sábado, 6 de março de 2021

Secretaria realiza Oficina de Mídias Educacionais para professores da Rede Municipal de Ensino de Fronteiras

A Secretaria Municipal de Educação de Fronteiras, realizou nesta sexta-feira (05) a capacitação dos docentes municipais através de uma oficina sobre Mídias Educacionais com o objetivo de capacitá-los sobre as ferramentas necessárias para a nova modalidade de ensino remoto.

A oficina coordenada pelos professores Luciana Ribeiro Rodrigues e Williamar Figueiredo de Oliveira foi voltada sobre o uso de plataformas como o Google Meet, que será o principal aplicativo utilizado pelos professores, o Google Agenda, que permite agendar reuniões remotas e o aplicativo Kinemast, utilizado produzir e editar vídeos. Tais aplicativos se tornaram ferramentas necessárias para o ensino remoto, modalidade adotada por força da pandemia de COVID 19.

Em entrevista a redação do Blog Fronteiras Online, o Secretário Municipal de Educação afirmou: “Tivemos essa semana importantíssima para dar início as aulas no próximo dia 08 de março. Essa formação entre os professores e equipe formadora foi de suma importância para termos o mínimo de segurança possível para trabalhar de forma remota, tendo em vista que o princípio máter, ou seja, a célula mater do nosso sistema educacional diz que a educação é direito de todos e dever do Estado e da família. Então, diante desse princípio, o  formato adotado para esse primeiro semestre, creio que este ano dificilmente retornaremos ao ensino presencial, creio eu que retornaremos sim, mas de forma híbrida, após termos acesso a uma vacina para que nossas crianças, professores e colaboradores fiquem totalmente seguros; a gente quer voltar, mas voltar com segurança. Nesse cenário, eu tenho convicção que a colaboração dos pais e responsáveis dos nossos queridos alunos são de suma importância nesse processo de ensino-aprendizagem. Vejo a família como sendo protagonista nesse retorno às aulas remotas. A dificuldade maior que a gente vislumbra é em relação ao acesso à internet na zona rural, que nem todos conseguem acessar, além disso, também muitos pais têm dificuldade para acompanhar, ensinar e orientar os alunos. Mas vamos nos preparar para chegarmos a esses alunos na entrega de atividades, onde estivermos como chegar com internet, com a ajuda do nosso do nosso líder maior, nosso prefeito, chegaremos e também com as atividades impressas que servirão também de base, de reforço para esses alunos. Estamos nos preparando para isso e posso dizer também que otimistas. Quando isso tudo passar acredito eu, que a educação também ganhará muito na questão da valorização do professor, que está no dia a dia em sala de aula. Eu creio que a pandemia será superada por todos nós e posso afirmar que a educação é para sempre, então é nesse cenário que me manifesto otimista, que teremos um ano educacional de forma remota, mas bastante produtivo e que surtirá efeito sem sombra de dúvida".

Professor Gernilson - Secretário Municipal de Educação / Foto: Folha Atual

"Sabemos também o grande desafio que temos quando formos retornar de forma presencial, porque nós sabemos que nossas escolas devem estar totalmente preparadas e equipadas para receber o nosso alunado diante desse cenário que estamos vivendo de incertezas que nos preocupa muito. Mas estamos confiantes, primeiramente em Deus e depois na nossa equipe de professores, nossa equipe de técnicos da secretaria, que também não estão medindo esforços para da melhor forma chegarmos com ensino aos nossos alunos de forma eficaz.”  -  finalizou o professor Gernilson Sobrinho.

A Oficina foi realizada remotamente, através do Google Meet, e contou com a participação de todos os professores da rede municipal de ensino, bem como do secretário municipal de Educação, Professor Gernilson  Ricardo Sobrinho e da equipe técnica da SEMED, tais como: a supervisora de ensino da Educação Municipal, Maria do Socorro Gomes Alves de Sousa, a coordenadora de Planejamento e Administração, Fabiana Raquel de Sousa Teixeira, a assessora Executiva do Secretário de Educação, Professora Isaura Calyne, a Coordenadora Pedagógica Crislayde Maria de Sousa, os núcleos gestores das escolas municipais, o assessor de mídias da prefeitura, Luís Gustavo Sousa e os representantes dos Conselhos Municipais de Educação e Alimentação.


Professora Luciana - (Mediadora)

Professor Williamar (Mediador)





terça-feira, 2 de março de 2021

Pastor Jaime Agripino e familiares escapam ilesos de acidente em Monsenhor Gil

Uma colisão entre um animal que transitava em meio da rodovia na altura da cidade de Monsenhor Gil e o veículo modelo Toyota Hilux que transportava o pastor evangélico Jaime Agripino Ribeiro ocorreu na noite do último domingo (28).
No veículo estavam o pastor Jaime Agripino, que retornava de um acompanhamento médico após ter sido diagnosticado com a Covid-19 e ter cerca de 20% dos seus pulmões comprometidos pela doença, além  do seu filho, o empresário Rubens Agripino e a nora, Mary Barreto, diretora do CEAR.
Em áudio direcionado ao grupo de obreiros da CEADEPI, o prefeito Eudes Agripino Ribeiro, filho do Pastor Jaime, falou sobre o acidente, tranquilizando a todos e relatando o momento de aflição vivido pela família. Na oportunidade agradeceu a Deus pelo livramento divino obtido pelos seus familiares, que, apesar dos danos materiais, escaparam ilesos da colisão.



(Aguarde mais informações)

segunda-feira, 1 de março de 2021

Secretaria de Saúde de Fronteiras inicia vacinação dos idosos de 85 à 89 anos

 A Prefeitura Municipal de Fronteiras, na gestão "Construindo um Novo Tempo" do Prefeito Eudes, através da Secretaria de Saúde, que tem à frente o Secretário Antônio Neto, iniciou na manhã de hoje (01/03) a vacinação dos idosos de 85 à 89 anos, seguindo as etapas do Ministério da Saúde.

A aplicação das doses começaram pelos idosos da Equipe de Saúde da Família (ESF) 04, sob responsabilidade dos Agentes Comunitários de Saúde Núria, Rebeca, Domingos e Alberto. A imunização ocorre de forma gradual, respeitando todas as normas sanitárias impostas por a OMS e Ministério da Saúde, como distanciamento social, uso de álcool em gel e profissionais com os devidos EPI'S.

A vacinação também está funcionando na forma Drive-Thru (o idoso não precisa sair do veículo). Os idosos que não puderem se locomover até o posto de vacinação, solicite a seu Agente de Saúde responsável a aplicação da dose em domicílio.

O posto de vacinação está sendo na Unidade Escolar Municipal Nossa Senhora de Fátima, no Centro.