sexta-feira, 21 de junho de 2013

Empresa Terracon emite Nota de Pesar e Esclarecimentos sobre o acidente ocorrido em Fronteiras

Engenheiro afirmou que a Empresa TERRACON não se eximirá ou omitir-se-á das responsabilidades que lhe forem competentes e manifestou apoio a família das vítimas: Confira Nota:

Corpos de mãe e filha atropeladas por patrol serão sepultados em Francisco Macêdo

Sepultamento acontecerá por volta das 14:00hs


Os corpos de Elizabeth de Jesus Oliveira Carvalho (42 anos) e Thalia de Carvalho Oliveira (16 anos), mãe e filha que foram atropeladas por uma patrol na cidade de Fronteiras serão sepultados na localidade Cabaceiras, no município de Francisco Macêdo, no início da tarde desta sexta feira (21).
Por volta das 9:00h da manhã acontecerá um culto de despedida na sede da Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Fronteiras e em seguida os corpos seguem para Francisco Macêdo.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Jovem vítima de tragédia cursava 3º Ano do Ensino Médio no CEFPSM

A jovem Thalia de Carvalho Oliveira, que faleceu juntamente com sua mãe em um trágico acidente ocorrido na noite desta quinta-feira (20), cursava o 3º Ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Francisca Pereira de Sousa Morais.
As duas vítimas foram colhidas por uma Patrol da Empresa Terracon, que trabalha na pavimentação asfáltica da estrada que liga Fronteiras a Caldeirão Grande do Piauí.
Segundo informações de testemunhas, ao cometer o atropelamento o motorista da Patrol ainda teria tentado atropelar uma terceira pessoa que estava próxima às vítimas, supostamente no intuito de eliminar a testemunha.
No veículo que foi abandonado no pátio da Empresa Terracon, pode-se perceber vestígios de sangue. O motorista evadiu-se do local.


Fotos: Blog Lagoa do Rato

Grave acidente mata mãe e filha em Fronteiras

Um grave acidente ocorrido por volta das 18:30h desta sexta-feira matou mãe e filha, Identificadas respectivamente como Elizabeth de Jesus Oliveira Carvalho (42 anos) e Thalia de Carvalho Oliveira (16 anos).
O acidente aconteceu na estrada que liga Fronteiras a cidade de Caldeirão Grande do Piauí-PI, na altura do bairro Cacimbinhas na cidade de Fronteiras.
Informações iniciais dão conta que um trator que trabalha na pavimentação asfáltica da cidade colheu as vítimas a poucos metros de sua residência.
No asfalto ficaram marcas do acidente, inclusive pedaços do crânio e massa encefálica de uma das vítimas.

Carros de distribuição de água passam por análise em Fronteiras

O Programa SISÁGUA, executado pelo Departamento de Vigilância em Saúde de Fronteiras, realizou nesta quarta-feira (19) a coleta de amostras de água dos caminhões pipas e tanques particulares que oferecem o serviço de venda de água na cidade de Fronteiras.
O SISÁGUA - Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano é um programa do Ministério da Saúde tem por objetivo manter atualizado um Banco de Dados com informações importantes, referentes as diferentes formas de Abastecimento de Água, visando análise e avaliação sobre a Qualidade da Água destinada ao Consumo Humano com objetivo de possibilitar melhor Planejamento das Ações de Vigilância no âmbito do SUS, conforme estabelecido na Portaria MS nº 518/04.
Em Fronteiras são coletadas mensalmente 18 amostras de água, em diferentes pontos do município, que são enviadas para o laboratório do CEREST Regional de Picos, onde passam por análises físico-químicas e bacteriológicas.

Escolas fronteirenses realizam seletiva do Programa Atleta na Escola

A  Secretaria Municipal de Educação de Fronteiras aderiu ao Programa de Formação Esportiva Atleta na Escola, do Ministério do Esporte, e já está realizando a seletiva escolar do programa de formação esportiva.
A etapa escolar teve início nesta quarta-feira (19), no Estádio Municipal O Pinheirão, com alunos da Unidade Escolar José Aquiles de Sousa (UEJAS) e segue até a próxima sexta-feira com as seletivas da Unidade Escolar Municipal Nossa Senhora de Fátima (UEMNSF) e Unidade Escolar Hermínio José Ribeiro (UEHJR).
Cada escola participa com um determinado número de alunos, dos quais serão selecionados os melhores atletas de cada categoria - resistência, velocidade e salto à distância.  Os alunos classificados de cada escola seguirão para a fase municipal, que será realizada no dia 24 de julho. Posteriormente, acontecerão as fases estadual e nacional.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Comando de Polícia no Interior estuda implantação de Grupamento Tático com base em Fronteiras

O Comandante de Policiamento do Interior (CPI) , Coronel Lindomar Castilho, esteve em Fronteiras no último dia 13, acompanhado do Comandante do Grupo Tático Aéreo de Policiamento (GTAP), Coronel Gomes, do Sub-Comandante Josué e do Comandante da 4ª CIA de Polícia de Fronteiras, Tenente Francisco Gilson Xavier Medeiros.
Na ocasião foi discutido sobre a possibilidade de implantação de um Comando do Grupo Tático da Polícia Militar com base em Fronteiras. Segundo o Tenente Gilson Medeiros, o projeto deverá ser implantado em poucos meses e deverá atuar de forma direcionada nas ações de combate ao tráfico de drogas e crime organizado em Fronteiras e cidades adjacentes.

