quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Veículos da Operação Carro-Pipa serão vistoriados pela Vigilância Sanitária

Os donos de veículos interessados no credienciamento na Operação Carro-Pipa terão que ser vistoriados pelo Departamento de Vigilância Sanitária do município e monitorados pelo Programa Vigiágua, conforme exigência do Exército Brasileiro que coordena a operação no semi-árido nordestino.
Os coordenadores dos Departamentos de Vigilância em Saúde, Jakson Sousa, Vigilância Sanitária, Tailândia Maria e o técnico reponsável pelo Vigiágua no município de Fronteiras, Amaro Jaidran, participaram de uma reunião ocorrida nesta quarta-feira (26) no Departamento de Vigilância Sanitária do Estado do Piauí, para tratarem sobre o assunto.
O Departamento de Vigilância Sanitária recebeu um chek-list com todos os itens que deverão ser vistoriados nos carros-pipa, para que possa emitir o alvará que passa a ser necessário para o credenciamento dos veículos na Operação Carro-Pipa. Os veículos serão monitorados pelo Programa Vigiágua que realizará coletas periódicas de amostras de água para análise laboratorial.
A vistoria acontecerá nos dias 27 e 28 de março e reunirá pipeiros interessados dos municípios de Fronteiras, Monsenhor Hipólito, Alagoinha do Piauí, Vila Nova do Piauí, Alegrete do Piauí, Pio IX e São Julião.

Carreta tomba na PI-142 que liga Fronteiras à Caldeirão Grande do Piauí

Uma carreta da empresa de Transportes Rodolipe, capotou em uma curva da PI-142 que liga as cidades de Fronteiras e Caldeirão Grande do Piauí. O acidente aconteceu na noite da última terça-feira (23) quando o motorista se deslocava no sendido Caldeirão Grande/Fronteiras, nas proximidades da Serra do Gavião.
Segundo informações de populares, durante o acidente o motorista foi lançado fora do veículo e sofreu leves escoriações nas costas. O motorista afirmou que era a primeira vez que realizava aquele percurso e que desconhecia o perigo das curvas da estrada que foi recentemente asfaltada.
O tráfego de veículos de carga na PI-142 intensificou-se após o asfaltamento do trecho entre Caldeirão Grande e Fronteiras por apresentar-se como uma rota de menor distância para o Estado do Pernambuco.
 
 
Informações e Fotos: Clediomar Sousa (Blog Lagoa do Rato)

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Secretaria de Educação entrega bicicletas do Programa Pedala Piauí

A Secretaria Municipal de Educação entregou na tarde desta terça-feira (25) cerca de 150 bicicletas doadas aos alunos da Rede Pública de Ensino da cidade de Fronteiras, através do Programa Pedala Piauí do Governo do Estado.
As bicicletas foram entregues sobretudo aos alunos da zona rural que precisam percorrer alguma distância até o ponto aonde embarcam nos ônibus escolares que os trazem para a sede do município.
O prefeito Eudes Agripino Ribeiro e a primeira-dama e secretária de Assistência Social Zildênia Ribeiro e a secretária municipal de Educação Rosângela Santiago estiveram presentes na solenidade de entrega.
Aproximadamente 300 (trezentas) bicicletas já foram entregues para alunos das redes municipal e estadual de Ensino em Fronteiras.

Programa Qualifica Piauí inicia curso de Construção Civil em Fronteiras

Tiveram início na manhã desta segunda-feira (24) as aulas teóricas e práticas do curso de Construção Civil que está sendo promovido pelo Programa Qualifica Piauí do Governo do Estado do Piauí em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SMASC).
Nesta terça-feira o prefeito Eudes Agripino Ribeiro, a secretária municipal de Assistência Social Zildênia Ribeiro e a coordenadora do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Eudiná Ribeiro acompanharam as atividades práticas do curso que estão sendo realizadas na residência da senhora Teresinha de Joli, no Bairro Belém.
Na prática os cursistas construirão um quarto, começando pelo alicerce e obedecendo cada etapa da construção (paredes, reboco, portas, piso, telhado, pintura e elétrica).
O prefeito Eudes Agripino Ribeiro pontuou que o curso é de grande importância devido ao fato de qualificar mão-de-obra, ressaltando que os cursistas receberão um certificado com carga horária de 80 horas/aula.
O Programa Qualifica Piauí atua de forma integrada para combater a extrema pobreza. Esta iniciativa se propõe a romper as barreiras sociais, políticas e econômicas. Entre outras coisas, o programa se propõe erradicar o analfabetismo no Piauí, além dessa ação vai também identificar os que precisam e ainda não recebem o Bolsa Família e ajudar quem já recebe a buscar outras fontes de renda, melhorando assim, suas condições de vida.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Missa de posse do Pe. Gregório Leal Lustosa é marcada por muitas emoções

