Os alunos do Ensino Médio de CEMJA Francisca Pereira de Sousa Morais realizaram hoje (07) a segunda edição do Workshop que abordou os seguintes temas transversais: Corpo humano; Sexualidade; A origem da vida e Evolução das espécies; As religiões; Indústria Nassau; Bullyng; Reciclagem; Meio ambiente; A Evolução do homem e da história; As tradições de Fronteiras; Mulheres que se destacaram na nossa história; História da música popular brasileira; Desenvolvimento sustentável; Maria Bonita “ Mulher macho sim senhor”; Luiz Gonzaga “ Rei do baião”; A História do Brasil; Fronteiras em foco; Produção textual; A matemática domina o mundo;
As exposições que aconteceram na sede da escola durante todo o dia, fazem parte do projeto pedagógico e englobam as áreas de cultura, esporte e lazer.
O WOKSHOP DO CHICA PEREIRA ABORDOU TEMAS VARIADOS DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA A NOSSA SOCIEDADE. NOSSA ESCOLA(FRANCISCA PEREIRA ) ESTÁ DE PARABÉNS POR ESSE EVENTO ENCANTADOR. TODOS ALUNOS, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS COLABORARAM MUITO PARA QUE ESSE EVENTO TENHA SIDO SATISFATÓRIO E DE GRANDE APRENDIZAGEM PARA OS NOSSOS AMADOS JOVENS. OBRIGADA POR A VISITA !
ResponderExcluirAMANHÃ( 08/07/11) CONTINUAREMOS COM A PROGRAMAÇÃO DO CEMJA COM AS MODALIDADES ESPORTIVAS.
ANA PAULA DOS SANTOS BARROS
O II WORKSHOP DO CEMJA ABORDOU OS MAIS VARIADOS TEMAS ATUALMENTE ESTUDADOS NO MUNDO INTEIRO. ENTRE ELES: BULLYNG, AQUECIMENTO GLOBAL, EFEITO ESTUFA, SEXUALIDADE, ECONOMIA, SUSTENTABILIDADE, LÓGICA E OUTROS... UM TRABALHO DESTE TIPO É DE SUMA IMPORTÂNCIA, POIS ALEM DE FAZER COM QUE O ALUNO BUSQUE A PESQUISA E A ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDO PESQUISADOS, COM ORIENTAÇÃO DOS PROFESSORES, COORDENADORES DE GRUPOS, ELES PREPARAM AS APRESENTAÇÕES PARA TODA A SOCIEDADE. DESTA FORMA O CONHECIMENTO FLUI, OS ALUNOS APRENDEM E ADQUIREM MAIS EXPERIENCIA EM QUESTÕES SIMPLES COMO: TRABALHAR EM GRUPOS, QUEBRA DA TIMIDEZ, ETC... DESTA FORMA POSSO CONSIDERAR COMO PRODUTIVO ESTE TRABALHO E PARABENIZÁ-LOS A TODOS OS ENVOLVIDOS: DIRETORA, COORDENADORA, PROFESSORES, PATROCINADORES, VISITANTES E PRINCIPALMENTE OS ALUNOS QUE SÃO OS RESPONSÁVEIS DIRETOS PARA QUE O TRABALHO ACONTECESSE.
ResponderExcluirPROF. DAMIÃO BATISTA
II – WORKSHOP DO CEMJA
ResponderExcluirO que é matemática?
Ao relacionarmos a Matemática com o cotidiano, observamos sua presença em jornais, revistas, panfletos de propaganda e muito mais. Isto mostra que ela é uma forte aliada no dia a dia de todos nós em todas as partes do mundo. É esta talvez a ciência responsável pela transformação do mundo, dando acesso aos grandes avanços tecnológicos e científicos que vem perdurando por um período de mais de 5000 anos. É pra mim a ciência que provocou a revolução da tecnologia e da informação fazendo com que fosse possível a transmissão de textos, imagens e vídeos por meios de ondas eletromagnéticas, fazendo com que fosse possível a invenção da televisão, do rádio, do computador e de todas as outras máquinas antigas e modernas que circulam pelo mundo.
A matemática está em todo canto e todos nós lidamos com ela a todos os momentos. Uma simples tarefa doméstica como preparar um arroz, por exemplo, envolve noções matemática tão importante, que quando utilizada de forma errada pode levar a um desperdício dos produtos envolvido no preparo. O fato é que a quantidade de sal, pimenta ou outros ingredientes quando colocado de maneira elevada ou reduzida tira a essência do resultado final esperado. E nessa viagem exploratória na busca de um conceito matemático e da presença da matemática em todo canto é que os alunos do 3° “C” do CEMJA apresentam neste trabalho resumido, intitulado o “Cantinho da Matemática”, um painel de fotografias que mostra em massa a existência e a forte ligação que os números, os símbolos, as formas geométricas, as noções de quantidades, ordem e grandezas sempre estiveram fazendo parte dos nossos cotidianos.
