quinta-feira, 7 de julho de 2011

Alunos do CEMJA Francisca Pereira de Sousa Morais apresentam 2ª Edição de Workshop

Os alunos do Ensino Médio de CEMJA Francisca Pereira de Sousa Morais realizaram  hoje (07) a segunda edição do Workshop que abordou os seguintes temas transversais: Corpo humano; Sexualidade; A origem da vida e Evolução das espécies; As religiões; Indústria Nassau; Bullyng; Reciclagem; Meio ambiente; A Evolução do homem e da história; As tradições de Fronteiras; Mulheres que se destacaram na nossa história; História da música popular brasileira; Desenvolvimento  sustentável; Maria Bonita “ Mulher macho sim senhor”; Luiz Gonzaga “ Rei do baião”; A História do Brasil; Fronteiras em foco; Produção textual; A matemática domina o mundo;
As exposições que aconteceram na sede da escola durante todo o dia, fazem parte do projeto pedagógico e englobam as áreas de cultura, esporte e lazer. 





















17 comentários:

  1. O WOKSHOP DO CHICA PEREIRA ABORDOU TEMAS VARIADOS DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA A NOSSA SOCIEDADE. NOSSA ESCOLA(FRANCISCA PEREIRA ) ESTÁ DE PARABÉNS POR ESSE EVENTO ENCANTADOR. TODOS ALUNOS, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS COLABORARAM MUITO PARA QUE ESSE EVENTO TENHA SIDO SATISFATÓRIO E DE GRANDE APRENDIZAGEM PARA OS NOSSOS AMADOS JOVENS. OBRIGADA POR A VISITA !
    AMANHÃ( 08/07/11) CONTINUAREMOS COM A PROGRAMAÇÃO DO CEMJA COM AS MODALIDADES ESPORTIVAS.

    ANA PAULA DOS SANTOS BARROS

    ResponderExcluir
  2. O II WORKSHOP DO CEMJA ABORDOU OS MAIS VARIADOS TEMAS ATUALMENTE ESTUDADOS NO MUNDO INTEIRO. ENTRE ELES: BULLYNG, AQUECIMENTO GLOBAL, EFEITO ESTUFA, SEXUALIDADE, ECONOMIA, SUSTENTABILIDADE, LÓGICA E OUTROS... UM TRABALHO DESTE TIPO É DE SUMA IMPORTÂNCIA, POIS ALEM DE FAZER COM QUE O ALUNO BUSQUE A PESQUISA E A ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDO PESQUISADOS, COM ORIENTAÇÃO DOS PROFESSORES, COORDENADORES DE GRUPOS, ELES PREPARAM AS APRESENTAÇÕES PARA TODA A SOCIEDADE. DESTA FORMA O CONHECIMENTO FLUI, OS ALUNOS APRENDEM E ADQUIREM MAIS EXPERIENCIA EM QUESTÕES SIMPLES COMO: TRABALHAR EM GRUPOS, QUEBRA DA TIMIDEZ, ETC... DESTA FORMA POSSO CONSIDERAR COMO PRODUTIVO ESTE TRABALHO E PARABENIZÁ-LOS A TODOS OS ENVOLVIDOS: DIRETORA, COORDENADORA, PROFESSORES, PATROCINADORES, VISITANTES E PRINCIPALMENTE OS ALUNOS QUE SÃO OS RESPONSÁVEIS DIRETOS PARA QUE O TRABALHO ACONTECESSE.

    PROF. DAMIÃO BATISTA

    ResponderExcluir
  3. II – WORKSHOP DO CEMJA

    O que é matemática?

    Ao relacionarmos a Matemática com o cotidiano, observamos sua presença em jornais, revistas, panfletos de propaganda e muito mais. Isto mostra que ela é uma forte aliada no dia a dia de todos nós em todas as partes do mundo. É esta talvez a ciência responsável pela transformação do mundo, dando acesso aos grandes avanços tecnológicos e científicos que vem perdurando por um período de mais de 5000 anos. É pra mim a ciência que provocou a revolução da tecnologia e da informação fazendo com que fosse possível a transmissão de textos, imagens e vídeos por meios de ondas eletromagnéticas, fazendo com que fosse possível a invenção da televisão, do rádio, do computador e de todas as outras máquinas antigas e modernas que circulam pelo mundo.
    A matemática está em todo canto e todos nós lidamos com ela a todos os momentos. Uma simples tarefa doméstica como preparar um arroz, por exemplo, envolve noções matemática tão importante, que quando utilizada de forma errada pode levar a um desperdício dos produtos envolvido no preparo. O fato é que a quantidade de sal, pimenta ou outros ingredientes quando colocado de maneira elevada ou reduzida tira a essência do resultado final esperado. E nessa viagem exploratória na busca de um conceito matemático e da presença da matemática em todo canto é que os alunos do 3° “C” do CEMJA apresentam neste trabalho resumido, intitulado o “Cantinho da Matemática”, um painel de fotografias que mostra em massa a existência e a forte ligação que os números, os símbolos, as formas geométricas, as noções de quantidades, ordem e grandezas sempre estiveram fazendo parte dos nossos cotidianos.
    Continuando viagem verificamos um desafio. A dificuldade que as pessoas e os alunos apresentam de entender e de aprender Matemática e pelo o outro lado a dificuldade que nós professores temos de lidar com eles. Este há anos vem sendo objeto de estudos e pesquisas, temas de grandes trabalhos desenvolvidos por acadêmicos no mundo todo. Sabemos mesmo da dificuldade e da complexibilidade, mas o que temos que valorizar é a essência e a importância que tal área de conhecimento representa para o mundo. Sem ela o mundo parava, pois era impossível mensurar, medir, comprar, vender, usar internet ou até mesmo fazer pequenas tarefas domésticas como, servir o café da manhã, por exemplo.
    E desta forma se verifica uma resposta que tenho de “o que é matemática” e que juntamente com meus alunos, procuremos apresentá-la. uma ciência pura, exata, independente, lógica, racional, que revela segredos, resolve grande parte dos nossos problemas do cotidiano, coloca o nosso raciocínio a prova a todo momento, estar presente em todo canto e que não podemos viver sem praticá-la.

