sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Municípios da 40ª Zona Eleitoral receberão reforço de tropas federais nas eleições

Tendo em vista o clima de disputa acirrada e violenta que prevalece em grande maioria das cidades do interior do Estado Piauí, os juízes de várias Zonas Eleitorais protocolara junto ao Tribuna Regional Eleitoral (TRE-PI) o pedido de reforço de tropas federais, para acompanharem o processo eleitoral no dia 02 de outubro. Os municípios de Fronteiras, Caldeirão Grande do Piauí, Alegrete do Piauí e São Julião, estão entre os 139 municípios para os quais já foram solicitados os reforços.
Até o meio dia da última quinta-feira (18), os juízes de 56, de um total de 98 Zonas Eleitorais, já haviam protocolado junto ao TRE-PI a solicitação de reforços. Dentre os diversos motivos para os pedidos, os juízes destacaram o histórico das cidades com grande extensão territorial, crimes eleitorais e pouco qualitativo de policiais na região. A presença das tropas tem como objetivo garantir a segurança dos eleitores e até mesmo dos candidatos que disputam as eleições.


Vereadora Cledinilsa Bezerra apresentará PL que equipara salário de prefeito, vice-prefeito, vereadores e secretários ao salário de professores da Educação Básica

O texto do Projeto de Lei está sendo apresentado através do Blog Fronteiras Online que abrirá uma enquete para avaliar a opinião pública a respeito do assunto.

Vereadora Cledinilsa Bezerra
A vereadora Cledimilsa Bezerra (PPS) pretende apresentar na Câmara Municipal de Fronteiras um Projeto de Lei que dispõe sobre a redução do subsídio do prefeito (a), vice-prefeito (a), vereadores (as) e os secretários (as) municipais equiparando ao fixado como o piso salarial municipal dos profissionais do magistério público da educação básica do municipal de Fronteiras-PI.
Segundo o texto proposto no Projeto, o subsídio do vereador da cidade de Fronteiras, vigorará para a próxima legislatura (2017/2020), o equivalente  ao piso salarial dos profissionais do Magistério Público, para a formação em Classe A, nível I, em regime de 40 horas do município de Fronteiras-PI. Quanto à remuneração do presidente da Câmara o Projeto versa que este seja equiparado ao dos demais parlamentares, sendo vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória que diferencie dos demais.
O teto para o subsídio dos Secretários Municipais para as próximas investiduras (2017/2020), ficará estabelecido ao equivalente ao piso salarial dos profissionais do Magistério Público da Educação Básica para a formação em Classe A, nível I, em regime de 20 horas do município de Fronteiras.
O teto para o subsídio do (a) prefeito (a) municipal para as próximas investiduras (2017/2020), ficará estabelecido ao equivalente ao piso salarial dos profissionais Magistério Público da Educação Básica para a formação em Classe B, nível I, em regime de 40 horas do município de Fronteiras.
O teto para o subsídio do (a) vice-prefeito (a) municipal para as próximas investiduras (2017/2020), ficará estabelecido ao equivalente ao piso salarial dos profissionais Magistério Público da Educação Básica para a formação em Classe B, nível I, em regime de 40 horas do município de Fronteiras.
Todos os subsídios citados no texto do Projeto de Lei tratam do valor a ser pago mensalmente, e deverão ser reajustados nas mesmas bases e condições do reajuste fixado pelo município aos profissionais do Magistério Público da Educação Básica do município de Fronteiras.
Segundo a vereadora Cledinilsa Bezerra os subsídios pagos atualmente para os cargos públicos citados vigoram apenas para este mandato que se encerra e 31 de dezembro. O texto do Projeto de Lei está sendo apresentado através do Blog Fronteiras Online que abrirá uma enquete no avaliar a opinião pública a respeito do assunto.

