quinta-feira, 7 de julho de 2011

Alunos do CEMJA Francisca Pereira de Sousa Morais apresentam 2ª Edição de Workshop

Os alunos do Ensino Médio de CEMJA Francisca Pereira de Sousa Morais realizaram  hoje (07) a segunda edição do Workshop que abordou os seguintes temas transversais: Corpo humano; Sexualidade; A origem da vida e Evolução das espécies; As religiões; Indústria Nassau; Bullyng; Reciclagem; Meio ambiente; A Evolução do homem e da história; As tradições de Fronteiras; Mulheres que se destacaram na nossa história; História da música popular brasileira; Desenvolvimento  sustentável; Maria Bonita “ Mulher macho sim senhor”; Luiz Gonzaga “ Rei do baião”; A História do Brasil; Fronteiras em foco; Produção textual; A matemática domina o mundo;
As exposições que aconteceram na sede da escola durante todo o dia, fazem parte do projeto pedagógico e englobam as áreas de cultura, esporte e lazer. 





















terça-feira, 5 de julho de 2011

Com a cassação do prefeito Osmar Sousa grupos políticos traçam alianças para eleição suplementar

Com a cassação definitiva do prefeito Osmar Sousa (PDT) os grupos políticos da cidade de Fronteiras já começam  a se unir para apontar nomes que possam disputar as eleições suplementares que devem acontecer até o mês de outubro do corrente ano, na cidade de Fronteiras.
O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Manoel Neto Pereira (PMDB), deverá assumir a prefeitura nos próximos dias, quando o TSE publicar a decisão da ministra Fátima Nancy Andrighi .
Lideranças dos partidos de oposição PMDB e PPS estiveram reunidas na  casa do vereador Neto de Hermínio, na localidade Boa Vista, onde discutiram sobre possíveis nomes para a candidatura. Embora ainda hajam divergências, os dois nomes mais cotados pela oposição são do próprio Neto de Hermínio e do empresário Eudes Ribeiro.
Pessoas diretamente ligadas ao prefeito cassado Osmar Sousa afirmam que o grupo político  da situação já tem um nome para disputar as eleições suplementares.

Confira vídeo da 1ª missa do Pe. Francisco de Assis em Fronteiras

Copie o link abaixo, cole no navegador e veja o vídeo da 1ª missa do Pe. Francisco de Assis em Fronteiras.

http://www.youtube.com/watch?v=4PnJG2LLkD8

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Fronteiras parou para acompanhar a ordenação do Padre Francisco de Assis

A alegria esteve presente na face de todos aqueles que assistiram neste domingo, dia 3 de julho, à Ordenação Sacerdotal do Pe. Francisco de Assis Sousa, filho da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Fronteiras. Alegria por chegar ao fim uma caminhada de preparação para que este pudesse receber o segundo grau do Sacramento da Ordem e tornar-se presença viva e serviço junto ao povo de Deus.
Foram dez anos de preparação até se tornar padre. Em 28 de dezembro de 2010 Francisco de Assis foi ordenado Diácono, servindo durante seis meses à paróquia São Francisco de Assis, no bairro Junco. Neste domingo entrou para a comunidade presbiteral da Diocese de Picos, sendo o quinto padre oriundo da paróquia de Fronteiras.
A Ordenação Sacerdotal teve início às 9h da manhã, foi realizada no Ginásio Poliesportivo da cidade, que ficou repleto de amigos, familiares e comunidades irmanadas pela alegria desta Ordenação, tendo como oficiante dom Plínio José Luz da Silva, Bispo Diocesano de Picos, contando ainda com a presença de dom Augusto Alves da Rocha, Bispo Emérito da Diocese de Floriano, além de padres, diáconos e seminaristas da Arquidiocese de Teresina, e Diocese de Picos, Floriano, Oeiras e Parnaíba, bem como da Paróquia de Campo Sales-CE.
Antes do rito de ordenação, a Senhora Maria Aquiles deu o seu testemunho sobre a caminhada de Francisco de Assis, lembrando que o desejo pelo sacerdócio foi manifestado ainda na infância, atuando na adolescência junto aos grupos de jovens e comunidades eclesiais até a sua entrada no Seminário Menor São José, no ano de 2001. Lembrou da perda de sua mãe, o que poderia ter sido um motivo de desânimo para continuar esta caminhada, mas a fé e a vocação falaram mais alto, fazendo-o permanecer firme e perseverante com o desejo de tornar-se sacerdote para servir ao povo de Deus.
Durante a homilia dom Plínio José ressaltou que a partir de hoje o Pe. Francisco de Assis recebe uma vida nova, "assumindo a mesma missão de Jesus, de orientar, dirigir, salvar e servir". 
Francisco de Assis foi escolhido e reconhecido pela Igreja como chamado por Deus ao Ministério Ordenado, sendo admitido a estas Sagradas Ordens por meio da oração solene e da imposição de mãos do Bispo Diocesano de Picos.
Após a Liturgia Eucarística o neo-sacerdote foi homenageado pelo Projeto Amigos do Seminário com uma faixa dando as boas-vindas ao novo padre da Diocese. A juventude de Fronteiras homenageou o Pe. Francisco de Assis falando de cada momento de sua vida ao tempo em que montavam um quebra-cabeça com uma foto sua.

