terça-feira, 6 de outubro de 2015

Escola Agrotécnica de Fronteiras realizará II Semana das Profissões

A Escola Agrotécnica de Fronteiras, em parceria com os alunos dos cursos técnicos de Enfermagem, Nutrição, Administração, Informática e Pronatec realizarão nos dias 09 e 10 de outubro a II Semana das Profissões. Confira a Programação:

Meliantes se aproveitam do momento do velório e furtam propriedade rural do ex-vereador Marino Gomes

Residência do irmão da vítima, localizada na zona urbana do município também foi saqueada.

O ex-vereador Marino Gomes, falecido na noite do último domingo (04) vítima de um infarto fulminante, teve sua propriedade rural furtada na noite do próprio velório.
Meliantes se aproveitaram do momento do velório do ex-parlamentar para saquearem sua propriedade localizada no Sítio Camará, na zona rural do município de Fronteiras.
Segundo informações de familiares, foram levados da residência do ex-parlamentar 01 forrageira, 03 bolas de arame farpado, alguns sacos de resíduo (ração para gado), dentre outros objetos.
A residência do irmão do ex-vereador, localizada no bairro Saguim na zona urbana do município também foi furtada na noite do velório. De lá foram levados alguns eletrodomésticos.

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Secretaria de Saúde inicia campanha de vacinação antirrábica em Fronteiras

Teve início nesta segunda-feira (05) a campanha de vacinação antirrábica no município de Fronteiras. Quatro equipes realizaram a vacinação simultaneamente na sede e na zona rural do município.
O coordenador do Departamento de Vigilância em Saúde, Jakson Sousa, disponibilizou o cronograma de vacinação e orienta aos proprietários de animais que prenda o seu animal no dia em que os vacinadores estiverem no seu bairro ou localidade.
No dia 17 de outubro, as equipes de vacinação estarão localizadas na Praça Getúlio Vargas (Centro), Igreja de São Sebastião (Bairro Cachoeirinha), Praças de São Judas Tadeu (Bairro Bela Vista) e Capela de Nossa Senhora de Fátima (Bairro Acampamento).
A meta do Ministério da Saúde é que 3.063 animais sejam vacinados contra a raiva no município de Fronteiras.

Cronograma de Vacinação - Zona Urbana

Data
Equipe
Localidades
05/10/2015
C
Saguim
05/10/2015
D
Ribeirão
06/10/2015
C
Belém
06/10/2015
D
Avenida 07 de Setembro e Delegacia
07/10/2015
C
Alto
07/10/2015
D
Mutirão
08/10/2015
C
Panorama
08/10/2015
D
Cohab
09/10/2015
C
Avenida José Aquiles de Sousa
09/10/2015
D
Cacimbinha/ Cachoeirinha
17/10/2015
A,B, C, D
DIA D

Cronograma de Vacinação - Zona Rural

Data
Equipe
Localidades
05/10/2015
A
Jurema, Poço, Salgado, Coqueiros, Poço Magro, Poço do Cavalo, Barra, Pau Preto, Poço de Areia, Malhada dos Porcos e Boa Vista dos Gomes;
05/10/2015
B
Maninho, Lagoa Comprida, Rudada, Pai Antonio, Caraíbas, Serrinha do Abel, Maracujá Doce, Carneiro e Campos;
06/10/2015
A
Serra do Gavião, Riacho Fechado, Lagoa do Frade, Grota Funda, Pé do Morro, Barrigudinha, Campestre, Tanque, Baxiinho, Vidal, Catolé, Maurício, Alecrim, Chapada do Jatobá, Santa Luzia e Boa Vista;
06/10/2015
B
Serra do Chico Pinheiro, Santo Antonio, Lagoa Seca, Ipueiras, Banco, Pombo e Malhada da Jurema.
07/10/2015
A
São Gonçalo, Barreiro da Serra, Cardã, Boa Vista e Carretão;
07/10/2015
B
Mamão II, Baixa Verde, Cachoeira Grande, Barra, Catingueira do Valdir, Varzinha, Recanto, Solidade, Cerca de Pedra, Morrinhos, Mercador e Barreiro;
08/10/2015
A
Cacimba do Marco, Malhada Branca, Catingueira, Brauninha, Alecrim, Ibiapina e Chapada do Jatobá;
08/10/2015
B
Camará, Riacho da Vaca, Almoço, Baixio do Almoço, Tamboril, Favela, Batalhão e Tabuleiro;
09/10/2015
A
Encostada, Curral Queimado, Malhada Comprida, Várzea do Mel e Canto Alegre;
09/10/2015
B
Itans, Cristóvão, Sanharol, Volta do Rio, Boa Vista, Mamão I, Riacho Grande, Lagoa e Olho d’água dos Freires;
13/10/2015
A
Garapa, Baixa Verde, Casa Nova, Saco Grande, Serrinha e Barreirinho;

Confira o resultado das Eleições do Conselho Tutelar no município de Fronteiras

Aconteceu neste domingo (04) o processo eleitoral para a escolha dos novos conselheiros tutelares que atuaram no município de Fronteiras no quadriênio 2016/2020.
Durante todo o dia a movimentação foi intensa na Unidade Escolar Municipal Nossa Senhora de Fátima, local onde ocorreu a votação. Um total de 2.154 eleitores compareceram as urnas e enfrentaram filas para votar em um dos 12 candidatos que disputaram as cinco vagas disponíveis.
A votação ocorreu por meio de Urnas Eletrônicas disponibilizadas pelo TRE-PI e se estendeu até por volta das 18h30, pois quando os portões fora fechados às 17h muitos eleitores ainda aguardavam nas filas.
Candidatos Eleitos:
Antonio de Bibi (492 votos - 22,84%)
Marina de Manoel Pedro (299 votos - 13,88%)
Stalonne Luz (271 votos - 12,58%)
Jussara Rodrigues (185 votos - 8,59%)
Ciely da Loja (179 votos - 8,31%)
Suplentes:
Filomena do Galego da Agespisa (174 votos - 8,08%)
Marcos Lenilson (138 votos - 6,41%)
Adão Silva (131 votos - 6,08%)
Irmão Dionislene (106 votos - 4,92%)
Raiza Lima (81 votos - 3,76%) 

