sábado, 2 de maio de 2015

Acidente com carreta deixa um morto e dois feridos em Fronteiras

Acidente ocorreu em um trecho da PI-142 que liga as cidades de Fronteiras e Pio IX

Um grave acidente envolvendo uma carreta da transportadora teresinense TRANSBRAGA vitimou fatalmente um motorista identificado como Fernando e deixou feridos outros dois motoristas identificados como José Leandro dos Santos da Silva (38 anos) e Josivan Mendes de Sousa (37 anos), naturais de Teresina-PI.
Segundo informações preliminares, o veículo de placas PIF 6564 (Teresina-PI) que transportava uma carga de cimento era conduzido pelo motorista Leandro Silva. As outras duas vítimas do acidente eram motoristas da mesma transportadora e haviam deixado os seus veículos para serem carregados no pátio da Empresa Itapissuma S/A na próxima segunda-feira (04), retornavam de carona para Teresina onde passariam o final de semana.
O veículo perdeu o controle em uma das curvas da PI 142, próximo a uma Estação Elevatória da Adutora Piaus, há cerca de 04 quilômetros da zona urbana do município de Fronteiras. Parte da carga de cimento ficou espalhada sobre o asfalto e as três vítimas ficaram presas às ferragens da carreta.
O resgate foi bastante tenso, foram utilizadas uma pá mecânica e uma retroescavadeira para içar a cabine do veículo e retirar as vítimas. Apesar do empenho de um grupo de Socorristas recém formados no município de Fronteiras e que coordenaram com competência toda a ação de resgate, apenas o condutor e um dos passageiros foi resgatado com vida, o terceiro passageiro encontrava-se em óbito.
As vítimas foram levadas ao Hospital Norberto Ângelo Pereira e posteriormente encaminhadas para o Hospital Regional Justino Luz, na cidade de Picos. O corpo de Fernando encontra-se no necrotério do HNAP.
Um dos proprietários da transportadora Transbraga está se deslocando ao município de Fronteiras para providenciar os trâmites legais para o translado do corpo para a Capital e o rebocamento do veiculo que ainda se encontra no local do acidente.


Fotos: Jakson Sousa/ Clediomar Sousa

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro realiza IIª Caminhada do Trabalhador

A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, realizou nesta sexta-feira, 1º de Maio, a IIª Caminhada do Trabalhador que reuniu todas as instituições, classes trabalhistas e comunidade religiosa..
Em sua segunda  edição a Caminhada do Trabalhador, idealizada pelo Pe. Gregório Leal Lustosa, contou com a participação vários segmentos sociais.
A caminhada teve inicio no antigo cruzeiro da Av. 07 de Setembro, contou com duas paradas reflexivas realizadas na Praça Protásio Gomes e em frente ao prédio do Campus da Universidade Estadual do Piauí e culminou com uma Celebraçã Eucarística que marcou também o início do novenário de Nossa Senhora de Fátima na Igreja Matriz.


Fotos: Clediomar Sousa (Blog Lagoa do Rato)

Professores de Pio IX realizam aula pública em manifesto contra precárias condições de trabalho



Manifestação tem por objetivo reivindicar contra atrasos salariais e redução de carga horária que implica na diminuição do pagamento dos professores


Aderindo a paralisação deliberada pelo Conselho Nacional dos Trabalhadores em Educação, CNTE, professores das redes municipal e estadual do município de Pio IX realizaram na manhã desta quinta-feira, 30, uma aula pública. A manifestação que ocorreu de forma pacífica também reuniu alunos, pais e toda a comunidade piononense, tendo por objetivo reivindicar as precárias condições de trabalho que os mesmos estão sendo submetidos.

Munidos de faixas e cartazes, os manifestantes percorreram as principais ruas da cidade com direito a paradas em frente a sede da Prefeitura Municipal de Pio IX e da Secretaria Municipal de Educação.

A presidente do Sindicato Municipal dos Trabalhadores da Educação de Pio IX (Simtep), Luciene Amorim, destaca que o manifesto busca chamar a atenção da sociedade piononense e do poder público para as condições de trabalho enfrentadas pelos professores, como atraso de salários, e o anúncio da redução de 40h de trabalho para apenas 20h. A mudança anunciada  tem provocado revolta na categoria e temor devido aos reflexos diretos no orçamento dos professores.