    Prof. Damião Batista

    ResponderExcluir
  4. A escola está de parabéns...
    O projeto foi de cunho interdisciplinar abrangeu
    diversas áreas do conhecimento e envolveu todos os docentes e discentes, somaram forças e mergulharam nas pesquisas.É assim que se constrói o conhecimento é interagindo e socializando.
    Parabéns!
    Edileuza

    ResponderExcluir
  5. eitaa cemja 'MININO"ns na fita-fazendo sucSSÚ e tanto-
    onde tem melhores professores-melhores alunos'e EREGIS tbm rsrss
    amo o xicah

    ResponderExcluir
  6. é isso aee prof Damião gostei do comentariooo
    valeu

    ResponderExcluir
  7. adorei esse II WORKSHOP
    mais pelo fato de apenas visitar percebii que teve muitas adulações em relação de direçãoa algumas turmas e imagina se passaci a frequentar todos os dias e isso torna-se muito chato querido diretor
    os alunos percebem isso da sua parte
    é bom mudar ou ñ vAI GNHR + A PRXMA eleição e isso é se vc poder e de novo né mesmo!
    e queria muito que vc querido jacson em que eu admiro muito postaCII esse adorav3L COMENTARIO
    OBG

    ResponderExcluir
  8. TODOS APRESENTARAM MUITO BEM MAIS GOSTEI MAIS DOS ALUNOS QUE ABORDARAM"A matemática domina o mundo"
    ADOREI ELES

    ResponderExcluir
  9. eitaa que os alunos que apresentaram A matemática domina o mundo tavam era fera.
    estavam efiados
    gosteiii
    parabéns professor

    ResponderExcluir
  10. pensee numas fotos lindas
    mais a que estava brilhante era a da turma de matemática.

    ResponderExcluir
  11. trabalho excelente adorei
    parabéns a todos os alunos
    especialmente aos da turma de matemática que abordram A matemática domina o mundo.
    ameii
    parabéns

    ResponderExcluir
  12. parabéns a todos os alunos
    mais o cantinho da matemética...
    vixi só coisa boa.

    ResponderExcluir
  13. NÓS ALUNOS DO CEMJA VINHEMOS NOS MANIFESTAR E PARABENIZAR TODOS OS ALUNOS ENVOLVIDOS NESTE ACONTECIMENTO DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA OS VISITANTES E ALUNOS DA REFERIDA ESCOLA. OS ALUNOS COMO SEMPRE, MOSTRANDO A SUA ORGANIZAÇÃO E DESEMPENHO SURPREENDERAM A TODOS OS VISITANTES.PARABÉNS GALERINHA !!!!!!

    ALUNOS: LAUANA (2° ANO "C"), MATHEUS SOUSA E CRISTINA (3° ANO "A").

    ResponderExcluir
  14. O CEMJA realizou um projeto de cunho interdisciplinar.Parabenizo o núcleo gestor, professores e alunos por esta proeza.È assim que se desenvolve o espírito pesquisador e investigativo do aluno.O conhecimento se constrói é numa relaçâo de interatividade e de socializaçâo.E neste processo o professor é apenas o mediador.O aluno assume o papel de protagonizador.Parabéns a todos.
    EDILEUZA BEZERRA.

    ResponderExcluir
  15. adorei o cantinho da matemética,principalmente a equipe que exporam fotos,explicaram problemas mateméticos(gostei)
    trabalharam muito bem e se esforçaram muito
    excelente.

    ResponderExcluir
  16. ainda bem jacson q vc tem esse blog.

    esse seu blog é visitado viu..pense..ainda bem.
    gente de longe viu..visita ele.
    mais era bom que todos que visitasm postsm alguma coisa e se ntndificsm de onde que era.
    que nem eu né rsrrss
    éw ñ estava aii em fronteiras para visitar o work shop,mais tenho o seu blog para ver tudo direitiho e perfeitamente(pelos comentarios q vii o mais esplndido foi a dos alunos da matemética--é der pra percbstes os comntarios-eitaa eu ae soh..
    PERFEITO O CANTINHO DA MATEMÁTICA!
    e as foto intao vixi arrasúh

    ResponderExcluir
  17. perabéns pra escola,eu estudava aí até abril desse ano fico lindoo bjss a todos de fronteiras!By: Jéssia

    ResponderExcluir

Os comentários postados passarão por prévia aprovação do administrador.