terça-feira, 2 de agosto de 2011

Artigo: O Joio e o Trigo

"Há pessoas que acham que só por freqüentarem a igreja e debulharem terços, necessariamente são castas, privilegiadas e donas do solo sagrado."
 
Imagem da Internet

             Na tarde do último domingo (31), Fronteiras foi surpreendida com a morte de Regina, ex-cozinheira do Hospital e de várias residências em Fronteiras.
Aqui chegou há muitos anos oriunda do povoado São João, hoje município de Vila Nova do Piauí.
Diabética e hipertensa, Regina morreu vítima de um infarto agudo do miocárdio conforme perícia e laudo de competente médico. O seu corpo foi achado em estado avançado de putrefação, o que chamou atenção dos vizinhos, pois devido ao mau cheiro os mesmos acionaram a polícia que seguindo os procedimentos legais arrombou a porta e localizou os restos mortais em estado de decomposição.
O corpo foi periciado, levado para o necrotério do Hospital onde foi embalado em plásticos e colocado produtos que reduzissem o mau-cheiro.
Após preparado e colocado em urna lacrada, surgiu o conflito: onde o corpo seria velado, uma vez que a residência da vítima estava lacrada por as autoridades competentes e o enterro só se realizaria no dia seguinte quando sua filha chegasse?
Surgiram várias sugestões, uma que levasse o corpo para uma capela suja e abandonada que tem lá no cemitério e serve de morada para os gatos que lá são abandonados, outra que enterrasse logo, enfim que se livrassem o mais rápido possível do corpo. Eu, sugeri que levássemos para a igreja, que é a casa de Deus, não pertence especificamente a ninguém, é um templo criado pela comunidade, administrada pela igreja que representa o Cristo Verdadeiro, local dos cristãos e deve servir de apoio e guarda para os que lá recorrem, e mesmo o mau-cheiro não estava tão forte que se tornasse insuportável, e mesmo que estivesse, o local era lá, a Casa de Deus, por onde eu já presenciei a passagem de corpos mais podres que o de Regina, mas como tinha família, um prestigiosinho social, ninguém ousou dizer nada. No caso de Regina ela era largada, sem ninguém, não tinha mais utilidade social e pobre, portanto, deveria ser despachada logo.
Falo isso, porque houve uma resistência quanto a entrada e a permanência do corpo da falecida na igreja. Pessoas que a sagrada escritura chama de joio, tentaram de toda forma que o corpo não entrasse, alegando que mais tarde haveria missa, terço, etc.; e o corpo não poderia permanecer na igreja. Diante do impasse sugeri que levassem para minha casa, pois tenho consciência que não sou melhor que ninguém, que irei passar pelo mesmo estado de putrefação que o corpo de Regina estava passando, tanto eu, quanto os que estavam ali presentes, se achando superiores à morta.
Após um desagradável bate-boca, o corpo entrou na igreja, o Padre Antonio fez a celebração, os irmãos da falecida chegaram e resolveram levar os restos mortais para o interior onde foi enterrado junto aos seus familiares.
Esses fatos causaram tristeza, pois sabemos que no seio da igreja há muito trigo, porém tem muitas moitas de joio que tentam sufocar o trigo.
São pessoas que acham que só por freqüentarem a igreja e debulharem terços, necessariamente são castas, privilegiadas e donas do solo sagrado, no meu ponto de vista são os ‘sepulcros caiados’ a que Cristo se refere; aparentemente belos por fora e podres por dentro, pessoas sem um pingo de consciência , pois consciência é a manifestação de Deus no homem.
Concluo dando ‘Nota Dez’ ao delegado Bruno Meyer e a equipe de policiais que realizaram um belo trabalho, ao exímio médico Dr. Sebastião que passou horas examinando e periciando minuciosamente o cadáver, ao nosso secretário de saúde que esteve presente em todos os momentos e disponibilizou o necessário para que os restos mortais fossem enterrados com dignidade e ao Padre Antonio, que após a celebração me chamou e falou que o cadáver poderia ser velado durante o tempo que fosse necessário dentro da igreja, pois a mesma é a casa de Deus.
“Descanse em paz Regina”

Professor Herivelto Ribeiro Bezerra

5 comentários:

  1. Parabéns, prof. Herivelton, belíssimo comentário, sou católico, mais infelizmente te digo com toda sinceridade as vezes tenho vontade de não ir a igreja, pois, sei que lá existem pessoas que acham-se melhores do que as outras e pensam que a igreja pertencem a eles, precisamos fazer reflexões a acerca desse episódio que aconteceu aqui na nossa cidade, e tirar nossa conclusões, é triste saber que fatos como esses acontecem em nossa cidade será que essas pessoas que estavam impedindo a entrada do corpo da Sra. Regina na igreja não vão um dia ficar em estado de putrefação? Será se estas pessoas terão para sempre riqueza e vida interna? Será se estas pessoas são melhores do que os outros? Será se a igreja pertence a esta ‘’elite’’ católica? São perguntas que merecem respostas, precisamos abrir nossas mentes e fazermos reflexões.




    ‘’Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento;

    ‘’E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu’’.

    ‘’Viemos do pó e ao pó voltaremos. Meditar nesta verdade pode nos ajudar a sermos humildes.’’

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Herivelto, se em Fronteiras existissem mais pessoas como você, tenho certeza que nossa cidade seria um lugar melhor.

    ResponderExcluir
  3. parabens herivelto pelo seu belo trabalho voce e uma pessoa honesta e competente tem respeito pelas pessoas e e assim que devemos fazer pois nao somos melhor que ninguem admiro muito a sua pessoa realmente sou sua fa mais uma vez meus parabens por tudo que voce fez por regina e por muitas outras pessoas que voce tem ajudado voce merece tudo de bom na sua vida por ser uma pessoa humilde e que nao tem besteira com nada felicidades que deus te abencoe sempre

    ResponderExcluir
  4. valeu Herivelton..sua atitude e coragem me deixa mais humilde como humano e cada vez mais um humano comum e mortal igual a todos.

    AGORA FAÇA COM FAZ E ESQUEÇA DESSA MALDITA POLITICA DE FRONTEIRAS, ISSO LHE FAZ PEQUENO PERANTE OS HOMENS DO BEM.

    SEU AMIGO.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns professor Erivelton pela matéria e pela assistência que você e outros deram a Dona Regina.Professor Daniel lopes e Marina Rocha-Picos-PI.

    ResponderExcluir

Os comentários postados passarão por prévia aprovação do administrador.