“Estamos aqui reivindicando contra a terceirização que vai banir os direitos trabalhistas neste país. Enquanto educadores é inadmissível que nos deixemos virar fantoche. Estamos também enfrentado os problemas de atraso salarial, e redução na carga horária de 40h para 20h, onde o salário dos professores será diminuído. Isto pode gerar um constrangimento enorme, tanto para os servidores, para o comércio, muitos destes profissionais levantaram seu patrimônio com base neste salário que contempla as 40h”, disse Luciene Amorim.

A justificativa dada pela prefeita de Pio IX, Regina Coeli Viana, é de que a folha de funcionários está inchada, e a receita que entra no município tem sido insuficiente.  A folha de funcionários da Educação de Pio IX é de 308 funcionários segundo dados do Simtep.

Luciene Amorim lamenta que apesar do enjangamento e união da categoria, ainda existem profissionais que não participam da luta e permanecem calados, seja pelo comodismo ou pelo medo de represálias.  Ela ainda ressaltou que as reuniões e negociações com a gestão municipal tem ocorrido de forma harmônica. A expectativa é de que as modificações anunciadas não venham a se confirmar.



Preocupação com o orçamento financeiro

A professora da rede municipal de ensino, Luanna Santos, enfatiza que todas as atitudes do poder público municipal tem revoltado a categoria. ” A gente está revoltado e também muito preocupado com estas mudanças de redução para apenas um turno, e este foi um direito que adquirimos. O atraso de salários tem gerado modificações no nosso orçamento e na nossa vida, pois não temos conseguido arcar com os nosso compromissos. Muitas pessoas compraram casas pela Caixa, outras fizeram empréstimos bancários  e não tem conseguido quitar no prazo correto as contas”, afirma Luana Santos.

Conquistas

Em reunião com a promotoria do Ministério Público do Trabalho, o Simtep representando a categoria dos professores conseguiu a inclusão da gratificação da regência de segundo turno para os docentes aprovados no concurso de 2012. Por uma questão de interpretação do poder público municipal, a regência contemplava apenas uma parcela destes profissionais que a partir de agora se estende a todos. A decisão foi estabelecida na última quarta-feira, 29, mediante o envio de requerimentos pelos professores.

Fonte: Portal Riachão Net

terça-feira, 28 de abril de 2015

Convite-missa: 30° dia de falecimento de Dr. Valdir Pereira (Didi)

A Família de odontólogo Valdir Pereira, popularmente conhecido como Dr. Didi, ainda consternada com a dor de sua partida, convida parentes, amigos e toda a comunidade fronteirense para a Celebração Eucarística pelo 30° dia de seu falecimento, que realizar-se-á nesta quinta-feira, 30 de abril, às 19h00min, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na cidade de Fronteiras.
Desde já agradecem o comparecimento de todos.

Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania de Fronteiras receberá prêmio de Sustentabilidade Social 2015

Carta Convite
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania  de Fronteiras (SMASC) foi agraciada pela Fundação Premium Brasil Group com o prêmio Sustentabilidade Social 2015, que será entregue durante a realização do 8° Encontro Nacional de Secretários Municipais de Assistência Social que acontecerá entre 15 e 18 de maio na cidade de Foz do Iguaçu, no Estado do Paraná.
O prêmio é o reconhecimento nacional  do trabalho desenvolvido pela equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, no desenvolvimento de ações  dos Serviços de Proteção Social Básica e Serviços de Proteção Social  Especial de Média e Alta Complexidade, com ênfase na proteção da criança e do adolescente, valorização da pessoa idosa e realização de cursos sustentáveis que aumentam a autoestima e proporcionam a geração de renda às famílias menos favorecidas.
A secretária municipal de Assistência Social e primeira-dama Zildênia Ribeiro destacou que este prêmio é um reconhecimento das ações de implementação de políticas públicas implantadas no município, sendo resultado de um trabalho em conjunto, desenvolvido com compromisso e seriedade e que eleva ainda mais o grau de compromisso da equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania com a comunidade de Fronteiras.
Zildênia Ribeiro ressaltou também que é a primeira vez que o Serviço Social do município recebe um prêmio desta natureza, que classifica a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania de Fronteiras como uma das cinquenta melhores do Brasil.

