quarta-feira, 7 de junho de 2017

Cursos Técnicos do PRONATEC realizam culminância de Projeto Integrador Iº SENAD em Fronteiras

Os alunos dos cursos técnicos em Enfermagem, Administração e Segurança do Trabalho oferecidos pela 16ª Gerência Regional de Educação de Fronteiras através do  Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) realizaram um Projeto Integrador I SENAD, que tem como tema "De mãos dadas com as profissões" e o objetivo de aliar os conhecimentos adquiridos com a prática diária dos futuros profissionais.
Durante a exposição dos stands os alunos do curso técnico em Enfermagem expuseram à população as ações exercidas pela área, realizando procedimentos como aferição de pressão arterial, verificação de glicemia capilar, distribuição e conscientização do uso de preservativos (masculino e feminino), orientação e conscientização sobre alcoolismo, tabagismo e a importância da prática de atividades físicas.
Os alunos do curso técnico em Administração expuseram a empresa júnior Happy Hour Petiscos, aliando conceitos de marketing, vendas e prática do empreendedorismo. A Happy Hour Petiscos estará aberta nesta quarta-feira comercializando almôndegas, kibes, pães de alho, espeto de queijo coalho e bolinhos de camarão.
O curso técnico em Segurança do Trabalho expôs sobre a importância de se conscientizar a comunidade sobre fatores ligados a saúde, prevenção e Segurança do Trabalho, apresentando Equipamentos de Proteção Individual (EPI's) e suas utilizações.
Toda a elaboração e desenvolvimento do projeto foi realizado pelos alunos dos três cursos citados, com apoio dos professores Haline Leal, Bartira Bezerra, Kamila Parente, Paulo Pinheiro, Diego Gonçalves e João Paulo, além da equipe de apoio Jardelma Alencar, Dórescleide, Juliana e a coordenadora do PRONATEC no município, Jane Vieira.
A execução do projeto aconteceu no espaço reservado para a Praça de Alimentação do Front Fest 2017 e os stands foram bastante visitados pela comunidade.


Informações e Fotos: Diego Gonçalves, Jardelma Alencar e Paulo Pinheiro

terça-feira, 6 de junho de 2017

Prefeita de Fronteiras participa de audiência com Governador para tratar sobre crise hídrica que assola o município e região

Na oportunidade, a prefeita Maria José Ayres (PMDB) convidou as autoridades presentes para os festejos alusivos aos 82 anos de emancipação política de Fronteiras.


A prefeita Maria José Ayres de Sousa participou na manhã desta segunda-feira (05), juntamente com prefeitos da região, de audiência com o governador Wellington Dias e autoridades estaduais com o objetivo de debater sobre a crise hídrica que assola grande parte dos municípios piauienses.
Foram convocados pelo Governador todos representantes da Secretaria de Defesa Civil, Secretaria de Meio Ambiente, Associação Piauiense de Prefeitos Municipais (APPM), Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (CODEVASF) e Exército Brasileiro.
Na oportunidade estiveram presentes os Deputados Federais Marcelo Castro e Átila Lira, os quais pretendem criar uma força tarefa para tentar amenizar os problemas da seca. A prefeita Maria José esteve acompanhada do assessor especial na Capital,  Hiklerson Ribeiro.
O Governador traçou um plano emergencial nos municípios atendidos pela Barragem de Piaus, visto a gravidade no colapso d’água. “Ainda esta semana deveremos renovar os decretos emergenciais para atender a demanda municipal’’ afirmou o governador.
A prefeita Maria José, foi convidada a falar dos problemas da região, para as inúmeras autoridades presentes. Assim, explanou sobre a crise da água que vive a região, reivindicando a retomada de carros pipas oriundos da Defesa Civil, bem como a perfuração de poços tubulares de alta vazão nas zonas urbana e rural do município.
De imediato, o Governador determinou ao Secretário de Defesa Civil, Helio Isaías, para atender as demandas municipais e disse contar com o empenho de todos os órgãos ali presentes para não haver colapso hídrico.Todos os órgãos envolvidos falaram de como podem contribuir com o grave problema da seca.
Na oportunidade, a Prefeita Maria José convidou a todos para as Festas do Município alusivas aos 82 anos de emancipação política, falando da vasta programação cultural.


Informações e Fotos: Cidades na Net

segunda-feira, 5 de junho de 2017

Raony Môlim consagra-se Doutor em reabilitação oral após defender tese na USP

Dr. Raony Môlim e Verônica Ribeiro
Na tarde da última sexta-feira (02) o odontólogo fronteirense Raony Môlim de Sousa Pereira, filho do casal Genésio de Castro Oliveira Filho (Môlim) e maria Vanderlúcia Viana de Castro Oliveira, concluiu o seu doutorado em Reabilitação Oral pala Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto-SP,  tendo como orientador o Dr. Vinícius Pedrazzi.
Raony Môlim fornou-se em Odontologia no ano de 2012 pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Alexandre Alves em Parnaíba-PI. No ano de 2013 foi classificado para o cargo de odontólogo plantonista pela Fundação Municipal de Saúde de Teresina e iniciou o desenvolvimento de projetos de pesquisa em parceria com a USP como colaborador no Piauí do experimento "detecção do anticorpo PGL-1 na saliva de pacientes com hanseníase como fatores de exposição ao mycobacterim leprae e atividade da doença. Na mesma época foi convidado para ser pesquisador bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP, junto à instituição de maior conceito da América Latina, a Universidade  de São Paulo (USP) com pesquisas na área de testes de avaliação e desenvolvimento de materiais odontológicos.
Em seu perfil na rede social Facebook, Dr. Raony Môlim externou seus agradecimentos aos familiares, mestres e amigos que não mediram esforços para a concretização do sonho de um menino do sertão piauense que aos 28 anos obteve a titulação de doutorado por tão renomada Instituição de Ensino.
A secretária municipal de Educação Verônica Maria Pereira Ribeiro, esteve em Ribeirão Preto-SP e acompanhou  Raony Môlim durante a defesa de sua tese.


Fotos: Verônica Pereira e Vanderlene Viana