A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro ficou pequena para o número de fiéis que acompanharam a  missa solene de posse do Pe. Gregório Leal Lustosa, presidida por Dom Plínio José da Luz e co-celebrada por vários padres da Diocese de Picos.
Ainda no adro da Igreja Matriz, Dom Plinio fez a apresentação do pároco à comunidade e entregou-lhes as chaves da Igreja Matriz. Ao longo da celebração o Pe. Gregório fez o Juramento de Fidelidade ao assumir este novo ofício e após a homilia realizou a Renovação das Promessas Sacerdotais e Profissão de Fé, que fazem parte do rito de posse.
Durante a Ação de Graças o pároco recebeu homenagens de paroquianos da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios e de uma representante da Fazenda da Esperança, que falou sobre o trabalho desenvolvido pelo Pe. Gregório. Os paroquianos apresentaram uma paródia da música "Esse cara sou eu" de Roberto Carlos, intitulada "Esse padre é você".
Em seguida, o leigo Augusto Soares, da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, falou em nome dos paroquianos, fazendo uma breve retrospectiva da trajetória vocacional do Pe. Gregório e dando as boas vindas ao novo pároco.
Na oportunidade o Pe. Gregório Leal Lustosa agradeceu pela bela acolhida e pela presença dos seus familiares e representantes da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios e de todas as áreas pastorais que se fizeram presentes.
Ao término da Santa Missa as pastorais serviram um jantar para os visitantes e para a comunidade.


Pe. Gregório Lustosa recebe das mãos do prefeito Eudes Agripino a chave do município

O Pe. Gregório Leal Lustosa recebeu das mãos do prefeito Eudes Agripino Ribeiro a chave simbólica do município de Fronteiras.
Apesar de ser evangélico, o prefeito fez questão de estar presente na posse do novo pároco Fronteiras, ressaltando o trabalho desenvolvido pelos párocos anteriores e se colocando à disposição da paróquia.
Eudes deu as boas vindas ao Pe. Gregório Leal Lustosa e frisou a importância do engajamento de todos os seguimentos sociais na luta contra o crack que assola o município de Fronteiras, bem como todos os municípios brasileiros.
Em sua primeira fala como pároco de Fronteiras, o padre falou sobre as fortes emoções que lhe foram despertadas durante o trajeto. Pe. Gregório afirmou que em muitos momentos não sabia se ria ou se chorava, diante todas as manifestações de carinho demonstradas. O pároco afirmou que em todos os momentos se sentiu  coberto por um manto de proteção.

Chegada do Padre: Caravanas de várias cidades foram recebidas na Capela de São Sebastião no Bairro Cachoeirinha

As caravanas de fiéis das cidades de compõem as Paróquias de Nossa dos Remédios e Senhora do Perpétuo Socorro, começaram a chegar em Fronteiras por volta das 16:h, para a acolhida do Pe. Gregório Leal Lustosa.
Centenas de fiéis aguardaram com expectativa a chegada do novo pároco da Fronteiras. As caravanas eram formadas por representantes das cidades de Picos, Aroeiras do Itaim, Capitão de Campos, Vila Nova do Piauí e São Julião.
O Pe. Gregório chegou em Fronteiras por volta das 17:h, após passar pelas as áreas pastorais de Vila Nova do Piauí, Mandacarú e São Julião, sendo acolhido calorosamente pelas respectivas comunidades que compõem a Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Em seguida uma grande carreata formou-se entre o bairro Cachoeirinha e o centro da cidade onde o pároco foi recebido por autoridades e populares.