quinta-feira, 31 de maio de 2012

Fronteiras realiza II Fórum Comunitário do Selo UNICEF

A Educação Municipal de Fronteiras empenhou-se em realizar o II Fórum Comunitário do Selo UNICEF Município Aprovado (Edição 2009-2012) que objetiva verificar o desempenho do município no alcance dos objetivos do Selo, a partir de apresentações feitas no evento, por membros da equipe Pró-Selo, sobre os avanços do Plano de Ação, processos e resultados dos temas de Participação Social.
O evento aconteceu nesta quarta-feira (30) no espaço do Clube Recreativo Fronteirense, com a composição da mesa de honra, apresentação da Equipe Municipal Pró-Selo, Equipe do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Conselho Tutelar. Fizeram uso da palavra o aluno Victor Batista que representou os alunos da rede municipal de Educação, o prefeito Eudes Ribeiro Aparecida Gomes, articuladora do Selo UINCEF em Fronteiras, que fez um breve histórico do Selo e apresentou as metodologias e objetivos das ações desenvolvidas.
Após um rápido coofe-break o fórum teve continuidade com a apresentação e avaliação do Plano de Ação e dos temas de participação social com base no desdobramento das ações desenvolvidas no município nas áreas da Educação (apresentada pela Profª. Solange Viana), Saúde (Apresentada pela enfermeira Cinthya Santiago) e Assistência Social, apresentada pela assistente social Maria do Amparo.
Logo em seguida houve a apresentação dos temas “Cultura e Identidade – Comunicação para a Igualdade Étnico-Racial” apresentado pelo aluno Ramon Campelo da Unidade Escolar José Aquiles de Sousa, “Educação para a Convivência no Semi-Árido” apresentado pela aluna Maria Mileny da Unidade Escolar Municipal Nossa Senhora de Fátima e “Esporte e Cidadania” apresentado pelo aluno Felipe Batista da Unidade Escolar Hermínio José Ribeiro. A apresentação de cada tema foi coroada com uma coreografia desenvolvida por alunos das respectivas escolas.
Ao fazer uso da palavra, a jornalista Emanuelle Lobo, mediadora d o Selo UNICEF parabenizou o município de Fronteiras pelo empenho na realização das atividades e frisou que o resultado do Selo deverá ser divulgado logo após as eleições. A Secretária de Educação agradeceu a dedicação de todos os professores e alunos que se engajaram nas atividades pró-selo.
O encerrou-se com um almoço oferecido na Unidade Escolar José Aquiles de Sousa.












segunda-feira, 28 de maio de 2012

UEMNSF realiza exposição e apresentações culturais


A Unidade Escolar Municipal Nossa Senhora de Fátima realizou na última sexta-feira (25) a culminância das atividades do Eixo de Participação Social relacionadas ao tema: Educação para a convivência com o Semiárido.
A programação contou com a exposição de stands relacionados às oficinas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Convivência com o Semiárido e exposição da horta produzida pelos alunos.
A comunidade também pode prestigiar algumas apresentações, dentre elas a peça teatral ‘Sonhos de Criança’, a coreografia ‘O Sal da Terra’ e o pout-pourri ‘Raízes do meu sertão’.


Escola Municipal promove audiência pública para debater sobre iniciativas de esportes

A Unidade Escolar Hermínio José Ribeiro (UEHJR) promoveu na tarde da última quinta-feira (24) uma audiência pública na Câmara Municipal de Vereadores, com o intuito de formalizar iniciativas de esporte e cidadania, incluindo-as no orçamento municipal e garantindo as crianças e adolescentes do nosso município direito à prática de esportes.
Somente os vereadores Josué Bezerra, Adail Sousa e Cícero Abdon compareceram a audiência, fato que entristeceu as diretoras Luzinete Bezerra e Girlene Oliveira, organizadoras da ação que é proposta pelo Selo UNICEF, dentro da temática Esporte e Cidadania.
A audiência contou com a participação de representantes da Unidade Escolar Hermínio José Ribeiro, Unidade Escolar Municipal Nossa Senhora de Fátima, Unidade Escolar José Aquiles de Sousa e Colégio Estadual Francisca Pereira de Sousa Morais.

