sábado, 13 de março de 2021

Em parceria com a Prefeitura de Fronteiras, SESAPI realiza Programa Busca Ativa no município; prefeito Eudes se deu por satisfeito com o resultado

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI), realizou na última sexta-feira (12), o programa Busca Ativa no município de Fronteiras, distante 400km da capital Teresina. O Busca Ativa foi realizado em parceria com a Prefeitura Municipal e Secretaria de Saúde, atendendo assim a solicitação do prefeito municipal Eudes Agripino Ribeiro, que logo após o crescimento dos casos procurou soluções para conter a disseminação do vírus, como a compra de testes e insumos com recursos do município e também através de parcerias junto a SESAPI.

 O gestor e sua equipe recepcionaram as equipes da SESAPI no Centro do Covid, localizado no Hospital Municipal Norberto Ângelo Pereira. Logo após, as equipes de saúde e da prefeitura se dirigiram até a Unidade Escolar Municipal Nossa Senhora de Fátima onde foi realizada a testagem durante todo o dia. Foram disponibilizados pelo Governo do Estado, 200 testes rápidos para detectar a presença do vírus nos pacientes. Felizmente, somente 1% as pessoas que participaram do busca ativa foram casos positivos ativos, ou seja, 02 pessoas. As demais pessoas que testaram positivo já tinham sido infectadas em outra ocasião, não mais transmitindo a doença, ou já estavam em fase de cura.

Enfermeira Nayra Lígia - Programa Busca Ativa

Em entrevista à redação do Fronteiras Online, a Enfermeira Nayra Lígia relatou: “Foi um momento muito bom, onde nós pudemos detectar alguns casos, poucos por sinal, após a detecção esses casos já serão isolados e feito o controle de todos os contatos.” – disse a enfermeira em tom satisfatório.


Eudes Agripino Ribeiro - Prefeito Municipal

O prefeito Eudes Ribeiro se mostrou muito satisfeito após a realização do programa, visto que 99%, ou seja, 198 pessoas tiveram o resultado do teste negativo.

Logo após o término do Busca Ativa, as equipes de saúde se dirigiram até o painel da cidade e ao letreiro, onde fizeram alguns registros e demonstraram carinho para com o município bem como agradeceram o gestor municipal e sua equipe pela recepção. 

 Confira todas as fotos:















quinta-feira, 11 de março de 2021

Prefeito Eudes Ribeiro consegue através da Sesapi a Busca Ativa para o município; a realização dos testes será feita amanhã (12) - Confira!

A Prefeitura Municipal de Fronteiras, através do prefeito Eudes Agripino Ribeiro, conseguiu uma parceria por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), onde o Governo do Estado irá realizar a Busca Ativa, disponibilizando assim o total de 200 testes para serem feitos na sede do município no dia 12 de Março de 2021. O Busca Ativa vem sendo uma das ferramentas mais importantes do Governo do Estado, junto a Secretaria de Estado da Saúde, para o enfrentamento da pandemia do Covid-19 dentro do Piauí.

Busca Ativa do Governo do Estado do Piauí

O que é a Busca Ativa?

A ação tem como principais pontos de a detecção precoce de novos casos do novo coronavírus, além de passar orientações adequadas para a população sobre a prevenção ou cuidados contra o vírus. A detecção precoce e tratamento rápido dos casos é um dos pontos que favorecem ao enfrentamento da pandemia desde o início.
Em entrevista a redação do Blog Fronteiras Online, o gestor disse: “ Em fase ao momento que o município de Fronteiras enfrenta com o aumento de casos de pessoas que contraíram o vírus  visível do coronavírus, que realmente tem devastado cidades, estados, países, muitas famílias que têm realmente sentido na pele a dor da perca de um ente querido, e essa sensação ela passa quando a gente também, o medo, o receio de perder alguém que nós amamos, isso realmente mexe bastante com nosso emocional e recarrega sobre a gente uma responsabilidade maior, e aqui, a princípio parabenizar o trabalho feito pela Vigilância Sanitária que ao longo de todo tempo não só agora nesse período da gestão do prefeito Eudes mas desde o primeiro momento quando tivemos o primeiro caso no município, que realmente cumpriram seu papel trabalhando, honrando realmente a sua profissão, que a saúde é um bem que todos nós precisamos de zelar por ela. 
Então, baseado nessa preocupação que nós temos e no momento de angústia que vive muitas famílias, é necessário compreendermos que depois das medidas que nós tomamos, algumas medidas consideradas um tanto radicais e que podemos até tomar outras mais rígidas dependendo das circunstâncias do momento (espero que não haja necessidade). A situação vai depender do comportamento e do trabalho feito pela opinião pública, pelo povo de nossa cidade, como a questão de comportamento, obediência aos protocolos e ao decreto, isso vai nos ajudar muito, caso contrário, teremos que tomar medidas um pouco mais “rígidas”. – pontuou o gestor.