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Acidente de moto na PI - 142 que liga os município de Fronteiras e Pio IX deixa vítima fatal

Um acidente ocorrido no final da tarde desta quinta-feira (18) vitimou fatalmente um autônomo Antonio Vieira, popularmente conhecido por Tontonho ou Pipoca, natural da localidade Pajeú-CE, que morava em São Paulo e passava férias nos municípios de Fronteiras e Pio IX onde visitava parentes.
A vítima que pilotava uma moto modelo Honda NCX 750 cilindradas havia deixado a localidade Olho D'água dos Freires em direção ao município de Pio-IX e perdeu o controle da motocicleta na altura da localidade Volta do Rio, sobrando em uma curva, chocando-se contra uma cerca e vindo a óbito no local.
O corpo foi trazido ao necrotério do Hospital Norberto Ângelo Pereira onde aguardou a chegada de familiares que tomaram as providências cabíveis quanto ao velório e sepultamento que ocorrerá na localidade Pajeú, no Estado do Ceará.


(Aguarde mais informações)

TAC define condutas a serem adotadas por partidos políticos e coligações nos municípios da 40º Zona Eleitoral

40º Zona Eleitoral abrange os municípios de Fronteiras, Caldeirão Grande do Piauí, Alegrete do Piauí e São Julião.

Uma reunião realizada na manhã desta quinta-feira (18) no Fórum da Comarca de Fronteiras entre o Dr. João Manoel de Moura Ayres, Dr. Edgar dos Santos Bandeira Filho, respectivamente, Juiz  e Promotor Eleitoral da 40ª Zona de Fronteiras e líderes partidários das cidades de Fronteiras, Caldeirão Grande do Piauí, São Julião e Alegrete do Piauí, objetivou esclarecer considerações acerca de todas as etapas do processo eleitoral, aplicação do poder de polícia e alterações trazidas pela Lei nº. 13.165/2015. A reunião resultou na firmação de um Termo de Ajuste de Condutas que definiu as seguintes medidas a serem adotadas nos referidos municípios:
1. Face à perturbação do sossego público, a propaganda eleitoral sonora por meio de carros de som, amplificadores e foguetes, será veiculada apenas no horário comercial (08h às 12h e das 14h às 18h), exceto nos dias de passeatas e comícios;
2. As propagandas deverão acontecer em dias alternados com exceção no dia do Comício de Encerramento;
3. Cada coligação fixará o número máximo de 05 (cinco) veículos para a propaganda dos candidatos (majoritário e proporcional);
4. As coligações concordaram a não realização de carreatas;
5. As coligações concordaram em compreender a lei que os adesivos nos veículos devem respeitar o tamanho proposto por lei, limitando-se a quantidade de 01 (um) adesivo em cada lateral do veículo.
Ficou afixada multa no valor de R$ 1000,00 (um mil reais) caso haja descumprimento de qualquer umas das cláusulas do Termo de Ajuste de Conduta que foi lavrado e será encaminhado para as autoridades policiais de cada município da Comarca.
Ao final, os presentes foram convidados a se dirigirem ao Cartório Eleitoral da 40ª Zona, afim de prosseguir a distribuição no sistema do TSE Horário Eleitoral - HE, realizando o sorteio que para o horário eleitoral que deverá ser realizada somente em rádios regularizadas.


Resultado do Sorteio:
Fronteiras: 1º Coligação Juntos para fazer mais; 2º Coligação Compromisso, trabalho e paz;
Alegrete do Piauí: 1º Coligação Alegrete continua para todos; 2º Coligação O melhor Aliado é o povo;
São Julião: 1º Coligação Coragem para um novo São Julião; 2º Coligação Rumo novo com a força do povo; 3º Coligação São Julião tem cura;
Caldeirão Grande do Piauí: 1º Coligação Caldeirão Grande para todos; 2º Coligação Caldeirão Grande do povo;

Morre aos 69 anos o fazendário "Luizinho"