Alunos do CEFMSM realizam festa em homenagem às mães


Alunos do Colégio Estadual Francisca Pereira de Sousa Morais realizaram na última quinta-feira (24) uma festa em homenagem às mães.
O evento realizada na quadra esportiva da escola, contou com a participação efetiva dos alunos e segundo a diretora Cledinilsa Bezerra já faz parte do calendário anual da referida escola.

Polícia prende bandidos que roubaram veículo na zona rural de Pio IX

A Polícia Militar de Pio IX com a colaboração da Polícia Militar do Ceará, conseguiu prender na tarde deste domingo (27) dois homens identificados como Tiago Ferreira da Silva (Tiago) e Antonio Genualdo Ferreira da Silva acusados de tomarem de assalto um veículo Saveiro, de propriedade de um morador do Sitio Guaribas zona rural de Pio IX/PI.
Os bandidos que são naturais de Arneiroz-CE, chegaram na residência por volta das 19:00h do último sábado (26), portando dois revólveres calibre 38 e anunciaram o assalto,  informando que queriam o carro que estava na garagem. Logrando êxito na ação, fugiram em direção ao Estado do Ceará pela BR 020, sendo em seguida perseguidos pela guarnição da Policia Militar do Piauí (GPM de Pio IX).
As diligências se prolongaram até o outro dia por volta das 14 hs, quando a guarnição da PM/PI com auxilio da PM/CE conseguiram localizar os elementos na cidade de Parambu-CE, logo em seguida reconhecidos pelas vítimas foram autuados em flagrante pela prática de roubo previsto no código penal brasileiro Art. 157.
O veículo foi abandonado nas proximidades da cidade de Parambu-CE. Os bandidos se ancontram recolhidos no GPM de Pio IX onde estão à disposição da justiça.



Com informações e fotos: Sd. Luíz Gonzaga

Técnico do DETRAN realiza vistoria em veículos escolares de Fronteiras

Um técnico e agente de trânsito do DETRAN esteve em Fronteiras na última quinta-feira (24) onde realizou vistoria nos veículos (ônibus e vans) que fazem o transporte escolar no município de Fronteiras.
Segundo o técnico a vistoria compreendeu a documentação e os acessórios de segurança dos veículos, principalmente pneus e cintos de segurança.
Segundo o representante do Ministério Público Estadual, Dr. Francisco Túlio Ciarlini Mendes, a vistoria faz parte da Campanha de Trânsito que foi lançada em Fronteiras no mês de maio.

 

Bairro Acampamento DNOCS celebra a sua Padroeira

A Comunidade Católica do Bairro Acampamento DNOCS está celebrando os festejos de sua Padroeira que neste ano tem como tema “Nossa Senhora de Fátima, Defensora da Vida”.
Os festejos acontecem de 22 a 31 de maio de 2012 e tem o objetivo espiritual de despertar a vocação missionária firmada através do Batismo, além de tornar-se um período de convivência fraterna, alegre e feliz entre a comunidade.

PROGRAMAÇÃO

DIA 22/05/2012 - TERÇA-FEIRA
05:00 - Abertura Festiva, despertar com música e fogos, terço missionário.
12:00 - Ofício da Imaculada Conceição.
19:00 Novena-missa
Noitários: Pastoral do Dízimo e dizimistas.
(Partilha e gratidão)

DIA 23/05/2012 - QUARTA-FEIRA
12:00 - Ofício da Imaculada Conceição.
19:00 – Novena-missa
Noitários: Catequese, Pastoral da Criança, Infância Missionária e Acólitos.
(Iniciação Cristã)

DIA 24/05/2012 - QUINTA-FEIRA
12:00 - Ofício da Imaculada Conceição.
19:00 - Novena-missa.
Noitários: Apostolado da Oração, Ministros e Pastoral do Idoso.
 (A serviço da vida)

DIA 25/05/2012 - SEXTA-FEIRA
12:00 - Ofício da Imaculada Conceição.
19:00 - Novena-missa.
Noitários: Corpo Administrativo, docente e discente do CEEP Engº. João Martins do Rêgo.
(Maria Educadora na Fé)

DIA 26/05/2012 - SÁBADO
12:00 - Ofício da Imaculada Conceição.
19:00 - Novena-missa.
Noitários: Bairro Cachoeirinha
 (Missão)

DIA 27/05/2012 - DOMINGO
12:00 - Ofício da Imaculada Conceição.
19:00 - Novena-missa.
Noitários: Pastoral da Juventude
(Jovens em Missão)

DIA 28/05/2012 - SEGUNDA-FEIRA
18:30 - Ofício da Imaculada Conceição.
19:00 - Novena-missa.
Noitários: Terço dos Homens
 (Bíblia: A força de transformar vidas)

DIA 29/05/2012 - TERÇA-FEIRA
12:00 - Ofício da Imaculada Conceição.
19:00 - Novena-missa.
Noitários: Bairro Bela Vista
(Comunidade: Lugar de celebrar a vivência na fé).

