZADOR? COMO PODE OS SALÁRIOS DOS SERVIDORES ATRASAR? COMO PODE O CHEFE DO EXECUTIVO SER TOTALMENTE DESCOMPROMETIDO COM A CIDADE? SÃO MUITAS PERGUNTAS QUE ESTÃO SEM RESPOSTAS E QUE DEIXAM A POPULAÇÃO REVOLTADA COM OS QUE A GOVERNAM. GENTE VÃO A LUTA COBREM OS SEUS DIREITOS, NÃO TENHAM MEDO DE LUTAR E NA HORA DE VOTAR, REFLITA, E DIGA NÃO AQUELES POLITICOS CORRUPTOS QUE SÓ APARECEM NA EPOCA DA ELEIÇÃO COM A CARA LIMPA PEDINDO VOTO E PROMETENDO MUNDOS E FUNDOS, VAMOS TODOS REZAR E PEDIR A NOSSA SENHORA DO PERPETUO SOCORRO QUE INTERCEDA POR TODOS VOCÊS AI DE FRONTEIRAS.

    ResponderExcluir
  7. Quem é filho desta terra, e ai vive, com certeza a cada dia que passa convive e infelizmente aceita tudo que sofrem com esta gestão que vem se estendendo há décadas, pois o que acontecia com o antigo prefeito(Osmar), acontecia também com seu antecessor(Marcelo), e sabe-se lá há quanto tempo, estes governos vem fazendo da nossa cidade uma cidade quase "fantasma", e quando digo fantasma, não me refiro somente às pessoas que sem condições de trabalho/estudo, migraram para outras cidades, falo da estrutura médico/hospitalar que a cidade oferece, digo, não oferece, que faz todos viajarem muitos quilômetros em busca de atendimento(isso quando tem condições), sendo que nossa cidade tem um hospital que deveria ser a referência de toda a região; falo também do descaso com as ruas, sujas, com péssimo asfalto, sem nenhum tipo de segurança; falo do descaso com a educação, onde muitos professores formados que a cidade possui, se negam a trabalhar, por que sempre recebem o “por fora” do prefeito, e os que exercem com amor a profissão e que normalmente não são reconhecidos; falo da falta de subsídio àqueles que sobrevivem da agricultura; falo da MINORIA privilegiada com o dinheiro que deveria ser revertido para o bem da cidade e de todas que nela vive, estes que na maioria não moram ai, nem mesmo trabalham em prol da cidade, mas vivem as custas do dinheiro público.
    Espero que através de artigos como esse feito por você TIO HERIVELTO, as pessoas tomem consciência e assumam que estavam omissas, e que tenham coragem, como você teve, de falar o que estava engasgado em muita gente.
    Nossa cidade tem muito pra que melhorar, e isso depende tanto do governo, quanto de todos que nela vivem, torço para que as mudanças que, aos poucos estão acontecendo, mude a forma de pensar e agir de todos, e transforme esta cidade quase “fantasma”, na potência que sempre deveria ter sido.
    Parabéns pelo artigo!
    Talita Bezerra

    ResponderExcluir
  8. APROVEITANDO ESTE ARTIGO QUE SE REFERE A FRONTEIRAS E TAMBÉM A NOSSA SENHORA DO PERPETUO SOCORRO, GOSTARIA DE FAZER UMA OBSERVAÇÃO AO FIEIS DA NOSSA IGREJA CATÓLICA, UMA VEZ QUE ESTÁ SE APROXIMANDO OS FESTEJOS DA NOSSA PADROEIRA. ACREDITO QUE SEJA VERGONHOSO A IDEIA DE COLOCAR AS BARRACAS DE FRENTE A IGREJA E TAMBÉM DA IMAGEM DA PADROEIRA, COM VENDA DE "CACHAÇA", USANDO O NOME DE NOSSA SENHORA (ANO PASSADO CHEGARAM AO CUMULO DE COLAREM CARTAZES COM A IMAGEM DE NOSSA SENHORA NAS PRÓPRIAS BARRACAS) - QUERO DIZER QUE NOSSA SENHORA E NEM A IGREJA CATÓLICA, NÃO NECESSITA DE VENDA DE "CACHAÇA", PARA SE MANTER. É UM ABSURDO FAZEREM USO DESSA ATIVIDADE EM NOME DA NOSSA PADROEIRA. SOUBE QUE PADRE ANTONIO E O BISPO DA DIOCESE SÃO CONTRA ESTA ATIVIDADE, MAS DO QUE ADIANTA, SE NÃO PROÍBEM ESSA ABREAÇÃO. FALAM QUE A DECISÃO PARTE DE MEIO DÚZIA DE PESSOAS QUE SE DIZEM MUITO CATÓLICAS E ACHAM QUE A MELHOR FORMA DE AJUDAR A NOSSA IGREJA E VENDENDO E BEBENDO CERVEJA 09 NOITES SEM PARAR. AINDA DIZEM O ABSURDO DE QUE SE NÃO TIVER A CERVEJA, NINGUÉM VAI À MISSA. ACHO QUE NOS PRÓXIMOS FESTEJOS ESSA PESSOAS VÃO LEVAR A IDEIA DE VENDER CERVEJA TAMBÉM DURANTE AS MISSAS... A IGREJA CATÓLICA JÁ É RICA O SUFICIENTE PARA TER QUE USAR DE VENDA DE BEBIDAS PARA CUSTEAR SUAS DESPESAS. ACREDITO QUE O FIEL SEGUIDOR DE JESUS CRISTO E DE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO É CAPAZ DE PARTICIPAR DOS NOSSOS FESTEJOS, SEM EXIGIR À VENDA DA "CACHAÇA" (EM NOME) DE DEUS. COM TANTOS BARES E CHURRASCARIAS EM FRONTEIRAS, NÃO SE FAZ DESNECESSÁRIO A IGREJA VIRAR "BOTEQUIM". ACHO QUE DIVERSÃO TEM HORA. FÉ VERDADEIRA É COISA SÉRIA (DANÇA, CERVEJA E PORRE É OUTRA COISA).

