sexta-feira, 12 de abril de 2013

Professores da UEHJR realizam culminância de Projeto de Prevenção do Uso de Drogas nas Escolas Públicas

Uma equipe de professores da Unidade Escolar Hermínio José Ribeiro realizou na manhã deste sexta-feira (12), a culminância de Projeto de Prevenção do Uso de Drogas nas Escolas Públicas.
O projeto intitulado Educação e Prevenção: A questão das drogas nas escolas, é resultado do curso que a equipe de professores vinha fazendo desde o mês de setembro do ano passado.
O evento aconteceu na sede da Unidade Escolar Hermínio José Ribeiro e contou com a presença do prefeito Eudes Ribeiro, primeira-dama Zildênia Ribeiro, secretária municipal de Educação Rosângela Ribeiro, professores, diretores, coordenadores e alunos da referida escola e do Colégio Estadual Francisca Pereira de Sousa Morais.
Os presentes assitiram a uma palestra sobre as Drogas, ministrada pela enfermeira Jaqueline Melo Gomes e em seguida realizaram uma caminhada até o centro da cidade, levando faixas e cartazes relacionados ao tema.
Ao fazer uso da palavra, o prefeito Eudes Agripino Ribeiro ressaltou a atuação da Prefeitura Municipal, no sentido de encaminhar usuários de drogas do município para casas de apoio a dpendentes químicos em Teresina e Oeiras. Eudes frisou ainda os últimos crimes que aconteceram no município motivacionados pelo consumo e tráfico de drogas e alertou aos adolescentes sobre a importância de se afastar dessa realidade.

Secretaria de Educação realiza aula inaugural do Programa Mais Educação em Fronteiras

A Secretaria Municipal de Educação de Fronteiras realizou nesta quinta-feira (11) a aula inaugural do Programa Mais Educação. O evento aconteceu na quadra da Unidade Escolar Municipal Nossa Senhora de Fátima e contou com a presença do prefeito municipal Eudes Agripino Ribeiro, primeira-dama Zildênia Ribeiro, secretária municipal de Educação Rosângela Ribeiro, além de professores, monitores, pais e alunos do Programa Mais Educação.
O Programa Mais Educação foi criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.
Em Fronteiras o Programa Mais Educação atenderá inicialmente 312 alunos (100 alunos da Unidade Escolar Hermínio José Ribeiro, 106 alunos da Unidade Escolar José aquiles de Sousa e 100 alunos da Unidade Escolar Hermínio José Ribeiro), que serão divididas em 12 turmas e receberão reforço escolar nas áreas de Português e Matemática e participarão de aulas de dança, futsal, futebol, tecnologia educacional e fanfarra.
Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades. As escolas beneficiárias também recebem conjuntos de instrumentos musicais e rádio escolar, dentre outros; e referência de valores para equipamentos e materiais que podem ser adquiridos pela própria escola com os recursos repassados. 
No município o Programa conta com o apoio da Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (SEMDEL), Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Fábrica de Cimento Itapissuma S/A.