domingo, 3 de julho de 2011

Diocese de Picos ordena o Pe. Carlos Danilo de Araújo Santos


Com viva alegria a comunidade católica de Picos celebrou durante a noite de sábado, dia 2 de julho, a Ordenação Sacerdotal do Pe. Carlos Danilo de Araújo Santos, filho da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios.
A Ordenação foi realizada na Catedral e teve com oficiante o Bispo Diocesano de Picos, dom Plínio José Luz da Silva. Contou com a presença do Bispo Emérito de Floriano, dom Augusto Alves da Rocha, e de padres, diáconos e seminaristas da Arquidiocese de Teresina e Dioceses de Picos, Parnaíba, Campo Maior, Oeiras e Floriano, além de diversas caravanas de paróquias.
O Pe. Carlos Danilo de Araújo Santos deu início a sua caminhada vocacional em janeiro de 2001, ao longo de dez anos veio se preparando para este grande dia, quando receberia o segundo grau do Sacramento da Ordem.
Durante a homilia dom Plínio José ressaltou que assim como Jesus nos ofereceu Pedro, apascentador do rebanho, a Diocese oferece mais um sacerdote para apascentar o seu povo. "O Sacerdócio é um dom de Deus para a Igreja, e o próprio sacerdote é o primeiro a sentir esse dom, que não é para benefício dele mesmo, mas para servir ao povo de Deus", afirmou o Bispo Diocesano, ainda acrescentando que é preciso acreditar fortemente naquilo que se anuncia, e para isso, faz-se necessário vivenciar, "pois mais forte que a palavra é o testemunho", disse.
O Rito de Ordenação teve início quando o candidato ao sacerdócio foi convidado a se apresentar, dizendo "Aqui estou", em um gesto simbólico, saindo do lado de seus pais e do meio do povo para se colocar a serviço exclusivo da Igreja. Em seguida o candidato foi interrogado sobre os seus propósitos, confirmando a sua intenção de abraçar o sacerdócio com as disposições e renúncias necessárias. Com o início da ladainha, Carlos Danilo se prostrou com o rosto no chão, reconhecendo sua pequenez e fraqueza diante da grandiosidade do ofício que assumiu.
Em seguida, aconteceu um dos momentos mais fortes da cerimônia, a imposição das mãos pelo Bispo Diocesano, gesto que todos os padres repetem individualmente, na oportunidade segue-se a Oração Consecratória, pela qual o candidato é consumado sacerdote para sempre. Logo após, Carlos Danilo, agora neo-sacerdote, teve as mãos ungidas e amarradas por dom Plínio, sendo desamarradas por sua mãe, Waltânia Pinheiro.
A noite foi marcada por diversas homenagens, como o Projeto Amigos do Seminário, que apresentou o novo padre e agradeceu a todos os colaboradores que fielmente ajudam na formação dos seminaristas, também uma homenagem da Paróquia Nossa Senhora das Graças, de Teresina, por onde o Pe. Carlos Danilo passou ainda como seminarista, e da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Fronteiras, onde serviu durante o seu diaconado.
O novo padre agradeceu emocionado a todos  que o ajudaram nesta caminhada, falou do sentimento de gratidão e da alegria de ter chegado ao Sacerdócio. "O meu objetivo foi atingido em parte, mas isto não é o fim, o fim vai ser exatamente conseguir fazer o Reino de Deus se tornar concreto entre as pessoas. Vou trabalhar muito para isso, quero ser presença de Jesus no meio das pessoas", pontua.


Fonte e Fotos: Lana Krisna (PASCOM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados passarão por prévia aprovação do administrador.