sábado, 27 de julho de 2013

Polícia deflagra Operação e prende acusados de desviarem água da Adutora Piaus

Cinco pessoas estão detidas na sede do 4º  Comando da Polícia Militar, em Fronteiras-PI, e vinte e três estão foragidas. Este saldo é o resultado de uma operação deflagrada nesta sexta-feira, 26, pelas policias Civil e Militar para combater o desvio de água da Adutora de Piaus, nos municípios de Vila Nova do Piauí e São Julião.
A ação foi iniciada após a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - SEMAR, receber denúncias de que "gatos" para furto de água estavam sendo feitos nos dois municípios citados. Segundo informação de populares, foi localizado mais de 28 furos. Teve pessoa que fez mais de uma perfuração no cano que levará água para mais de 25 mil pessoas que habitam os município de São Julião, Vila Nova do Piauí, Campo Grande do Piauí, Fronteiras e Pio IX.


Segundo o depoimento de testemunhas, o delegado, comandante da operação.  disse que tudo ainda está em fase de investigação, com levantamentos periciais para materializar o possível crime. 
Em função do tamanho da adutora - 111 quilômetros -, o trabalho de investigação deve demorar e a equipe de investigação irá permanecer em Fronteiras por mais um dia. Policiais percorreram áreas de quatro municípios atendidos pela Adutora em busca de pontos de desvio de água. 
As pessoas que tiverem furto de água comprovado também deverão ser indiciadas por dano ao patrimônio público.


No momento em que a construtora responsável pela obra foi percorrer os 111 quilômetros, percebeu que vários proprietários de sítios tinham furado a adutora e feito um ramal para ele, roubando água tratada para irrigar plantações. O que levou a desconfiança de que havia algo errado, foi quando começaram os testes, a água que levaria meia hora para chegar a um determinado ponto, demorou sete horas. 
Segundo informação de familiares dos detidos, os mesmos estão aguardando a chegada do juiz da Comarca de Fronteiras para avaliar o caso.


Fonte: Prof. Francisco de Assis Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados passarão por prévia aprovação do administrador.