quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Primeiro dia de atividades do Projeto Rondon


A manhã de ontem, 18/01 foi agitada na Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima. Duas equipes de rondonistas se dividiram para dar início as atividades. Cerca de 30 professores participaram da palestra para multiplicadores de educação ambiental ministrada pelo professor Danilo Gomes de Bauru (SP). Ele explicou como funciona o Projeto Rondon e questionou os participantes sobre as ações que já ocorreram na cidade por iniciativa dos professores. Programa contra a proliferação do mosquito da dengue e concursos de redação foram algumas das respostas obtidas.
Concomitantemente, as rondonistas Veridiana Ortega e Rafaela Chioca apresentaram para outros 30 professores e agentes sociais algumas ideias de diferentes formas de trabalho em sala de aula, como dinâmicas e atividades lúdicas, pois segundo Rafaela Chioca esses tipos de atividades tem como objetivo fazer os alunos refletirem sobre os acontecimentos na cidade para tentar melhora-los. “É importante mostrar para a população que estamos aqui (Fronteiras) para realizar ações em conjunto com os professores da rede municipal, apresentando novas práticas de ensino e discutindo metodologias já aplicadas”, afirma Chioca. 

Professores durante a dinâmica

Na mesma manhã, no auditório da Secretaria de Saúde, os alunos de medicina Maik Bueno e Roberta Kohatsu palestravam para os agentes de saúde sobre os problemas da diarréia e higiene pessoal. No período da tarde as rondonistas Laura Salomão Silveira e Gabriela Mendes Mota estudantes de farmácia em Alfenas (MG) e também a estudante de educação física Luciana Moreira Serigatti deram atenção farmacêutica à domicílio para alguns pacientes que recebem medicamentos no posto da cidade.

Alunas da Unifenas visitaram e deram orientações a paciente

Hoje, ainda na Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima será dada continuidade, no período da manhã, a oficina de educação ambiental. A rondonista Rafaela, estudante de química, falará sobre o lixo, desenvolvimento sustentável e a necessidade de promover a economia sem aumentar a degradação do meio ambiente. Logo em seguida Luciana Moreira irá mostrar aos professores como o problema do lixo pode acarretar prejuízos na comunidade por  meio das doenças.
Quem quiser saber mais sobre o Projeto Rondon é só ouvir a rádio comunitária 102,5 Fronteiras FM a partir das 8h, pois durante toda a semana os rondonistas estarão por lá em um bate papo com os ouvintes.

 Lirian Pádua
Rondonista

Um comentário:

  1. xdades dessa escola.. estudei la... fran de primavera do leste

    ResponderExcluir

Os comentários postados passarão por prévia aprovação do administrador.