sexta-feira, 10 de abril de 2015

1º Dia da Visita Pastoral Missionária em Fronteiras


Iniciou-se nesta quinta-feira (09/04), na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Fronteiras, a 2ª Visita Pastoral Missionária do Bispo Diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva, no município. Neste primeiro dia, as atividades tiveram início, às 07h30 da manhã, com a acolhida ao Bispo e missionários no Monumento Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, seguida de um momento de Oração das Laudes e envio. 
Durante o dia, os missionários saíram em missão visitando as famílias, já o Bispo, acompanhado do pároco de Fronteiras, Pe. Gregório Leal Lustosa visitou Bairros, Hospital, Escolas e Associações. A cada encontro, Dom Plínio José tem ressaltado o objetivo de sua vinda a Paróquia, destacando a diferença da Visita Pastoral das outras já feitas na cidade. “Minha presença desta vez têm diferença das demais vezes que já estive aqui, porque viemos exclusivamente para animarmos o povo na direção de Cristo”, disse em visita ao Bairro Acampamento.
Em sintonia com o tema do Ano Jubilar dos 40 anos da Diocese de Picos “Ser Igreja, Comunidade de Comunidades indo a todos e envolvendo a todos”, encerrando o período da manhã, o Pastor Diocesano visitou a Associação dos Pescadores do Açude Barreira (ASPABA), que têm se tornado fonte de renda para 14 famílias da região. De acordo com os piscicultores, a produção da Tilápia, (peixe mais produzido), tem sido insuficiente para atender a demanda do próprio município. Há dois meses, a associação teve um grande prejuízo onde cerca de 30 toneladas de tilápias criadas em 100 tanques-redes dentro do açude morreram, trazendo um enorme prejuízo aos criadores. 

 
 

Indo de encontro com o que propõe o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, “Fraternidade: Igreja e Sociedade”, à tarde, o Bispo foi acolhido pelos alunos da Unidade Escolar Hermínio José Ribeiro, na Igreja São Judas Tadeu, Bairro Bela Vista. Logo após, seguiu para a Instituição de Ensino onde mais uma vez foi recepcionado pelos discentes, docentes e a direção. Na ocasião, a diretora, Crislayde Maria de Sousa, expressou sua alegria em receber Dom Plínio José na comunidade escolar. “Receber o Bispo no nosso local de trabalho, só pode ser mesmo uma benção de Deus. Ele nos trouxe esperança, aprendizado e, sobretudo, renovação da nossa Fé”, afirma. 


No fim da tarde, Dom Plínio José visitou a Rádio Fronteiras FM, oportunidade em que fez uma síntese das atividades realizadas no primeiro dia da Visita. Na ocasião, o Pe. Gregório Lustosa, falou aos ouvintes da emissora a alegria de receber o Bispo em Fronteiras. “Nossa Paróquia é privilegiada em receber o nosso Pastor. E como disse Santo Agostinho, onde estar o Bispo está a Diocese, por isso estamos animados e felizes com sua presença no nosso meio”, disse. 


A exemplo das visitas já realizadas, vários missionários acompanham o Bispo até o domingo (12), visitando as comunidades rurais e urbana. Dentre os missionários, ressaltamos a presença do vigário paroquial da Área Pastoral Santa Teresinha, em Queimada Nova, Pe. Paulo Rocha, que juntamente com 5 leigos deixaram sua Área Pastoral durante estes dias para se unir à comunidade de Fronteiras. 
Encerrando o dia, aconteceu a Celebração Eucarística, às 19h, na Igreja Matriz, seguida de reunião com as famílias. Nesta sexta-feira, (10), a programação será realizada na sede e comunidades de Vila Nova do Piauí.

Fonte: PASCOM (Diocese de Picos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados passarão por prévia aprovação do administrador.