Continuando viagem verificamos um desafio. A dificuldade que as pessoas e os alunos apresentam de entender e de aprender Matemática e pelo o outro lado a dificuldade que nós professores temos de lidar com eles. Este há anos vem sendo objeto de estudos e pesquisas, temas de grandes trabalhos desenvolvidos por acadêmicos no mundo todo. Sabemos mesmo da dificuldade e da complexibilidade, mas o que temos que valorizar é a essência e a importância que tal área de conhecimento representa para o mundo. Sem ela o mundo parava, pois era impossível mensurar, medir, comprar, vender, usar internet ou até mesmo fazer pequenas tarefas domésticas como, servir o café da manhã, por exemplo.
E desta forma se verifica uma resposta que tenho de “o que é matemática” e que juntamente com meus alunos, procuremos apresentá-la. uma ciência pura, exata, independente, lógica, racional, que revela segredos, resolve grande parte dos nossos problemas do cotidiano, coloca o nosso raciocínio a prova a todo momento, estar presente em todo canto e que não podemos viver sem praticá-la.
Prof. Damião Batista
A escola está de parabéns...
ResponderExcluirO projeto foi de cunho interdisciplinar abrangeu
diversas áreas do conhecimento e envolveu todos os docentes e discentes, somaram forças e mergulharam nas pesquisas.É assim que se constrói o conhecimento é interagindo e socializando.
Parabéns!
Edileuza
eitaa cemja 'MININO"ns na fita-fazendo sucSSÚ e tanto-
ResponderExcluironde tem melhores professores-melhores alunos'e EREGIS tbm rsrss
amo o xicah
é isso aee prof Damião gostei do comentariooo
ResponderExcluirvaleu
adorei esse II WORKSHOP
ResponderExcluirmais pelo fato de apenas visitar percebii que teve muitas adulações em relação de direçãoa algumas turmas e imagina se passaci a frequentar todos os dias e isso torna-se muito chato querido diretor
os alunos percebem isso da sua parte
é bom mudar ou ñ vAI GNHR + A PRXMA eleição e isso é se vc poder e de novo né mesmo!
e queria muito que vc querido jacson em que eu admiro muito postaCII esse adorav3L COMENTARIO
OBG
TODOS APRESENTARAM MUITO BEM MAIS GOSTEI MAIS DOS ALUNOS QUE ABORDARAM"A matemática domina o mundo"
ResponderExcluirADOREI ELES
eitaa que os alunos que apresentaram A matemática domina o mundo tavam era fera.
ResponderExcluirestavam efiados
gosteiii
parabéns professor
pensee numas fotos lindas
ResponderExcluirmais a que estava brilhante era a da turma de matemática.
trabalho excelente adorei
ResponderExcluirparabéns a todos os alunos
especialmente aos da turma de matemática que abordram A matemática domina o mundo.
ameii
parabéns
parabéns a todos os alunos
ResponderExcluirmais o cantinho da matemética...
vixi só coisa boa.
NÓS ALUNOS DO CEMJA VINHEMOS NOS MANIFESTAR E PARABENIZAR TODOS OS ALUNOS ENVOLVIDOS NESTE ACONTECIMENTO DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA OS VISITANTES E ALUNOS DA REFERIDA ESCOLA. OS ALUNOS COMO SEMPRE, MOSTRANDO A SUA ORGANIZAÇÃO E DESEMPENHO SURPREENDERAM A TODOS OS VISITANTES.PARABÉNS GALERINHA !!!!!!
ResponderExcluirALUNOS: LAUANA (2° ANO "C"), MATHEUS SOUSA E CRISTINA (3° ANO "A").
O CEMJA realizou um projeto de cunho interdisciplinar.Parabenizo o núcleo gestor, professores e alunos por esta proeza.È assim que se desenvolve o espírito pesquisador e investigativo do aluno.O conhecimento se constrói é numa relaçâo de interatividade e de socializaçâo.E neste processo o professor é apenas o mediador.O aluno assume o papel de protagonizador.Parabéns a todos.
ResponderExcluirEDILEUZA BEZERRA.
adorei o cantinho da matemética,principalmente a equipe que exporam fotos,explicaram problemas mateméticos(gostei)
ResponderExcluirtrabalharam muito bem e se esforçaram muito
excelente.
ainda bem jacson q vc tem esse blog.
ResponderExcluiresse seu blog é visitado viu..pense..ainda bem.
gente de longe viu..visita ele.
mais era bom que todos que visitasm postsm alguma coisa e se ntndificsm de onde que era.
que nem eu né rsrrss
éw ñ estava aii em fronteiras para visitar o work shop,mais tenho o seu blog para ver tudo direitiho e perfeitamente(pelos comentarios q vii o mais esplndido foi a dos alunos da matemética--é der pra percbstes os comntarios-eitaa eu ae soh..
PERFEITO O CANTINHO DA MATEMÁTICA!
e as foto intao vixi arrasúh
perabéns pra escola,eu estudava aí até abril desse ano fico lindoo bjss a todos de fronteiras!By: Jéssia
ResponderExcluir