 
Aguarde mais fotos
Fonte e Fotos: PASCOM (Lana Krisna)

domingo, 3 de julho de 2011

Diocese de Picos ordena o Pe. Carlos Danilo de Araújo Santos


Com viva alegria a comunidade católica de Picos celebrou durante a noite de sábado, dia 2 de julho, a Ordenação Sacerdotal do Pe. Carlos Danilo de Araújo Santos, filho da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios.
A Ordenação foi realizada na Catedral e teve com oficiante o Bispo Diocesano de Picos, dom Plínio José Luz da Silva. Contou com a presença do Bispo Emérito de Floriano, dom Augusto Alves da Rocha, e de padres, diáconos e seminaristas da Arquidiocese de Teresina e Dioceses de Picos, Parnaíba, Campo Maior, Oeiras e Floriano, além de diversas caravanas de paróquias.
O Pe. Carlos Danilo de Araújo Santos deu início a sua caminhada vocacional em janeiro de 2001, ao longo de dez anos veio se preparando para este grande dia, quando receberia o segundo grau do Sacramento da Ordem.
Durante a homilia dom Plínio José ressaltou que assim como Jesus nos ofereceu Pedro, apascentador do rebanho, a Diocese oferece mais um sacerdote para apascentar o seu povo. "O Sacerdócio é um dom de Deus para a Igreja, e o próprio sacerdote é o primeiro a sentir esse dom, que não é para benefício dele mesmo, mas para servir ao povo de Deus", afirmou o Bispo Diocesano, ainda acrescentando que é preciso acreditar fortemente naquilo que se anuncia, e para isso, faz-se necessário vivenciar, "pois mais forte que a palavra é o testemunho", disse.
O Rito de Ordenação teve início quando o candidato ao sacerdócio foi convidado a se apresentar, dizendo "Aqui estou", em um gesto simbólico, saindo do lado de seus pais e do meio do povo para se colocar a serviço exclusivo da Igreja. Em seguida o candidato foi interrogado sobre os seus propósitos, confirmando a sua intenção de abraçar o sacerdócio com as disposições e renúncias necessárias. Com o início da ladainha, Carlos Danilo se prostrou com o rosto no chão, reconhecendo sua pequenez e fraqueza diante da grandiosidade do ofício que assumiu.
Em seguida, aconteceu um dos momentos mais fortes da cerimônia, a imposição das mãos pelo Bispo Diocesano, gesto que todos os padres repetem individualmente, na oportunidade segue-se a Oração Consecratória, pela qual o candidato é consumado sacerdote para sempre. Logo após, Carlos Danilo, agora neo-sacerdote, teve as mãos ungidas e amarradas por dom Plínio, sendo desamarradas por sua mãe, Waltânia Pinheiro.
A noite foi marcada por diversas homenagens, como o Projeto Amigos do Seminário, que apresentou o novo padre e agradeceu a todos os colaboradores que fielmente ajudam na formação dos seminaristas, também uma homenagem da Paróquia Nossa Senhora das Graças, de Teresina, por onde o Pe. Carlos Danilo passou ainda como seminarista, e da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Fronteiras, onde serviu durante o seu diaconado.
O novo padre agradeceu emocionado a todos  que o ajudaram nesta caminhada, falou do sentimento de gratidão e da alegria de ter chegado ao Sacerdócio. "O meu objetivo foi atingido em parte, mas isto não é o fim, o fim vai ser exatamente conseguir fazer o Reino de Deus se tornar concreto entre as pessoas. Vou trabalhar muito para isso, quero ser presença de Jesus no meio das pessoas", pontua.


Fonte e Fotos: Lana Krisna (PASCOM)