sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

MPF-PI pede a anulação da prova do ENEM por vazamento

PF não conseguiu rastrear todos os candidatos que receberam a prova de Redação


O procurador da República Kelston Pinheiro Lages, do Ministério Publico Federal, ajuizou ação civil pública pedindo cancelamento parcial da prova do Enem em 2014. Isso porque, o laudo da Polícia Federal concluiu que houve de fato vazamento da prova de redação aplicada, não sendo possível, porém, identificar quantas pessoas receberam o conteúdo da imagem contendo o tema da prova, em seus WhatsApps.
“A preocupação do Ministério Público é preservar as condições de igualdade aos que concorrem ao Enem”, disse o procurador em entrevista à TV Cidade Verde.
O pedido é para a aplicação de uma nova prova de Redação com a alteração cronológica das etapas e publicização das novas datas relativas ao certame.
Caso a justiça aceite o pedido de liminar, o processo de inscrição no Sistema Unificado de Ingresso à Universidade (SISU), bem como de matrículas nas Universidades, poderá ser suspenso até a realização de uma nova prova. A decisão tornaria ainda sem efeito as notas gerais divulgadas no dia 13 de janeiro de 2015. O procurador da República Kelston Lages, autor da ação, solicitou ainda a aplicação de multa em caso de descumprimento da decisão.
“O pedido tem dois motivos. Foi feita constatação do vazamento do tema da redação. Bem como há o fato de que não foi possível identificar quantos receberam a prova, já que alguns passaram para grupos de WhatApp. Como é um certame nacional, a decisão vale para todo Brasil”, reitera o procurador.

Vídeo mostra estudante com a prova
Em 9 de novembro de 2014, segundo dia de avaliação do exame, vários candidatos que fizeram a prova no Estado do Piauí receberam mensagem via aplicativo WhatsApp com a imagem do tema da redação. A mensagem foi recebida por volta das 10h47, mais de uma hora antes da aplicação da prova, às 12 horas.

De posse de um vídeo no qual aparece abrindo o saco plástico lacrado onde havia guardado documentos pessoais e celular, durante a realização do exame, e uma imagem com o tema da redação extraída da galeria de seu celular, um estudante piauiense procurou a Superintendência da Polícia Federal no Piauí e formalizou a denúncia sobre o vazamento do tema da redação.
O inquérito realizado pela Polícia Federal constatou por meio de exame pericial, realizado em celulares de alguns estudantes ouvidos na investigação, que houve o vazamento do tema da redação do ENEM 2014 pelo aplicativo WhatsApp, às 10h47 do dia 9 de novembro de 2014 nos grupos “Vem que eu faço direito”, “Terceirão”, “Boa Sorte” e “VQV”. Em depoimentos, os estudantes afirmaram que receberam a mensagem horas antes da prova e que a replicaram para outros grupos.
Durante as investigações,o INEP apresentou nota técnica na qual admite ter havido a abertura dos malotes contendo as provas nos estados do Piauí, Maranhão, Paraíba e Ceará duas horas antes do horário estipulado no procedimento operacional padrão.

*Com informações da Ascom-MPF

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Projeto Eólico da Chapada do Araripe começa a funcionar em setembro deste ano


O projeto eólico Chapada do Araripe, localizado nos municípios do Piauí e Pernambuco, deve entrar em operação até setembro de 2015. Esta é a previsão da Casa dos Ventos, que já instalou aproximadamente 400 aerogeradores naquela região.
A implantação do projeto está mudando a realidade da região, já que na primeira etapa são empregadas diretamente cerca de 1.500 pessoas, nos municípios de Caldeirão Grande, Padre Marcos, Simões, Bethânia, Curral Novo e Marcolândia. Ali, são investidos aproximadamente R$ 5,5 bilhões, gerando 1.300 MW de energia limpa.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Jovem é perseguido e baleado em Fronteiras

Acusados tentaram investir também contra um irmão da vítima que conseguiu escapar ao esconder-se em um matagal.

Uma briga ocorrida entre dois menores na noite deste domingo (18), por pouco não acaba em tragédia na cidade de Fronteiras.
Na tarde desta segunda-feira um dos menores envolvidos no desentendimento, supostamente auxiliado por dois tios, resolveu se vingar e  de posse de uma moto e de um revólver perseguiu o menor identificado inicialmente com M.C. de 17 anos.
A perseguição durou alguns minutos e percorreu várias ruas da cidade. Em determinado momento os acusados tentaram investir também contra um irmão da vítima que trabalha como bombeiro num posto de combustíveis no centro da cidade. Ao perceber a ação o adolescente conseguiu escapar escondendo-se em um matagal.
Os acusados retomaram a perseguição ao menor M.C. e conseguiram alcançá-lo nas proximidades do  Bairro Acampamento DNOCS. M.C. foi alvejado com um tiro que atingiu a região dorsal e transfixou a barriga.
O adolescente foi socorrido ao Hospital Norberto Ângelo Pereira e imediatamente transferido para a cidade de Picos-PI. Os acusados, que foram identificados, empreenderam fuga e até o fechamento da matéria não haviam sido localidados pela Polícia Militar.

(Aguarde mais informações)