quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Artigo de Opinião: Política e Politicalha

‘’Em toda luta por um ideal se tropeça com adversários e se cria inimizades. O homem firme não os ouve, nem se detém a contá-los, segue sua rota irredutível em sua marcha, inabalável em sua fé, imperturbável em sua ação, pois quem marcha em direção a uma luz, não pode ver o que ocorre nas sombras.’’


A política aperfeiçoa o espírito humano, educa os povos no conhecimento de si mesmos, desenvolve nos indivíduos a atividade, a coragem, a capacidade para enfrentar os desafios da vida, a previsão, a energia, cria, apura e eleva o merecimento.
Em toda comunidade de haver a prática da política, prática limpa e honesta onde o gestor deve procurar fazer o melhor para o povo e esse povo acompanhar, fiscalizar e cobrar dos seus gestores a política do bem comum, e dentro desse quadro deve haver pensamentos diferentes, pois toda unanimidade é burra, e quando todo mundo pensa igual, alguma coisa está errada, pois ou o grupo é medíocre e não enxerga além de seus interesses, ou uma parte está fingindo para agradar alguém e desse modo sair beneficiado. Em todo sistema deve haver oposição, oposição sadia, salutar que estimule o desenvolvimento coletivo. É a cobrança da oposição que dá a medida do trabalho a situação, portanto, dentro do processo democrático o movimento oposicionista é necessário para evitar que os dirigentes entrem na zona de conforto e se acomodem.
A oposição tem que ter uma visão desenvolvimentista, suas críticas devem visar o progresso coletivo e o bem-estar social, deve-se deixar de lado os problemas pessoais, individuais e lutar pelo todo, pelo coletivo.
O contrário da política é a politicalha, que é o jogo da intriga, da inveja, da incapacidade.
Política e politicalha não se confundem,  não se parecem, não se relacionam uma com a outra. Antes se negam, se excluem, se repulsam mutuamente.
A política é a arte de gerir o País, Estado e Município segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas e/ou tradições respeitáveis. A politicalha é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais. A política é uma função ou o conjunto das funções do organismo nacional, o exercício normal das forças de um povo consciente e senhor de si mesmo. A politicalha é o envenenamento crônico que torna os povos preguiçosos e viciosos pela contaminação de parasitas insensíveis, que visam criar uma sociedade de dependentes e alienados.
A política é a higiene dos povos moralmente sadios. A politicalha é a doença dos povos de moralidade estragada. A política sadia se faz através de ações que mudam gradativamente a sociedade em todos os setores: EDUCADORES, SAÚDE, CULTURA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, HABITAÇÃO, SEGURANÇA, ESPORTE LAZER, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESTÍMULO AO DESENVOLVIMENTO DAS POTENCIALIDADES INDIVIDUAIS, ETC...
O verdadeiro agente da política conquista o seu espaço através De ações concretas e transparentes, atitudes que revelam o grau de compromisso com Deus, com a Pátria, consigo mesmo e com o seu povo.
Que a politicalha não encontre espaço em nossa cidade, que não contamine o nosso povo, não crie raízes em nosso meio, deve ser banida radicalmente, só assim estaremos marchando para uma sociedade justa, humana e verdadeiramente sadia.

Prof. Herivelto Ribeiro Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados passarão por prévia aprovação do administrador.