Prefeito Eudes Agripino Ribeiro

O prefeito, reafirmou ainda estar preocupado com a situação: “Preocupado com essa situação, nós teremos amanhã aqui, duas equipes da Secretaria Estadual de Saúde, em parceria com o município de Fronteiras, onde 200 pessoas serão testadas no busca ativa. Esse trabalho é feito de forma livre e espontânea, onde aquelas pessoas que se recusarem infelizmente nada poderemos fazer, se cada um ao ser procurado, no seu bairro, seu comércio, entenda que é importante e interessante fazer, com isso estarão ajudando que nós venhamos a concretizar um desejo da maioria do nosso povo, que é sair dessa situação tão difícil que nós vivemos nos dias atuais. 

Portanto, quero aqui expressar nosso sentimento de gratidão à Deus, e também expressar por parte do nosso Deputado Georgiano, a vontade de servir ao nosso município, que foi nos levar à SESAPI e tratar desse projeto que amanhã será executado em nossa cidade. Assim termino desejando à todos saúde, e pedindo ao povo da nossa cidade que mantenhamos o respeito pela vida, se você não zela pela sua vida, pois zele pela vida dos demais, da sua família e amigos, mas acredito que você deverá estar preocupado tanto quanto eu e como muitos outros, pois quando falamos em saúde pública, sabemos que é um caso de responsabilidade e sentimento humano de todos aqueles que se prezam em servir e atender bem ao povo que em um momento tão complicado passam por angústias, receios e medo da morte, mas certamente haveremos de vencer essa batalha, logo estaremos comemorando a vitória do povo da nossa terra, do nosso estado, do país, enfim, do mundo. Forte abraço à todos. – finalizou Eudes.

segunda-feira, 8 de março de 2021

Fachin anula condenações de Lula relacionadas à Lava Jato; ex-presidente volta a ser elegível


O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, anulou nesta segunda-feira ( 8) todas as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela Justiça Federal no Paraná relacionadas às investigações da Operação Lava Jato.

Com a decisão, o ex-presidente Lula recupera os direitos políticos e volta a ser elegível.

Ao decidir sobre pedido de habeas corpus da defesa de Lula impetrado em novembro do ano passado, Fachin declarou a incompetência da Justiça Federal do Paraná nos casos do triplex do Guarujá, do sítio de Atibaia e das doações ao Instituto Lula.

Segundo o ministro, a 13ª Vara Federal de Curitiba, cujo titular na ocasião das condenações era o ex-juiz federal Sergio Moro, não era o "juiz natural" dos casos.

A decisão de Fachin tem caráter processual. O ministro não analisou o mérito das condenações.

"Embora a questão da competência já tenha sido suscitada indiretamente, é a primeira vez que o argumento reúne condições processuais de ser examinado, diante do aprofundamento e aperfeiçoamento da matéria pelo Supremo Tribunal Federal", diz nota divulgada pelo gabinete do ministro.

Agora, os processos serão analisados pela Justiça Federal do Distrito Federal, à qual caberá dizer se os atos realizados nos três processos podem ou não ser validados e reaproveitados.

"Com a decisão, foram declaradas nulas todas as decisões proferidas pela 13ª Vara Federal de Curitiba e determinada a remessa dos respectivos autos para à Seção Judiciária do Distrito Federal", diz texto de nota à imprensa do gabinete do ministro.

De acordo com o gabinete de Fachin, julgamento do plenário do Supremo Tribunal Federal restringiu o alcance da competência da 13ª Vara Federal de Curitiba.

"Inicialmente, retirou-se todos os casos que não se relacionavam com os desvios praticados contra a Petrobras. Em seguida, passou a distribuir por todo território nacional as investigações que tiveram início com as delações premiadas da Odebrecht, OAS e J&F. Finalmente, mais recentemente, os casos envolvendo a Transpetro (subsidiária da própria Petrobras) também foram retirados da competência da 13ª Vara Federal de Curitiba", diz a nota.

De acordo com o texto, nas ações penais envolvendo Lula, assim como em outros processos julgados pelo plenário e pela Segunda Turma do STF, "verificou-se que os supostos atos ilícitos não envolviam diretamente apenas a Petrobras, mas, ainda outros órgãos da Administração Pública".

Segundo o ministro, em outros casos de agentes políticos denunciados pelo Ministério Público Federal em circunstâncias semelhantes ao de Lula, a Segunda Turma do Supremo já vem transferindo esses processos para a Justiça Federal do Distrito Federal.

Embora divergente e derrotado nas votações na Segunda Turma em relação a esse ponto, Fachin considerou que o mesmo entendimento deveria ser aplicado ao ex-presidente.

"Faço por respeito à maioria, sem embargo de que restei vencido em numerosos julgamentos", escreveu o ministro na decisão.

