quarta-feira, 2 de maio de 2012

2ª Parte do Artigo: "É melhor uma verdade amarga, que uma mentira doce"


Quem ligou para Picos, fui eu e repeti o que foi dito, que o paciente fosse encaminhado pois havia  um ortopedista de plantão. Essa ação de ligarmos para Picos sempre que encaminhamos um paciente é rotineira e o atendimento lá, vai depender da situação momentânea em  que se encontra o hospital, segundo os padrões SUS. Eu, o Sr. Ronaldo, o Sr. Romildo e qualquer cidadão brasileiro que quiser ter um tratamento diferenciado, deve ter muito dinheiro ou um plano de saúde muito bom, pois caso contrario, quando ocorrer um sinistro, como ocorreu com o Sr. Ronaldo, ficaremos a mercê da sorte ou de favores de pessoas que gozam de prestigio ou influência no sistema politico vigente.
Não vivo de mentiras, nem de farolas sou contra muitas coisas erradas que acontecem e luto por transformações. Creio que o hospital não pode e nem deve ficar sem médico, e que os médicos que aqui tiram plantão devem ficar em função dos pacientes internos e dos que aqui chegam em situação que requeiram uma atenção especial e provável  internamento. O médico contratado deve chegar no horário estabelecido e só sair quando o outro chegar, pois em cinco minutos a presença de um médico é determinante para a sobrevivência de um paciente grave. Vale ressaltar que a função primordial do hospital não é atender ambulatório (consultas rotineiras); para isso, há os médicos que trabalham no Posto de Saúde e cumprem uma carga horária de quatro horas por dia e atendem nesse espaço de tempo as pessoas que necessitam de consultas simples e encaminham para o hospital os que necessitam de internamento.
Caso isso não esteja acontecendo procurem seus direitos e exijam que os profissionais lá lotados (médicos, dentistas, fisioterapeutas, etc.) cumpram sua carga horária e façam a sua parte. Entretanto, a população tem a sua parcela de culpa pois se formos analisar, grande parte das pessoas que procuram o Posto de Saúde (manhã), são as mesmas que procuram o Hospital (tarde/noite) ou vice- versa e caso consigam se consultam com todos os médicos disponíveis levam o remédio para casa, não tomam e acabam cansando os médicos e tirando a vaga de uma pessoa que realmente necessita de tratamento médico. Para melhorar sugiro informatizar o sistema do Hospital e da Secretaria de Saúde e quando uma pessoa passar por esses órgãos, ficar cadastrado o problema e o tratamento, e já marcar o retorno para avaliar o resultado da medicação. Isso evitaria que as pessoas abusassem das instituições e dos profissionais e acima de tudo, evitasse o gasto desnecessário de medicamentos que na maioria das vezes não são consumidos e sim desprezados em sacos e gavetas.

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