Faleceu ainda na manhã desta quarta-feira (17) o funcionário da Secretaria Estadual de Fazenda Luís Ronaldo Leite Feitosa, popularmente conhecido por Luizinho.
Luizinho faleceu em um Hospital da Capital, vítima de insuficiência respiratória em decorrência de um câncer contra o qual lutava há alguns anos. O corpo foi trasladado para Fronteiras e está sendo velado na Avenida 07 de Setembro, bairro Centro, próximo ao Restaurante Coma Bem.
O sepultamento acontecerá às 16h, após uma missa de corpo presente que será  celebrada na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
O Blog Fronteiras Online manifesta o sentimento de profundo pesar ao tempo em que se solidariza com a Família neste momento de tamanha dor.

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Hospitais de Fronteiras e Pio IX do Piauí vão implantar Núcleo de Segurança do Paciente

Após as orientações da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado do Piauí (DIVISA) para a sensibilização das ações na área de Segurança do Paciente, os hospitais dos municípios de Fronteiras e Pio IX estabeleceram um acordo com a DIVISA, através da elaboração de um Plano de Ação, para implantar o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) nos serviços de saúde.
O plano de ação define atividades com prazos estabelecidos, juntamente com os gestores e profissionais dos hospitais, para a implantação dos protocolos e outras ações que devem qualificar a assistência à saúde dos estabelecimentos.
Os seis protocolos são definidos pelo Programa Nacional de Segurança do Paciente, do Ministério da Saúde. São eles: identificação do paciente; melhorar a comunicação entre profissionais de saúde, segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos, segurança cirúrgica, higiene das mãos e avaliar os pacientes em relação ao risco de queda e lesão por pressão, estabelecendo ações preventivas.
O trabalho de implantação do NSP está sendo realizado pela Vigilância Sanitária do Estado através do monitoramento dos hospitais, onde a equipe de fiscais da DIVISA acompanha o fluxo de atendimento do paciente, desde a sua admissão na unidade, até a internação e alta.
O NSP é um serviço de saúde criado para promover e apoiar a implementação de ações voltadas à segurança do paciente, e tem entre as suas competências, estabelecer barreiras para a prevenção de incidentes nos estabelecimentos de saúde.

Fonte: www.blog.saude.gov.br



terça-feira, 16 de agosto de 2016

Casais Paroquianos de Fronteiras participam de Palestra - Noite de Espiritualidade

A Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, com sede em Fronteiras-PI e que abrange os municípios de Vila Nova e São Julião, promoveu na noite do último sábado (13) no Campus da UESPI, um evento “Noite de Espiritualidade para Casais Paroquianos” com o tema: Amor Conjugal – Espiritualidade Familiar.
Tendo como pregador o Reverendíssimo Padre Gregório Leal Lustosa, com o apoio Grupo de Casais do ECC/Paroquial e da participação imprescindível dos casais convidados, oportunidade que, refletiram a Espiritualidade viver sob a ação do Espírito Santo, acolhendo-as suas inspirações e colocando-as em práticas).
O evento proporciona algo para a Espiritualidade Familiar – “Caminho que a família (A Igreja Doméstica) deve seguir e buscar diuturnamente, o relacionamento contínuo com o Senhor Jesus Cristo”. “Família que reza (ora) unida, permanece unida”.
A palestra tem fundamentação Bíblica: João 15,3 e 13; Gênesis 1, 18-24; Mateus 19,6; Efésios 5, 25-28; Provérbios 8,18; 19, 22; 28,20; 31, 29. Enfatizando as colunas para segurar o Amor Conjugal: Fidelidade – Amizade – Santidade – Apreciação - Posição Social Satisfatória. 
O Grupo de Casais do ECC-Vila Nova marcaram presença juntamente com mais um casal convidado (Carlos Emanuel e Aline Suares). O Coral “Cantando para Deus” da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios de Picos abrilhantou e animou o evento.


Fonte: Reportagem Radialista Antonio Manoel – DRT 145-PI/ Edição de Fotos: Patrícia Ramos – Equipe R&R.