Morre aos 61 anos o ex-vereador Marino Gomes

Faleceu no início da noite deste domingo (04) na cidade de Picos, vítima de um infarto fulminante, o ex-vereador Marino Gomes.
Marino Gomes foi vereador pelo PMDB entre os anos de 2005 e 2008 e assumiu por dois anos a presidência do Poder Legislativo Municipal.
O corpo foi velado em sua residência, na Rua Ezequiel Batista de Sousa (Bairro Mutirão). Por volta das 15 horas o corpo foi levado à Câmara Municipal de Vereadores onde foi realizada uma sessão fúnebre em homenagem ao ex-parlamentar. Logo após aconteceu uma missa de corpo presente na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e o sepultamento no cemitério local.


Polícia deflagra operação e apreende armas e drogas nas cidades de Fronteiras e Pio IX

No início da manhã desta sexta-feira (02) uma operação policial deflagrada na área da 4ª CIA de Polícia de Fronteiras resultou na apreensão de armas e drogas nas cidades de Fronteiras e Pio IX.
A operação foi motivada após a investigação de infratores que estariam cometendo crimes, relacionados ao tráfico de drogas e envolvimentos com homicídios na região.  No total foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão em residências nas zonas urbanas e rurais de Fronteiras e Pio IX.
Em Fronteiras a operação culminou na apreensão de cerca de 170 pinos de substância análoga a cocaína que estava em poder do traficante Erison Alex Alves (24 anos) e de sua mãe Maria do Socorro.
A operação resultou na apreensão de 01 espingarda calibre 32 com 22 cartuchos, 01 espingarda calibre 36 CBC com 25 cartuchos, 01 revólver calibre 38 Taurus com 10 munições intactas, 01 espingarda calibre 32 de cano duplo com 06 cartuchos, 06 cartuchos de calibre 12, além de 08 kg de chumbo e 15 caixas de espoleta.
A operação foi comandada pelo Tenente Coronel Antoni do Comando de Polícia do Interior integrada com homens do RONE, GATI, Polícia Civil e policiais militares da 4ª CIA de Polícia de Fronteiras, sob o comando do Tenente Gilson Medeiros.



Fonte: Tenente Gilson Medeiros (4ª CIA de Fronteiras-PI)

domingo, 4 de outubro de 2015

SMS realiza solenidade de entrega da chave simbólica da cidade ao Bebê Prefeito 2015

Aconteceu na manhã do último sábado (03) a solenidade de entrega da chave simbólica da cidade ao Bebê Prefeito 2015 eleito durante a II Semana do Bebê realizada no município de Fronteiras.
A votação foi realizada através da Fan Page do NUCA e contou com a participação massiva da população fronteirense que curtiram as fotos dos 19 bebês que participaram do concurso.
O Bebê Prefeito eleito foi o pequeno Gustavo Pereira que obteve 19.034 curtidas, seguido por Isabelle com 12.573 curtidas e Luna Vitória com 2.688 curtidas.
A II Semana do Bebê que teve como tema "Todo bebê fronteirense tem o direito à vida, à saúde a ao cuidado." foi marcada pela realização de oficinas e palestras que tiveram como públicos-alvo mães, gestantes, adolescentes, e profissionais de saúde que trabalham com crianças pequenas.
O encerramento da II Semana do Bebê aconteceu neste domingo (04) com a realização de uma missa e um culto evangélico de ação de graças.


Prefeitura Municipal e Polícia Militar tratam da implantação do PROERD em Fronteiras

O prefeito Eudes Agripino Ribeiro recebeu na última sexta-feira (02) a major da PM Elizete Lima, com quem tratou sobra a implantação do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) no município de Fronteiras.
O Programa consiste em uma ação conjunta entre as Policias Militares, Escolas e Famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.
O Programa possui como material didático o Livro do Estudante, o Livro dos Pais e o Manual do Instrutor, auxiliando aos respectivos alunos e Policiais PROERD no desenvolvimento das lições.
O prefeito Eudes Agripino Ribeiro e a secretária de Educação Rosângela Ribeiro, manifestaram-se favoráveis à implantação do Programa no município de Fronteiras e firmaram parceria através da Secretaria Municipal de Educação.


Fotos: Adauto Ferreira (Portal Novos Tempos)

Morre jovem atingido por disparos de arma de fogo em Fronteiras

Faleceu na noite da última sexta-feira (02) o jovem Francisco Israel Oliveira Silva (26 anos) que foi atingido por sete disparos de arma de fogo na noite de quinta-feira (1º) no bairro Ribeirão, na cidade de Fronteiras.
Israel encontrava-se internado no HUT e chegou a passar por uma cirurgia mais não resistiu aos ferimentos. Um suspeito do homicídio foi detido com drogas e uma arma e encontra-se recolhido na sede da 4ª CIA de Polícia de Fronteiras.
O corpo de Israel foi sepultado na manhã deste domingo (04) em Fronteiras.