Suspeitos de tráfico de drogas serão liberados por ausência de promotor em Fronteiras

O juiz Dr. Marcos Antonio de Moura Mendes expediu alvará de soltura em benefício de Dagmar Antônia Ramos e Mário Vicente da Cruz, presos sob acusação de tráfico de drogas na cidade de Fronteiras.
Dagmar Ramos estava presa no dia 25 de março e encaminhada para a  Penitenciária Feminina em Picos. Mário Vicente estava preso na sede da 4ª CIA de Polícia de Fronteiras desde o dia cinco de maio. O Alvarás de Soltura são justificados pela ausência do Parecer do Ministério Público nos inquéritos.
O Delegado Civil Bruno Meyer e o Capitão da 4ª CIA de Polícia de Fronteiras, Tenente Francisco Gilson Xavier Medeiros, falaram ao Blog Fronteiras Online sobre o sentimento de frustração que sentem em relação a tramitação de processos na Comarca de Fronteiras.
"A ausência de um representante do Ministério Público na cidade de Fronteiras inviabiliza o andamento de inquéritos e a prisão de pessoas envolvidas em delitos relacionados a furtos e tráfico de drogas." frisou o Tenente Gilson Medeiros.
O prefeito Eudes Agripino Ribeiro encaminhou ao Ministério Público Estadual um ofício solicitando providências urgentes em relação à nomeação de um promotor titular para a Comarca de Fronteiras.


Sede da 4ª CIA de Polícia de Fronteiras

Preso integrante de quadrilha fronteirense acusada de assaltar ônibus da Progresso

Foi preso na tarde desta quarta-feira (19) Antonio Claudiney Luz Bezerra (26 anos), sob acusação de ter participado do assalto ao ônibus da empresa Progresso.
O assalto ocorreu no dia 19 de abril quando o ônibus da empresa Progresso foi interceptado no KM 87 e os elementos realizaram um arrastão que terminou nas proximidades do município de Alegrete do Piauí. Dos passageiros foram recolhidos recolhidos carteiras, celulares, objetos pessoais e dinheiro uma quantia de 9.366,00 R$ em dinheiro e cheques.
Avisados do assalto, policiais da 4ª CIA de Polícia de Fronteiras interceptaram o veículo utilizado na fuga e detiveram o motorista Teodoro (23 anos) que entregou os demais comparsas.
Daniel Alves (19 anos) e Leandro Rodrigues (19 anos) foram presos em flagrante e transferidos para a Presídio José de Deus Barros, na cidade de Picos. Claudiney Luz encontrava-se foragido e contra ele havia um mandado de Prisão Preventiva expedido pelo juíz da cidade de Jaicós, Comarca onde tramita o processo.
Claudiney encontrava-se escondido na casa de parentes na localidade Tamboril e tentou fugir do cerco policial. Em posse dele foi encontrada uma espingarda de fabricação artesanal.


Fonte e Foto: 4ª CIA de Polícia de Fronteiras-PI

Faleceu em Campos Sales, Jô Cabelereiro

Faleceu na noite da última terça-feira (18/06), o Sr. Joaquim da Silva Leão, popularmente conhecido como Jô Cabelereiro.
Nascido no Estado de Minas Gerais e naturalizado na cidade de Corveiro-MG, chegou em Campos Sales no ano de 1983, onde estabeleceu-se e ficou conhecido por todos por ser um excelente profissional do ramo cabelereiro.
Vinha sofrendo de enfisema pulmonar há mais de 7 anos e faleceu em sua residência, vitimado por um infarto. Seu corpo foi velado durante toda a quarta-feira (19) na sua residência e foi sepultado por volta das 16:00h no cemitério da cidade de Campo Sales. Jô Cabelereiro prestou serviços por mais de 30 anos em Campos Sales, Fronteiras, Salitre, Pio-IX, Araripe, dentre outros município da região.


Fonte e Foto: Blog Lagoa do Rato

terça-feira, 18 de junho de 2013

Fronteiras receberá atendimentos do Projeto CEIR Móvel

O município de Fronteiras vai receber os atendimentos do Projeto CEIR Móvel, que descentraliza parte dos serviços ofertados pelo Centro Integrado de Reabilitação. Quem precisa de algum meio auxiliar de locomoção na região deve apresentar o encaminhamento fornecido por um médico ou fisioterapeuta do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Ceir Móvel disponibiliza órteses, próteses, cadeiras de rodas, cadeiras de banho, muletas, andadores ou outros meios auxiliares de locomoção. Os atendimentos vão acontecer em Fronteiras de 8h as 18h, nos dias 04 e 5 de julho, na sede da Secretaria de Saúde do município, localizada na Avenida Manoel Valério, nº 471, Centro.
Para participar, é necessário a solicitação médica, documento de identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.