DIA 30/05/2012 – QUARTA-FEIRA
12:00 - Ofício da Imaculada Conceição.
19:00 – Novena-missa.
Noitários: Clube das Samaritanas
(Família “Amor sem exigências”)
  • Após a Celebração Eucarística grandioso Leilão. Participe! Contribuindo e arrematando!

DIA 31/05/2012 - QUINTA-FEIRA
19:00 - Missa Solene e Coroação de Nossa Senhora de Fátima.
Noitários: Bairro Acampamento.

Observações:
  • Todas as noites teremos Barraca da Amizade.
PATROCINADORES DO BINGO E DA FESTA

1º PRÊMIO: 01 Bicicleta (Oferta de Maria Dandara e Felipe Henrique)
2º PRÊMIO : 01 Fogão 04 bocas ( Oferta da Loja AC  Móveis)
3º PRÊMIO: 01 Moto Pop 100 (Oferta de Júnior Cortez e Família).

OUTRAS DOAÇÕES:

  • 01 Liquidificador (Oferta de Lenon Cortez)
  • 01 Batedeira (Oferta de D. Maria de Seu Diomédio)
  • 01 Ventilador (Oferta de Isabelle Luna Cortez)
  • 01 sanduícheira (Oferta de Aleudiana Cortez)
  • 01 Ferro (Oferta de Diana Oliveira)
APOIO:

  • Devotos(as) de Nossa Senhora de Fátima
  • Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
  • Prefeitura Municipal de Fronteiras
  • Mercantil Santo Antonio
  • Jatobá Alimentos

Adolescente é apreendido com arma em ação em Fronteiras

A Polícia Militar de Fronteiras (a 400 km de Teresina) apreendeu duas armas de fogo na BR-020, que corta os municípios piauienses de Monsenhor Hipólito, Alagoinha e Pio IX e faz divisa com o estado do Ceará, neste final de semana.
A “Operação Catênula” foi desencadeada na região mais crítica da 4ª Companhia de Fronteiras, e consistiu em realizar blitzen nos principais pontos de entrada e saída dessas cidades, para combater a ação de criminosos que tornam a região como rota de fuga para o Ceará.


Os policiais estavam a comando do Tenente Ricarte e no sábado à noite, fizeram abordagens e efetuaram a apreensão de armas brancas, uma espingarda e um revólver calibre 32. De acordo com o tenente Gilson, o revólver estava com um adolescente de 16 anos, de iniciais F.V. S. N, o qual alegou que a arma pertencia ao seu pai e estava fazendo uso para se defender. 
O adolescente juntamente com a arma foram apreendidos e encaminhados ao Delegado Regional de Fronteiras, Bruno Mayer, para os procedimentos legais.
“Estaremos desencadeando na área da 4ª Companhia em Fronteiras, outras operações policiais neste âmbito, com a finalidade de coibir e reprimir o cometimento de delitos. A “Operação Catênula” vai continuar, vamos atuar em áreas distintas da região”, declarou o tenente Gilson, comandante da 4ª Cia/4º PBM.       
 
Fonte: Portal Cidade Verde

Rapaz tenta matar ex-esposa a tiros em Fronteiras

Um jovem identificado como Cristiano disparou três tiros contra a sua esposa, inicialmente identificada como 'Loura', no início da tarde desta sexta-feira (26), no bairro Cachoeirinha. Segundo informações de familiares da jovem, a mesma se encontrava na residência de seus pais quando Cristiano a chamou. Ao perceber que ele estava armado ela correu e refugiou-se numa casa vizinha.
Cristiano efetuou três disparos que atingiram a porta e as paredes da residência.
A motivação do crime é o fato do rapaz não aceitar o fim do relacionamento. A polícia está efetuando diligências no intuito de prender o acusado.