    PENSE NISSO!!!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. HOJE FRONTEIRAS ACORDOU MAIS ALEGRE, COM O POVO NAS RUAS, COM UM SOPRO DE ESPERANÇA - ESPERANÇA DE MELHORA, NÃO PARA UM "PEQUENO GRANDE GRUPO" MAS PARA A COLETIVIDADE... ENTÃO VAMOS NOS ALEGRAR E ACREDITAR MAIS UMA VEZ QUE É POSSÍVEL FAZER DIFERENTE... FRONTEIRAS (PREFEITURA) TEM CONDIÇÕES FINANCEIRAS PARA SE TORNAR A CIDADE PIAUIENSE COM MAIS ÍNDICE DE REALIZAÇÃO SOCIAL, EDUCACIONAL, CULTURAL E ASSISTENCIALISMO NA SAÚDE E NO BEM ESTAR. DESEJO QUE O PRÓXIMO GOVERNO TENHA ORGULHO DE DIZER VERDADEIRAMENTE "SOU FRONTEIRENSE" E POR ESSA CIDADE VOU FAZER MUITO... ACREDITAMOS QUE UM DIA O FUTURO PREFEITO DE FRONTEIRAS DIGA: ESSA OBRA MAGNIFICA FOI EDIFICADA COM RECURSOS PRÓPRIO E POR MIM... DIGA EU MUDEI PARA MELHOR ISSO, ISSO E ISSO... QUE DIGA: HOJE FRONTEIRAS TEM O GOVERNO QUE MERECE... QUE NÃO REPITA A EXISTÊNCIA DE TANTAS FOLHAS DE PAGAMENTO FICTÍCIA, DE TANDO DINHEIRO JOGADO FORA AO GRANDES ADVOGADOS, QUE NÃO RIDICULARISE O POVO QUE AMA ESSA TERRA. FRONTEIRAS TEM CONDIÇÕES DE APRESENTAR AO PIAUÍ, AO BRASIL E AO MUNDO, SUAS POTENCIALIDADES... FORAM 23 ANOS DE POUCA REALIZAÇÃO... DE POUCO RESPEITO PELO PRÓXIMO.... QUANTAS OBRAS DEIXARAM SE SEREM REALIZADAS NESSE PERÍODO? COISAS SIMPLES, MAS QUE O POVO NECESSITA DELAS... BARRAGENS E BARREIROS NO INTERIOR, MANUTENÇÃO DE ESTRADAS, APOIO AO PEQUENO AGRICULTOR, RECOLHIMENTO E TRATAMENTO ADEQUADO AO LIXO, URBANIZAÇÃO DOS NOVOS BAIRROS (RIBEIRÃO), UM HOSPITAL QUE POSSUA UM ATENDIMENTO DIGNO E COMPLETO, UMA ASSISTÊNCIA SOCIAL QUE APRESENTE RESULTADOS... O POVO NÃO PRECISA ESTÁ NA PORTA DO PREFEITO MENDIGANDO MIGALHAS (UM VIDRO DE REMÉDIO, UM EXAME, UMA VIAGEM A PICOS OU TERESINA, UM SACO DE CIMENTO, UM BOTIJÃO DE GÁS, UM PAGAMENTO DE UM TALÃO), O POVO NECESSITA QUE SEJA CRIADO CONDIÇÕES DE TRABALHO E SOBREVIVÊNCIA DIGA E JUSTA - PARA ISSO O MUNICÍPIO TEM RECURSO - HÁ TEMPOS CORRE A CONVERSA QUE A PREFEITURA DE FRONTEIRAS RECEBE MENSALMENTE UM MILHÃO DE REAIS - VEJA QUE ESSA QUANTIA APLICADO EM UM MUNICÍPIO PEQUENO EM EXTENSÃO - SERÁ POSSÍVEL CRIAR MECANISMOS SUFICIENTE PARA QUE A POPULAÇÃO POSSA DIZER QUE VIVE E TEM UM GOVERNO QUE PRIORIZA A DIGNIDADE. NINGUÉM PODE ACHAR QUE TODA POPULAÇÃO DEVE SER EMPREGADA DA PREFEITURA - ISSO É IMPOSSÍVEL - MAS ESSA MESMA POPULAÇÃO PODE SE TORNAR INSTRUÍDA PARA PERCEBER QUE SÃO CAPAZES DE CRIAREM MEIOS, ONDE VÃO TER UM RETORNO PARA SOBREVIER DIGNAMENTE - SÃO PROJETOS - CURSOS - REALIZAÇÕES INSERINDO ESSE CIDADÃO EM UM CONTEXTO VOLTADO PARA A FORMA MAIS CORRETA DE SE TRATAR UM SER HUMANO - ISSO É O RESPEITO - É POSSÍVEL EXISTIR EM CADA BAIRRO DE FRONTEIRAS, CENTROS DE TREINAMENTO HABILITANDO JOVENS E ADULTOS A UMA ATIVIDADE RENDÁVEL - TRABALHANDO COM RECICLAGEM - MARCENARIA - CULINÁRIA - ARTESANATO - PEQUENAS FÁBRICAS DE CONFECÇÃO - PEQUENAS OFICINAS DE MÓVEIS - E UMA SÉRIE E OUTRAS ATIVIDADES POSSÍVEIS DE SEREM REALIZADAS. A MENTALIDADE DO FRONTEIRENSE TEM QUE MUDAR - NÃO PODEMOS MAIS DIZER APENAS: ELE NÃO FAZ NADA, ELE É LADRÃO, SE EU FOSSE PREFEITO TAMBÉM ROUBARIA. TEMOS QUE ACREDITAR NUMA NOVA ESPERANÇA, AGORA SE ESSA ESPERANÇA/REALIZAÇÃO NÃO ACONTECER NESTE FUTURO PRÓXIMO... HONESTAMENTE FRONTEIRAS SERÁ UM CAUS ETERNAMENTE. É NÓS SÓ PODEMOS LAMENTAR. PORQUE AQUI É BRASIL... E NO BRASIL VOCÊ SÓ FAZ DIFERENTE SE TIVER A CONVICÇÃO VERDADEIRA DE QUE DESSE MUNDO, NINGUÉM LEVA NADA MATERIALMENTE - APENAS VIRAMOS PÓ...