SEBRAE realiza Dia do Empreendedorismo em Fronteiras

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) realizou nesta terça-feira (18) o Dia do Empreendedorismo em Fronteiras. Na oportunidade os consultores ministraram palestras e orientaram na formalização de empreendedores que trabalhavam na informalidade.
A programação contou com a Palestra Magna: Desenvolvimento Territorial e a Importância dos Negócios Locais, e uma séries de palestras com os seguintes temas: Empreendedor Individual, Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, Atendimento ao Cliente, Oportunidade de Negócios para MPEs em Compras Governamentais e Linhas de Créditos.
As palestras foram ministradas pelos Consultores do SEBRAE, Marcos Viveiros, Wilson Spíndola, Mury Campos.
Felipe Vieira, Gestor do Projeto SEBRAE Território da Cidadania Vale do Guaribas, falou ao blog Fronteiras Online sobre a importância da realização deste evento para  micro e pequenas empresas e empresários formais e informais, ressaltando a atuação do SEBRAE junto e este público.

Acusado de atirar em ex-vice-prefeito Francimar e assessor é absolvido em Fronteiras

O acusado de atirar contra eles, Francisco João de Sousa, conhecido como “Das Chagas”, foi preso e agora submetido a júri popular.
Francimar (ex vice-prefeito de São Julião)
Na manhã desta segunda-feira (17), José Francimar Pereira, ex-vice-prefeito do município de São Julião (a 386 km de Teresina) foi transferido até a cidade de Fronteiras para ser testemunha de acusação em um caso de tentativa de homicídio, ocorrido no dia 06 de outubro de 2012 .
O político ficou conhecido em todo o Piauí ao ser preso e apontado como o mandante intelectual do assassinato do ex-vereador Emídio Reis (PMDB), crime ocorrido em janeiro deste ano.
Entretanto, no processo que tramita na Comarca de Fronteiras, José Francimar não é réu. Seu depoimento, na verdade, pode ajudar na condenação de um acusado.
Em outubro de 2012, véspera das eleições municipais, Francimar e seu assessor Wanderley José de Sá visitavam uma comunidade da zona rural de São Julião quando sofreram um atentado a tiros. Candidato a vice-prefeito pelo lado da situação, Francimar escapou ileso, mas Wanderley foi atingido por três projéteis.
O político não só testemunhou tudo, como ajudou no resgate da vítima. Na época, comentou-se que o atentado tinha como algo o político e, não, seu assessor.
Após testemunhar no Fórum de Fronteiras, Francimar foi levado de volta ao Grupamento Tático Aéreo Policial (GTAP), no bairro Ilhotas, zona Sul de Teresina, onde é mantido preso desde o mês de março deste ano. 
O acusado de atirar contra eles, Francisco João de Sousa, conhecido como “Das Chagas”, foi preso e agora submetido a júri popular. O julgamento teve início por volta das 9h da manhã e se estendeu até às 18h.
A defesa de Francisco João defendeu a tese de que ele agiu em legítima defesa. Os jurados acataram a argumentação e absolveram o réu, apesar das provas em contrário e de testemunhos, como o de José Francimar.
Por telefone, o juiz Marco Antônio Moura Mendes, titular da Comarca de Fronteiras, explicou a um site da Capital que no Júri Popular, quem decide o destino do réu são os jurados. E em Fronteiras, a condenação é uma exceção. As estatísticas comprovam. Dos 20 júris realizados nos dois últimos anos na cidade, houve somente uma condenação.
“É uma responsabilidade que não é do magistrado. A decisão do Júri Popular é soberana”, justifica.
Desaparecido
Logo após o atentado contra Francimar e Wanderley, em outubro de 2012, um filho de Francisco João de Sousa desapareceu da região. Francisco Maciel não é mais visto desde dezembro de 2012.
A mãe do jovem alega que ele era ameaçado por dois membros da mesma quadrilha acusada de assassinar Emídio Reis. Porém, existe um mandado de prisão por roubo em aberto contra Maciel. Há a possibilidade de ele estar apenas foragido.

Fonte: O Dia/ Foto: Cidade Verde

segunda-feira, 17 de junho de 2013

UESPI realizou mobilização contra a Dengue em Fronteiras

Os acadêmicos do Curso de Bacharelado em Administração da Universidades Estadual do Piauí (UESPI), Campus Profª. Nair Bezerra Pereira Alves, realizaram no último sábado (15) a mobilização "Um por todos e todos contra a Dengue!" que percorreu os principais bairros da cidade.
O evento coordenado pelos professores James Elemieverson Carvalho Oliveira e Leni Maria da Silva Brito culminou com uma palestra sobre dengue, ministrada pela enfermeira Cinthya Ribeiro.