terça-feira, 31 de julho de 2012

Morre vítima de câncer o ex-prefeito de Fronteiras, Osmar Sousa


Vítima de câncer faleceu no final da tarde desta segunda-feira, 30 de julho, em Teresina, o ex-prefeito de Fronteiras Osmar Sousa, de 75 anos de idade. Ele estava internado desde o dia 14 de julho no Hospital São Marcos e acabou morrendo após sofrer uma parada cardiorrespiratória.
Segundo a família, o empresário e prefeito de Fronteiras em quatro oportunidades lutava há cinco anos contra um câncer no pulmão. A doença foi diagnosticada em abril de 2007, e desde então ele fora submetido a atrês cirurgias e cerca de 50 sessões de quimioterapia.
O corpo do empresário e ex-prefeito de Fronteiras Osmar Sousa foi velado primeiramente em Teresina, na Funerária Pax União, localizada na avenida Miguel Rosa e trasladado para Fronteiras onde chegou na madrugada desta terça-feira, 31.
O velório acontece na sede da FICAL onde se pode observar uma grande movimentação de parentes, amigos e correligionários desde as primeiras horas do dia. O sepultamento acontecerá às 17 horas.
O prefeito municipal Eudes Agripino Ribeiro decretou luto oficial de três dias e os pavilhões foram hasteados a meio mastro, em simbolo do luto.
Osmar Sousa exerceu o cargo por quatro mandatos: 1989 a 1992, 1997 a 2000, 2006 a 2008 e 2009 a 2011. Durante a última gestão acabou cassado pela Justiça Eleitoral apesar de sua popularidade.

Perfil

Osmar Sousa nasceu em Fronteiras-Piauí em 20 de maio de 1937, filho de Nelson Aquiles e Quinquina. Apesar da pouca escolaridade, exerceu muitas atividades ao longo da vida. Começou como caminhoneiro e logo descobriu na agropecuária uma de suas grandes paixões. No município de Fronteiras desenvolveu a criação de gado e na agricultura o cultivo de milho, feijão e algodão, o que o fez um dos industriários mais conhecidos do Estado.
Em 1973 tornou-se único proprietário da empresa de beneficiamento de algodão, FICAL - Ltda. Nas décadas de 80 e 90 foi um dos maiores arrecadadores de ICMS do Estado do Piauí, contribuindo diretamente para a geração de milhares de emprego e renda na região sul do Estado.
Segundo filho de uma linhagem de 10 irmãos, Osmar Sousa era casado com Marieta Rocha há 53 anos, pai de cinco filhos e avô de 12 jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados passarão por prévia aprovação do administrador.