    ResponderExcluir
  11. PARABÉNS PROFESSOR HERIVELTO!!!
    e PARABÉNS TAMBÉM AO AUTOR DESSE ULTIMO COMENTÁRIO.
    ONTEM FUI ABORDADO POR UMA PESSOA DENTRO DA IGREJA MATRIZ DE FRONTEIRAS, APÓS O OFÍCIO QUE ACONTECE DURANTE OS FESTEJOS, A MESMA ME FEZ PERGUNTAS SOBRE A ADMINISTRAÇÃO DO ANTIGO PREFEITO,E SE EU TINHA SIDO DE ALGUMA FORMA BENEFICIADO, EU FIQUEI EM SILENCIO E EM RESPEITO A IDADE DA PESSOA QUE ME ABORDOU EU NÃO RESPONDI NADA. PORÉM UMA COISA A DIZER: A CASA DE DEUS NÃO É LUGAR PARA POLITICAGEM E SIM PARA FAZER ORAÇÕES, PEDIR GRAÇAS ENFIM REZAR... MAS O QUE TENHO A DIZER É QUE NÃO FUI BENEFICIADO MAS FUI/SOU UM PROFISSIONAL QUE CUMPRIA/CUMPRE SEU EXPEDIENTE TODOS OS DIAS E RECEBE POUCO POR ISSO, NÃO TIVE OPORTUNIDADES DE RECEBER ALTOS SALÁRIOS, NÃO FUI BENEFICIADO COM MANÇÕES E CONDOMINIOS PARTICULARES E NÃO FICAVA EM CASA SÓ ESPERANDO O BOM SALÁRIO ENTRAR NA CONTA NO FINAL DO MES, TRABALHEI/TRABALHO HONESTAMENTE E NÃO QUERO NADA ALÉM DO QUE É MEU DE DIREITO. ESPERO EM NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO A PIEDADE DAQUELES QUE NECESSITAM!

    ResponderExcluir

Os comentários postados passarão por prévia aprovação do administrador.