Prefeito Eudes Agripino e Zildênia Ribeiro (Primeira-dama e Secretária de Assistência Social)

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Convite-Missa de Sétimo dia de Constâncio Gomes Sobrinho

A família de Constâncio Gomes Sobrinho, ainda consternada com a dor de sua partida, convida parentes e a amigos a se fazerem presentes na Celebração Eucarística pelo sétimo dia do seu encontro definitivo com o Pai Celestial, que realizar-se-á na próxima quarta-feira (29) às 9h:00mim, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no município de São Julião-PI.
Desde já agradece aos que comparecerem a este ato de fé e solidariedade cristã.

Município de Fronteiras abre inscrições para eleições do Conselho Tutelar

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) comunica a população fronteirense que estão abertas as inscrições para os candidatos ao próximo pleito para os Conselheiros Tutelares do município de Fronteiras-PI.
As inscrições preliminares dos candidatos ao cargo de Conselheiro Tutelar serão realizadas, pessoalmente, na Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SMASC), situada na Avenida José Aquiles de Sousa, n/n, Bairro Centro, no período de 27 de abril a 22 de maio de 2015, encerrando-se às 12h00min.
Para tanto, é necessário apresentar uma série de documentos discriminados no Edital nº. 02/2015, além de ter idade mínima de 21 anos, reconhecida idoneidade moral, residir no município de Fronteiras há mais de dois anos, apresentar no momento da posse certificado de conclusão do Ensino Médio, demostrar conhecimento teórico e prático na área da Infância e Juventude e possuir aptidões físicas e mentais compatíveis com o exercício do cargo de Conselheiro (a) Tutelar.
Ao final do pleito, serão eleitos novos Conselheiros Tutelares titulares e suplentes, que terão um mandato de 04 anos a contar de 10 de janeiro de 2016, data da posse.

Nota de Falecimento: Morre em Teresina Dona Maria José de Pessoa

Arquivo da Família
Faleceu na madrugada desta segunda-feira (27) no Hospital São Marcos, em Teresina-PI, a senhora Maria José de Carvalho Linhares (73 anos), popularmente conhecida como Maria José de Pessoa.
A mesma encontrava-se internada no referido hospital a cerca de um mês, em decorrência de complicações de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e problemas respiratórios.
O corpo deverá chegar à cidade de Fronteiras no final da tarde e será velado em sua residência na Rua José Ribeiro Filho.
O Blog Fronteiras Online manifesta o sentimento de profundo pesar ao tempo em que se solidariza com a Família Linhares neste momento de tamanha dor.

Secretaria de Educação realiza audiência pública para elaboração do Plano Municipal de Educação

A Secretaria de Educação juntamente com o Conselho Municipal de Educação realizaram na última sexta-feira (24) uma audiência pública para elaboração do Plano Municipal de Educação.
Equipes das escolas municipais  se reuniram anteriormente para que, de forma democrática, fossem elaboradas as estratégias do Plano Municipal de Educação através de ações concretas e eficientes. O Plano Municipal de Educação visa promover a melhoria permanente da qualidade da educação.

Unidade Escolar Municipal Hermínio José Ribeiro
Unidade Escolar Municipal Nossa Senhora de Fátima
Centro de Educação Infantil José Aquiles Filho
Unidade Escolar Municipal José Aquiles de Sousa
Fotos: Blog Fronteiras me faz crescer (Inácia Ribeiro)

domingo, 26 de abril de 2015

Vende-se residência e terreno na Vila dos Pescadores

Vende-se uma residência com 11 cômodos e um terreno localizado na Rua dos Pescadores, na entrada da Escola Agrotécnica Francisco Alves de Sousa, na Vila dos Pescadores.
A residência possui garagem, forro em gesso e piso em cerâmica. Interessados falarem com Chichica pelo telefone (89) 9974-8347.