quinta-feira, 7 de julho de 2016

Deputado Georgiano Neto propõe benefícios para UESPI de Fronteiras

Georgiano Neto (PSD)
O deputado estadual Georgiano Neto (PSD) encaminhou na manhã desta segunda-feira (04) requerimentos voltados para a educação, saúde e infraestrutura que beneficiarão a população dos municípios de Fronteiras, Landri Sales e Itainópolis.
O parlamentar solicita à Universidade Estadual do Piauí (UESPI) a manutenção do Campus no município de Fronteiras, que nos últimos anos não recebeu oferta de cursos na modalidade regular de ensino. 
Atualmente o Campus Professora Nair Bezerra Pereira Alves, só dispõe de cursos no regime especial disponibilizados pelo Programa de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) com os cursos de Licenciatura Plena em Educação Física, Matemática e Geografia.
De acordo com o parlamentar, estudantes e a comunidade fronteirense estão preocupados com a possível extinção do Campus no município. "A extinção do Campus prejudicará consideravelmente o acesso da população daquela região à educação, pois terá que se deslocar para outras cidades.
Embora o espaço físico do Campus tenha passado por uma reforma recente, o prédio ainda não foi liberado pela equipe e engenharia da Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEDUC) responsável pela obra. Há expectativas que seja implantado um pólo de apoio presencia com a oferta de cursos na modalidade à distância.

quarta-feira, 6 de julho de 2016

3ª Edição da Exposição Front Berro será realizada em Fronteiras no mês de agosto

Será realizada entre os dias 05 e 07 de agosto a 3ª Edição do Front Berro promovida pela Associação dos Criadores de Fronteiras-PI.
O evento acontecerá na Chácara Baraúnas, na zona rural do município de Fronteiras. Mais informações pelos telefones (89) 99972-1190 e (89) 99920-6776.

Seminário de Formação de Controladores Sociais e Ouvidoria Itinerante: certificados já estão liberados no site do TCE

Participantes podem imprimir o certificado acessando o link e preenchendo o número do CPF.

Já se encontra na plataforma do Tribunal de Contas do Estado o link disponível para a impressão do certificado de participação dos minicursos oferecidos durante o XXX Seminário de Controladores Sociais e Ouvidoria Itinerante realizado nos últimos dias 23 e 24 de junho, na cidade de Fronteiras.
Para imprimir os certificados os participantes devem acessar o link http://www.tce.pi.gov.br/escola/eventos/certificados-online e preencher o número do CPF.

terça-feira, 5 de julho de 2016

População eleitoral cresce e 9.886 pessoas estão aptas a votar no município de Fronteiras

Na cidade de Fronteiras, 9.886 eleitores estão aptos a votarem para prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições que acontecerão no dia 02 de outubro deste ano. Os dados são do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí.
Deste eleitorado, a maioria tem idade entre 45 e 50 anos. Nessa faixa são 2.227 eleitores. A segunda faixa etária com maior número de eleitores compreende entre 25 e 34 anos, que totalizam 2.112 eleitores. O menor número são de eleitores com 16 anos, apenas 213.
Clique no link  confira o eleitorado de Fronteiras por faixa etária: http://apps.tre-pi.jus.br/novo/frames/faixa_mun.jsp?cod_mun=5592

Os dados do TRE-PI, revelam, ainda, que a maioria do eleitoral possui um baixo grau de instrução. Do total, 2.653 tem ensino fundamental incompleto, 1.547 são analfabetos e outros 2.567 sabem apenas ler e escrever. Com nível superior incompleto são 144, e com o nível superior somam 171.
Clique no link  confira o eleitorado de Fronteiras por grau de instrução: http://apps.tre-pi.jus.br/novo/frames/faixa_mun_Grau.jsp?cod_mun=5592

Equipe do 25º BC vistoriou e credenciou veículos para Operação Carro-Pipa no município de Fronteiras

Muitos proprietários de caminhões-pipa não conseguiram realizar o credenciamento por irregularidades nos veículos ou pendências com a documentação exigida no edital.


Nos últimos dias 29 e 30 de junho, equipes do 25º BC - Teresina-PI e a Vigilância Sanitária Estadual estiveram no município de Fronteiras realizando a vistoria, inspeção e emissão do laudo sanitário e credenciamento de caminhões-pipa para trabalharem na Operação-Pipa.
Segundo o Major Marcos Paulo, presidente da Comissão de Credenciamento, foram vistoriados e credenciados cerca de 194 pipeiros dos municípios de Fronteiras, Pio IX, Alagoinha do Piauí, São Julião, Alegrete, Vila Nova do Piauí e Monsenhor Hipólito.
Os pipeiros que conseguiram realizar a vistoria e credenciamento participarão de um sorteio que acontecerá no dia 12 de julho em na sede do 25º BC em Teresina e definirá quais veículos trabalharão na primeira etapa trimestral da Operação-Pipa com previsão para os meses de agosto, setembro e outubro.
O major Marcos Paulo destacou que  a vistoria realizada tem por objetivo fiscalizar as condições mecânicas e de segurança dos caminhões e o estado dos tanques para o transporte da água. Muitos proprietários de caminhões-pipa não conseguiram realizar o credenciamento por irregularidades nos veículos ou pendências com a documentação exigida no edital.

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Adolescente morre em acidente após furtar moto em Fronteiras

Um adolescente de 17 anos morreu em um acidente de moto na madrugada deste domingo (03) nas proximidades da localidade Itans, na zona rural do município de Fronteiras.
A moto que o adolescente conduzia, modelo Fan 125, cor vermelha, de placa KLB 0979, havia sido furtada momentos antes do acidente enquanto estava estacionada em uma residência no Bairro Bela Vista.
Ao ser informado do acidente, policiais da 4ª CIA de Polícia de Fronteiras se dirigiram ao local onde constataram o óbito do menor e o paradeiro do veículo. O adolescente já havia sido acompanhado pelo Conselho Tutelar, por está envolvido em situações de risco.

Nota de Falecimento: Morre em Teresina "Tia Santinha de Mundeza"

Faleceu na noite do última sexta-feira (1) a aposentada Maria Josina de Sousa (82 anos), popularmente conhecida como Mariinha ou Tia Santinha. A mesma era esposa do popular seu Mundeza (in memorian), mãe do ministro da Eucaristia Antonio de Mundeza e avó do padre Francisco de Assis.
A aposentada faleceu em Teresina onde encontrava-se internada em decorrência de complicações cardíacas. O corpo foi trazido para Fronteiras onde foi velado e sepultado na tarde deste sábado (02).
Tia Santinha era filha de Laudimiro Alves de Sousa, popularmente conhecido como "Seu Doutor". 

Professor da UEHJR morre vítima de infarto em Campos Sales

Faleceu na manhã do último domingo (03) na cidade de Campos Sales-CE, o professor José Dias de Oliveira (43 anos) que lecionava a disciplina matemática na Unidade Escolar Municipal Hermínio José Ribeiro, no município de Fronteiras.
O mesmo foi acometido de um infarto fulminante. O velório e sepultamento ocorreu no município de Campos Sales.