quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Vereadoras eleitas em Fronteiras são destacadas no Jornal Meio Norte


Dois municípios do Piauí, Fronteiras (420 km de Teresina) e Barras (175 km da capital), são os que, proporcionalmente, elegeram mais mulheres do que homens para suas Câmaras de Vereadores.
Em Fronteiras, são 6 mulheres vereadoras e 3 homens em uma Câmara Municipal de nove cadeiras, e em Barras, são 8 mulheres e 5 homens para 13 vagas da Câmara de Vereadores.
Em Fronteiras, das seis mulheres eleitas, cinco são da mesma família, tradicional e como muitos prefeitos e ex-prefeitos, a Bezerra – Maria Cledinilsa Bezerra, Célia Maria Alves Pereira Bezerra, Hanna Ribeiro Bezerra, Keila Maria Ribeiro e Liége Ribeiro


“Meu avô foi o primeiro prefeito de Fronteiras e prefeito por cinco vezes, meu pai foi prefeito e cinco das seis vereadoras eleitas têm o mesmo parentesco, o sogro da Keila Maria, Osmar Sousa, já foi prefeito quatro vezes. Todas nós somos de famílias de políticos, com cargos de prefeito, vice-prefeito”, afirma a ex-presidente da Câmara Municipal de Fronteiras e reeleita para o terceiro mandato, Célia Maria Pereira Alves Bezerra.
Diretora do campus da Uespi (Universidade Estadual do Piauí) em Fronteiras, pós-graduada em Pedagogia e bacharel em Direito, Célia Maria Pereira Alves Bezerra diz que as mulheres se elegeram em grande número para a Câmara Municipal não porque são de família tradicional na política local, mas também porque o eleitor enxerga nas mulheres parlamentares mais organizados, com melhor qualificação.
“As famílias políticas tradicionais escolhem as mulheres para representá-las porque estão mais qualificadas e existe realmente este poder da mulher”, falou Célia Maria Alves Bezerra, adiantando que foram eleitas nas eleições municipais donas de casa, pedagogas, bióloga, estudante de fisioterapia.
“São mulheres que dão aulas, trabalham na área de saúde e têm contato com as pessoas que precisam desses serviços e se comprometem com a comunidade e isso se reflete nas urnas, além disso, as mulheres são a maioria da população”, declarou Célia Maria em entrevista ao jornalista Efrém Ribeiro do Jornal Meio Norte.
Apenas três vereadores homens foram eleitos em Fronteiras: São eles: o apicultor Samuel Ribeiro, o advogado Josué Bezerra eo odontólogo Rodrigo Adelmo Bezerra.

Escola Agrotécnica Padrão e pavimentação da Estrada que liga Fronteiras à Caldeirão Grande do Piauí são obras de destaque na região.


Construção da Escola Agrotécnica Padrão e pavimentação da estrada que liga Fronteiras a Caldeirão Grande do Piauí, consolidam-se como obras de grande importância para Fronteiras e Região.

 
Duas obras que estão sendo realizadas na cidade de Fronteiras trarão benefícios consideráveis para o município e toda a região.
A construção da Escola Agrotécnica Padrão, localizada no bairro Acampamento DNOCS, está orçada em R$ 1.637.368,00 e beneficiará cerca de 800 alunos através da oferta de cursos técnico-agrícolas. A obra de responsabilidade da Construtora RGE Ltda, teve início no mês de agosto e segundo o Engenheiro Responsável, Dr. Raimundo Guilherme P. Barros, o prazo de execução previsto é de 180 dias.


Quanto à pavimentação da estrada que liga a cidade de Fronteiras ao município de Caldeirão Grande do Piauí, um trecho de aproximadamente 35 quilômetros, as obras tiveram início no início do mês de outubro, são de responsabilidade da Construtora Terracon e tem um prazo de execução previsto em 240 dias.
A pavimentação que foi autorizada pelo governador Wilson Martins era uma promessa antiga firmada por políticos da Esfera Estadual e tem fundamental importância para todos os municípios da região por se tornar uma rota de ligação mais próxima ao vizinho Estado de Pernambuco.
Em entrevista concedida ao Blog Fronteiras Online o prefeito Eudes Agripino Ribeiro ressaltou a importância das duas obras tanto para o município de Fronteiras, quanto para as cidades circunvizinhas e destacou o empenho e a cobrança do Poder Público Municipal e do Deputado Federal Átila Lira para a liberação das mesmas.


Eudes Agripino pontuou também que dentro de alguns dias chegará em Fronteiras uma equipe de Engenharia responsável por elaborar o Projeto de Pavimentação de algumas ruas da cidade, num total aproximado de 10 km.