sábado, 16 de maio de 2020

Dr. Alexander e Brás Aristides podem se apresentar como uma terceira opção em Fronteiras

O Blog Fronteiras Online recebeu na manhã deste sábado (16), a informação de que uma terceiro grupo politico pode se apresentar como opção nas eleições municipais.
Trata-se do ex-secretário de Saúde Alexander Lucena Sampaio e Brás Aristides, o popular Brás do Posto, que tratam da possibilidade de lançar seus nomes na disputa política, com pré-candidatura a prefeito e vice, respectivamente.


Observando de longe o cenário político de Fronteiras, atualmente a disputa está polarizada entre a situação, encabeçada pela prefeita Maria José Ayres e a oposição encabeçada pelo ex-prefeio Eudes Agripino Ribeiro que conta com o apoio do grupo politico encabeçado por Genilson Sobrinho, atual diretor da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (ADAPI).
O grupo politico da situação parece não ter uma liderança política que o mantenha unido. Ao exonerar o Dr. Alexander da Secretaria Municipal de Saúde sem um motivo claro, a prefeita Maria José pode ter dado um tiro no próprio pé, tendo em vista que ele sempre foi uma figura importante nos bastidores da campanha política é um forte aliado do MDB, desde os tempos do Dr. Marcelo.
Se o calendário eleitoral não for alterado em virtude da pandemia, nos próximos a meses teremos as Convenções Municipais e os cenários políticos começarão a ser consolidados. Daqui até lá, como diz o ditado: "Muita água vai rolar por baixo da Ponte."

quarta-feira, 13 de maio de 2020

Reunião entre Comissão Parlamentar da COVID-19 e autoridades de saúde é realizada em Fronteiras

A Comissão Especial de Saúde COVID-19 da Câmara de Fronteiras, composta pelos vereadores Izalberto Luz, Samuel Agripino e Francisco Edilson (Nêgo Adailson) esteve reunida na manhã desta quarta-feira (13) com o secretário de saúde do município,  Irwing Ferro, a diretora do Hospital Norberto Ângelo Pereira, Katrine, a enfermeira Cynthia Santiago, assessora jurídica da Prefeitura Municipal de Fronteiras, a advogada Thália Queiroga e o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Daniel Bezerra
Segundo relatou o vereador Izalberto Luz ao Blog Fronteiras Online, a reunião foi muito proveitosa para trocas de informações,  experiências e sugestões  entre os membros da Comissão e da Administração Municipal.
A Comissão recebeu cópia de um ofício da Secretaria Municipal de Saúde, direcionado ao senador Ciro Nogueira com pedido de uma ambulância.
Por sugestão do vereador Izalberto Luz,  relator da Comissão, a Administração Municipal ficou de expedir, ainda hoje, dois ofícios ao Secretário de Estado da Saúde,  Florentino Neto, solicitando em comodato com a SESAPI, uma ambulância equipada com respirador para transporte de eventuais doentes do COVID-19 e equipamentos para melhorar a estrutura do Hospital para o atendimento das pessoas com o vírus.
"Cópias deste ofícios serão repassados à todos os vereadores e outras lideranças municipais,  para que estes repasse à seus deputados e senadores,  para que reforce o s pedidos junto ao Secretário de Saúde do Piauí ", destacou o vereador Izalberto do PT.

terça-feira, 12 de maio de 2020

Prefeita Maria José sanciona lei que reajusta vencimentos dos servidores da Educação

Projeto de Lei recebeu duas emendas do vereador Gernilson Sobrinho que fora acatadas pelo Executivo.

A prefeita municipal de Fronteiras, Maria José Ayres (MDB) sancionou o Projeto de Lei nº 620/2020 que dispõe sobre o rejuste de vencimentos aos servidores ocupantes dos cargos de professores e demais funcionários da Secretaria Municipal de Educação, equiparando os vencimentos ao piso salarial nacional da Educação Básico.
Embora tenha sido enviado à Câmara Municipal tardiamente, o Projeto de Lei tem efeito retroativo,  e os professores receberão a diferença relativa aos meses de janeiro, fevereiro março e abril ainda no exercício de 2020.
Os Projeto de Lei foi aprovado com a Emenda Modificativa nº 001/2020, proposta pelo vereador Gernilson Sobrinho (PP) que modificava o 1º Artigo do Projeto de Lei nº 003/2020 que concedia o reajuste de 12,84% apenas aos professores Classe A e reajuste de 4,7% para os professores das Classes B, C, D e E.
Assim sendo, todos os professores receberão o reajuste de 12,84% e não só os professores classificados como Classe A pelo Plano de Cargos e Salários da categoria.

Gerente da Vigilância Sanitária de Fronteiras fala sobre as dificuldades de combate ao COVID-19

 "Esse vírus não escolhe cultura, raça e cor.", diz fiscal que está há mais de cinquenta dias trabalhando para que o vírus não se dissemine em Fronteiras."


A pandemia causada pelo novo coronavírus mudou a rotina de profissionais na tentativa de barrar a disseminação da covid-19 no Brasil. Na área de saúde, por exemplo, muitos estão se desdobrando para dar conta de inúmeras demandas. É o caso dos fiscais das vigilâncias sanitárias dos municípios piauienses. Eles estão na linha de frente das barreiras sanitárias instaladas em mais de 70 cidades. O objetivo é evitar que pessoas que chegam de outros estados transmitam o coronavírus no interior. O Cidadeverde.com foi atrás desses profissionais e encontrou a Tailândia Sousa, que está há mais de 50 dias comandando a fiscalização no município de Fronteiras.
O município - que fica a 400km ao Sul de Teresina - é estratégico para o combate ao coronavírus, já que faz divisa com o Ceará, um dos mais afetados no país pela covid-19, com 14.956 casos e 966 mortes. “Estamos há mais de 50 dias nesse trabalho. Tem sido muito intenso e cansativo, mas é gratificante em poder ajudar a população do meu município no combate ao covid-19. Trabalhamos com fiscalização de estabelecimentos essenciais e não essenciais e o monitoramento na barreira”, disse ao Cidadeverde.com.

