terça-feira, 22 de novembro de 2016

Com sucesso de público ExpoCaboclos reúne animais de alto nível e movimenta economia local

A Fazenda Algaroba, localizada no Sítio Caboclos, zona rural de Caldeirão Grande do Piauí, sediou de 18 a 20 de novembro a tradicional feira de caprinos e ovinos do município, denominada ExpoCaboclos, evento promovido pela Prefeitura Municipal e pela Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos do município, com o apoio de empresas públicas e privadas.
Este ano, a ExpoCaboclos chegou à sua 7ª edição, se consolidando anualmente como uma das maiores feiras do segmento no interior do Piauí. O evento envolveu a cadeia produtiva caprinos e ovinos do município, além de criadores, compradores e empresários do ramo, inclusive, dos estados do Pernambuco, Paraíba, Ceará e Bahia, proporcionando um grande intercâmbio de experiências.
Segundo dados da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI), parceira do evento, 368 animais das raças Santa Inês, Dorper, Boer e Anglo Nubiana foram colocados no espaço se exposição e comercialização.
Segundo o secretário municipal de Agricultura, Glauber Ramon, o município de Caldeirão Grande do Piauí acumula bons resultados no setor, a partir do o melhoramento genético dos animais, associado aos incentivos econômicos e assistência técnica. “Hoje, a Associação local tem um grande rebanho, com animais de qualidade. A ovinocaprinocultura é um dos setores em desenvolvimento em nosso município. Prova disso é o crescimento desta feira, que tem se destacado em todos os ângulos, graças ao apoio do prefeito Vianney”, disse.
A ExpoCaboclos conta com vasta programação. Este ano, com o objetivo de incentivar o crescimento da ovinocaprinocultura, em parceria com o Sebrae, foi realizado um curso de culinária à base de carnes de ovinos e caprinos.  As participantes aprenderam várias receitas diferentes para fazerem pratos saborosos e com qualidade, utilizando alimentos saudáveis como a carne de bode, que tem baixo teor calórico. O resultado foi apresentação de 20 pratos diferentes.  “O treinamento vai incentivar o consumo de alimentos à base da carne de caprinos e ovinos, tanto em restaurantes quanto também na merenda escolar”, disse Ana Mary, coordenadora regional do Sebrae.
Outro destaque do evento são os shows de forró. A 7ª Edição da feira teve como atração principal o renomado cantor Flávio José, compositor e intérprete de músicas tradicionais do forró nordestino. Também se apresentaram no palco cultural Ranieri e Banda, Jorge do Acodeon e Zé Estrela, Forró Iluminado e Forró Novo Stilo. Nas duas noites, grande público lotou o espaço da festa.

Fonte: Cidades na Net/ Fotos: Jakson Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados passarão por prévia aprovação do administrador.