terça-feira, 10 de maio de 2016

Prefeito Eudes Ribeiro e esposa participam da XIX Marcha em Defesa dos Municípios em Brasília


O prefeito Eudes Agripino Ribeiro e a primeira-dama e secretária municipal de Saúde Zildênia Ribeiro participam em Brasília da XIX Marcha em Defesa dos Municípios que reúne prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, representantes do governo federal e assessores municipais de todo o Piauí. São cerca de 100 representantes do Estado no maior evento municipalista do Brasil, que este ano foca em temas relativos ao fim de mandato.
A abertura da Marcha foi realizada pelo presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, que tratou de temas como o 1% a mais no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a ser concretizado em junho, a repatriação de recursos e as constantes quedas do FPM.
Pronunciaram-se também na abertura a senadora Ana Amélia (RS), que falou da falência do atual pacto federativo, propondo um novo pacto. Da composição atual do FPM, que é baseado apenas no IR (Imposto de Renda) e IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), deixando os demais de fora.
“Ser prefeito hoje é um ato de coragem”, declamou a senadora arrancando aplausos de todos os presentes.
O deputado federal Paulo Cajado representou a Câmara dos Deputados na cerimônia de abertura, destacando que a pauta municipalista tem avançado no congresso, o que não é consenso entre os prefeitos.
O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, representou o Nordeste e fez o discurso mais inflamado da manhã. “O Congresso fica discutindo seus interesses políticos e não debate e resolve os problemas do cidadão. Se descontasse os dias parados isso não aconteceria. Enquanto isso o prefeito é quem resolve o problema do cidadão”, destacou.
O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Arinaldo Leal, lidera os prefeitos do Estado e acredita que a ocasião servirá como ponte para compartilhar os anseios e unir os prefeitos.
“A voz do prefeito deve ser ouvida, respeitada. O prefeito sim representa o povo. A hora é para respostas urgentes. É preciso coragem, união e ousadia para quebrar o silêncio do Congresso Nacional em relação à atenção urgente das ações municipalistas, atendendo aos apelos dos prefeitos”, reclamou o presidente da APPM, Arinaldo Leal.

Fonte: Portal Meio Norte

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Campos Sales registra três homicídios neste domingo (08)

A população campossalense registrou um dia de pânico com três homicídios em pleno domingo das mães.

Sd. Lemos e acusado de tráfico mortos em Campos Sales
O último domingo, dia 08 de maio foi violento em Campos Sales. Por volta das 10h40min, após uma abordagem do BPRAIO em um bar no Bairro Aparecida, os meliantes que estariam fazendo a entrega de drogas receberam os policiais a tiros, acertando o policial SD Lemos na cabeça que foi socorrido e veio a óbito no hospital Municipal e o policial Edmilson Passos de Araújo foi atingido com um tiro no braço e socorrido para o Hospital Regional do Cariri.
O bandido Jeremias Araújo da Silva, 28 anos, natural de Exu – PE foi baleado na troca de tiros com os policiais, socorrido para o HMCS e logo em seguida foi transferido para a Região do Cariri, mas no KM 136 da Rodovia CE 292 logo após o Sitio Caldeirão, a ambulância UTI móvel que conduzia o mesmo foi interceptada por dois elementos não identificados em uma moto que o executaram com vários tiros.
Outra pessoa que saiu ferida foi José Lopes da Silva, que estava no lugar errado e na hora errada e sofreu um tiro punho esquerdo e também já foi transferido para um Hospital no Cariri. O motorista da ambulância e as técnicas de enfermagem que acompanhavam a transferência do bandido Jeremias, apesar do susto estão todos bem.
Rua onde aconteceu o tiroteio
Segundo informações dois bandidos conseguiram escapar e tomaram uma moto YBR de cor vermelha de assalto de um senhor conhecido por Sitonho e fugiram no sentido de Salitre.
O Comandante do RAIO Capitão Luciano já se encontra em Campos Sales com mais uma equipe de policiais. O Helicóptero da CIOPAER também já se encontra sobrevoando a área, além de reforço policial da policia do estado do Piauí.
Por volta 18:15 h, dois homens em uma moto efetuaram vários disparos em Antonio Lourenço Sousa da silva (Antônio de Bastiana), 25 anos, acertando mais de dez tiros. A vítima ainda foi socorrida para o HMCS, mas já deu entrada sem vida.

Secretaria de Educação realiza homenagem às mães fronteirenses

A Secretaria Municipal de Educação realizou na manhã deste domingo (08) no Ginásio Poliesportivo uma solenidade em homenagem às mães fronteirenses.
O evento  foi organizado pelas diretoras, coordenadoras e professores da rede municipal de educação e contou com a participação significativa das mães de alunos.
Confira as fotos:

Fábrica de cimento Nassau passa por momento difícil e grupo João Santos pode abrir falência

De acordo com a reportagem, depois da morte do empresário João Santos, em 2009, iniciou-se uma intensa disputa familiar pelas empresas.

Fábrica Itapissuma S/A
Com o título “A decadência de um império: Grupo João Santos à beira da falência”, o portal Goiana Notícias (www.goiananoticias.com), editado na cidade pernambucana de Goiana, conta a trajetória de decadência do grupo empresarial João Santos.
O grupo é detentor da marca de cimento Nassau, dispondo de uma fábrica em Fronteiras-PI. De acordo com a reportagem, depois da morte do empresário João Santos, em 2009, iniciou-se uma intensa disputa familiar pelas empresas por parte de seus filhos, irmãos e netos.
A “briga” pela herança pôs o destino das empresas (fábricas de cimento, usina de açúcar, etc…) em segundo plano, resultando na decadência do império econômico.
Uma série de problemas afeta as empresas do grupo: atraso de salários dos empregados, desvalorização dos preços de seus produtos e o atraso tecnológico, já que as fábricas do conglomerado têm plataformas antigas e longe dos padrões tecnológicos atuais.
A tendência é que o Grupo João Santos venha decretar falência de suas unidades.
Nassau – A empresa faz “mistério” sobre a situação de sua fábrica em Mossoró, mas a unidade enfrenta uma forte concorrência de outras empresas cimenteiras instaladas na região, como por exemplo, a fábrica da MIzu, em Baraúna, presente no mercado regional. Pagamentos de indenizações judiciais também comprometem as empresas.