Tailândia trabalha na área de vigilância sanitária há 15 anos, destes, dez anos são como gerente da Vigilância Sanitária de Fronteiras. Mãe do Bruno e do Gustavo, ela se considera uma guerreira, mas não esconde o medo do coronavírus.
“Está na linha de frente dá medo. A gente sai cedo e não tem hora pra voltar pra casa. Estamos lidando com todo público. Estamos atuando nas barreiras sanitárias fazendo o monitoramento das pessoas que estão chegando. O meu maior medo como profissional de vigilância sanitária é contrair esse vírus e trazer pra dentro da minha casa. O medo faz parte e nos dá coragem de continuar a batalha todos os dias para retardar a chegada do vírus em nosso município. Esse trabalho precisa seguir. A população precisa muito, nesse momento, desse trabalho da vigilância sanitária”, afirma.
Para Tailândia, evitar o coronavírus é uma tarefa de todos, já que ele não distingue classe social. 
“A lição que eu tiro é que nós somos acostumados a viver em sociedade e por razões obvias hoje a gente tem que se recolher. Não ir às ruas sem necessidade e em estabelecimentos não essenciais. A sensação de fragilidade hoje toma conta da gente. A gente não sabe como lidar.  Esse vírus não escolhe cultura, raça e cor. Estamos todos em um mesmo barco. É difícil para a sociedade distinguir este problema. Problema que não é só meu, mas do mundo todo”, ressalta, lembrando que a “guerra” contra o coronavírus requer união.
“Ricos e pobres estão sendo enterrados ao redor de todo o mundo. O momento atual traz a oportunidade de exercitar a solidariedade e se preocupar com o bem de todos. A lição que eu tiro, é que em relação à covid-19, somos todos iguais e estamos no mesmo barco. Ou cada um faz a sua parte ou a gente não vai conseguir vencer essa guerra. Juntos somos mais fortes”, afirma.
A gerente de Vigilância Sanitária relata os mesmos medos de toda a população, só que com uma particularidade: sai de casa todo dia para tentar barrar o vírus.

“Minha rotina nesses 50 dias é trabalho e casa. Eu tenho muito medo. Como eu moro próximo aos meus pais e eles já moram em cidade com casos positivos, a tensão só aumenta. O medo de você não poder estar do lado das pessoas que você ama. Tenho dois filhos que ficam comigo. Meu medo é intenso. Mal se consegue dormir direito, mas estamos aqui firmes e fortes que tudo isso vai passar e vamos sair sem maiores estragos”, declarou.
Além da barreira sanitária, Tailândia atua na fiscalização de estabelecimentos, outro desafio. “Tem sido muito difícil esse trabalho de rua, já que tem as loterias e bancos onde concentra um fluxo de pessoas muito grande devido ao pagamento do auxilio emergencial. A gente tem tentado. É muito intenso o trabalho”, finalizou.
Fonte: Cidade Verde

Pe. Gildo Coelho cancela festejos de Nossa Senhora de Fátima em Fronteiras

Na tarde do último domingo,10 de maio, o pároco da Paróquia Nossa Senhora do perpétuo Socorro, do município de Fronteiras-PI, Pe. Gildo Coelho, através de nota oficial comunicou a todos o cancelamento dos Festejos de Nossa Senhora de Fátima.
O cancelamento se dá em virtude da pandemia e o surgimento de casos confirmados de coronavírus no município.
O sacerdote estava transmitindo as missas através das redes sociais, evitando aglomerações e atendendo os decretos e orientações dos órgãos de saúde.
Confira a nota na íntegra:



segunda-feira, 11 de maio de 2020

Com casos confirmados de COVID-19 Fronteiras convive com a deficiências nos serviços de limpeza pública

O Blog Fronteiras Online tem recebido da população fronteirense inúmeros relatos do descaso da administração municipal em relação aos serviços de infraestrutura e limpeza urbana. Há relatos de que muitas ruas na cidade estão sujas e que a coleta não vem sendo realizada de forma regular, conforme demonstram as fotos disponibilizadas.
Procurado pelo Blog Fronteiras Online, o diretor financeiro Brás Aristides de Sousa Neto, falou sobre as dificuldades de manutenção dos serviços de infraestrutura frente a escassez de recursos financeiros, comparada as gestões anteriores. O mesmo afirmou que a Secretaria de Infraestrutura, que tem a frente o secretário Francisco Hermínio, trabalha com uma equipe restrita 38 pessoas, 30 delas ficam responsáveis pela limpeza urbana e 08 trabalham no roço.
Brás afirmou que mau comportamento da população também é preponderante para a situação em que o município se encontra, pois grande parte dos entulhos é jogado em lotes particulares e que não é responsabilidade da Prefeitura a limpeza desses lotes, muitos tambores desaparecem misteriosamente e que muitas pessoas mesmo sabendo do horário que os carros de coleta passam, só jogam o lixo na rua depois do horário estabelecido.