Fonte: G1

Prefeito Eudes Ribeiro e secretários municipais felicitam mulheres fronteirenses pelo seu dia. - Confira!

A Prefeitura Municipal de Fronteiras, na gestão “Construindo um Novo Tempo”, por meio do Prefeito Municipal Eudes Agripino Ribeiro e dos secretários municipais, divulgaram neste dia 08 de Março (Dia Internacional da Mulher) artes digitais felicitando as mulheres pelo seu dia. O gestor e os secretários divulgaram por meio de suas redes sociais materiais que foram produzidos especialmente à pedido dos gestores.

O chefe do executivo municipal também felicitou as mulheres em nome da Primeira Dama e Secretária de Municipal de Assistência Social e Cidadania, Zildênia Maria Ribeiro, como também da Secretária Municipal de Cultura, Maria da Conceição Gomes Alves de Sousa Pereira e das vereadoras Mariana de Fátima de Sousa Sobrinho (PP) e Maria Liege Gomes de Sousa (PSD).

No material divulgado pelo gestor municipal e pela página oficial da prefeitura, diz o seguinte: “Mulher com seu jeito especial de ser você é exemplo de amor, perseverança, coragem, determinação e inteligência. E também: Feliz Dia das Mulheres para todas as fronteirenses que lutam diariamente para conquistar.”

Além do Governo Municipal em geral, algumas secretarias municipais divulgaram artes digitais individuais, tais como: Saúde, Educação, Assistência Social e Cidadania, Finanças e Agricultura.

 Veja o material abaixo!









































domingo, 7 de março de 2021

Prefeitura Municipal de Fronteiras, Polícia Militar e Conselho Tutelar realizam reunião para tomar medidas de contenção no combate ao Covid-19 no município.

 No último sábado (06/03), a Prefeitura Municipal de Fronteiras, na gestão “Construindo Um Novo Tempo”, por meio do prefeito municipal Eudes Agripino Ribeiro, através da Secretaria Municipal de Saúde que tem à frente Dr. Antônio Neto, juntamente com o Conselho Tutelar e em parceria com a Polícia Militar, realizaram uma reunião de caráter de urgência para definir uma série de medidas que serão tomadas no município para o combate da Covid-19 em parceria firmada da gestão e polícia militar, tendo em vista o crescimento de casos da doença em nosso município.

Estiveram presentes na reunião, o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Antônio Neto Bezerra, o chefe da Vigilância Sanitária, Camilo Oliveira, o chefe da Vigilância Epidemiológica, David Neto Andrade, o capitão da Polícia Militar, Gilson Xavier, a Enfermeira Bartira Bezerra representando a equipe de enfermagem do município, o presidente do Conselho Tutelar, Stallone Luz e a responsável pelos Agentes Comunitários de Saúde, Francisca.

Fronteiras é o município com o maior aumento de casos de Covid-19 no Piauí

O município de Fronteiras está atravessando um período turbulento na luta contra o coronavírus. A média semanal de novos casos de Covid-19 aumentou 11,29% no período de 07 dias, foi a maior variação proporcional de todo estado do Piauí. É o que informa um levantamento independente que forma uma base de dados com números relacionados à doença no Brasil.

Há dados de casos e óbitos por município, com informações oficiais do Ministério da Saúde , juntamente com os das Secretarias Estaduais de Saúde obtidos pelo Brasil.IO.

Vale ressaltar que Fronteiras não é o município piauiense que dispõe do maior número de casos, mas é o que teve o maior aumento nesse período em relação ao número de casos que tinha antes.

Segundo o último boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Fronteiras também nesta sexta-feira, 05, o município têm até este momento 110 casos ativos de pacientes infectados pela Covid-19. Dentre esses, 02 pacientes positivados e 01 suspeito estão internados na ala Covid do Hospital Regional Justino Luz, em Picos. Fronteiras já registrou 04 mortes em decorrência da doença.

Fonte: Piauí em Foco

Caminhoneiro que morava em Fronteiras perde a luta contra a COVID -19

O caminhoneiro Luzaniro Apolinário do Nascimento, de 58 anos, conhecido por todos como Dilo de Lilita faleceu nesta madrugada de sábado, 06 de março, no Estado do Tocantins. Segundo informações, ele lutava há 15 dias contra a Covid-19.

Dilo era casado com a agente comunitária de saúde Ivonete Araújo do Nascimento, popularmente conhecida como Lilita e deixa 04 filhos.

O corpo de Dilo foi  transladado para Fronteiras – PI, onde chegou por volta das 20hs da noite deste sábado foi conduzido diretamente ao Cemitério São José de Ribamar onde foi sepultado seguindo os protocolos sanitários exigidos neste momento de pandemia.


O Blog Fronteiras Online através do seu diretor Jakson Sousa manifesta o sentimento de pesar aos familiares e amigos.