sábado, 5 de dezembro de 2015

Morre aos 96 anos "Dona Cinjaca"

Faleceu no final da noite desta sexta-feira (04) a senhora Joaquina Maria da Silva, popularmente conhecida como "Dona Cinjaca".
Natural da localidade Chão dos Padres, município de Padre Marcos, a matriarca da família Silva, veio a óbito após sentir-se mal em sua residência e ser encaminhada ao Hospital Norberto Ângelo Pereira.
O corpo está sendo velado em sua residência, no bairro Cacimbinhas e o sepultamento acontecerá às 17h deste sábado (05) no cemitério local.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Escola Agrotécnica de Fronteiras disponibilizará 06 novos cursos técnicos

A Escola Agrotécnica de Fronteiras comunica a toda a comunidade fronteirense e cidades circunvizinhas que estão abertas as pré-matrículas para 06 novos cursos técnicos em Nível Médio, com data prevista para o início do ano letivo de 2016.
Serão disponibilizados os cursos: Técnico em Segurança do Trabalho (turno noite), Técnico em Enfermagem (turnos manhã, tarde e noite), Técnico em Informática (turno noite), Técnico em Nutrição e Dietética (turnos manhã e tarde), Técnico em Análises Clínicas (turnos manhã e tarde) e Técnico em Agropecuária (Turno Tarde).
A direção da Escola Agrotécnica comunica que as pré-matrículas se encontram abertas na Secretaria da referida escola e que as vagas são limitadas.

Fronteiras participou da IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa

Nos dias 26 e 27 de novembro, realizou-se na capital do Piauí a IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoas Idosa com o tema "Protagonismo e Empoderamento: por um Brasil de todas as idades".
A assistente social Anna Priscielly, a Coordenadora do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Eudiná Agripino, juntamente com a Secretária de Assistência Social Zildênia Ribeiro e o Prefeito Eudes estiveram representando o município.
O evento contou com a participação de integrantes dos Conselhos Municipais e do Conselho Estadual e Nacional, tendo como objetivo discutir diretrizes e ações voltadas para a terceira idade.
Além de apresentações culturais, o evento enriqueceu o conhecimento dos participantes através de palestras e mesas redondas as quais abordaram os principais temas da atualidade a cerca dos direitos da pessoa idosa.




quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Fronteiras recebe decoração natalina totalmente ecológica

Projeto foi elaborado pela professora e artesã Inácia Ribeiro e desenvolvido por alunos e colaboradores do Programa Mais Educação.


A cidade de Fronteiras inovou na decoração natalina neste ano de 2015 aderindo a um projeto totalmente ecológico e sustentável. Sinos, árvores, velas e os bonecos de Papai Noel foram confeccionados com cerca de 40.000 mil garrafas pets recicladas.
A confecção dos enfeites teve o apoio da Prefeitura Municipal de Fronteiras e das secretarias municipal de Educação e Assistência Social e Cidadania. O Projeto foi elaborado pela professora e artesã Inácia Ribeiro e desenvolvido por alunos e colaboradores do Programa Mais Educação.
Segundo a professora Inácia Ribeiro, coordenadora do Programa Mais Educação, a participação dos alunos no projeto de confecção da decoração natalina a partir do uso de materiais descartáveis, visa instigar nos mesmos a consciência ambiental, desenvolvendo hábitos responsáveis que os levem através de atividades propostas em sala de aula, uma consciência reflexiva, um entendimento melhor sobre informações referentes à como reciclar, reutilizar, reaproveitar os materiais recicláveis e não recicláveis.
"Discerni-los, e aprender a verdadeira função social da reciclagem. Entender esse processo como fonte de renda, melhoria do ambiente em que vivemos, fazendo com que os mesmos levem os conhecimentos aprendidos e os disseminem em suas família e sociedade", destacou Inácia Ribeiro.

Fotos: Inácia Ribeiro

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Colégio Estadual Francisca Pereira de S. Morais realiza IV Workshop

Os alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Francisca Pereira de Sousa Morais realizaram na última segunda-feira (30) o IV Whorkshop que neste ano apresentou como tema "Piauí, da colonização aos dias atuais!".
O evento que neste ano homenageou o vigilante Francisco das Chagas Alves (in memorian) envolveu alunos e professores da referida Unidade de Ensino e apresentou uma gama de aspectos históricos, culturais e socioeconômicos do Estado do Piauí.