domingo, 27 de julho de 2014

Fronteiras realiza com sucesso o 1º Front Berro

O município de Fronteiras realizou entre os dias 25 e 26 de julho o 1º Front Berro, exposição de ovinos e caprinos, que teve como finalidade dar oportunidade aos pequenos e grandes criadores de expor seus animais, gerando novos negócios e melhorando a genética das criações locais.
A exposição foi realizada no Clube Recreativo Fronteirense, contou com baias específicas para os animais, além de palestra técnica sobre alimentação e sanidade animal e escolha dos animais que se destacaram em cada categoria, com direito à premiação para o criador.
De acordo com Jeosadack Alencar, Secretário Municipal de Agricultura, o 1º Front Berro atingiu sua expectativa, resgatando a importância da ovinocaprinocultura, alavancando esta atividade que está em ascensão na região Nordeste, além de mobilizar os criadores para melhorar a genética dos animais do município, fazendo com que a criação de ovinos e caprinos torne-se novamente um dos pontos fortes do município.
“Nesse período de seca que tivemos nos últimos três anos, a ovinocaprinocultura foi a única atividades que ajudou o homem do campo, evitando o êxodo rural, pois criadores de bovinos fecharam as porteiras e venderam seus animais, enquanto dos criadores de ovinos e caprinos conseguiram se manter. Ficamos felizes pois novos criadores e jovens estão se integrando a esta atividade, mantendo viva a nossa tradição e sustento”, disse o Secretário de Agricultura.
Além da exposição e negociação de animais, a feira contou ainda com a liberação de meio milhão de reais em projetos para criadores, a partir de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e Banco do Brasil. Mais de vinte expositores participaram do evento, totalizando uma média de 400 animais expostos. Além dos expositores locais, o Front Berro contou com a participação de criadores de vários municípios da região e até de outros estados, como Rio Grande do Norte,  Pernambuco e Ceará.
O prefeito Eudes Agripino ressaltou que o evento ultrapassou as expectativas, mesmo se tratando da primeira exposição. E destacou a importância de valorizar as fontes de desenvolvimento local, dando oportunidade para que o homem do campo consiga melhorar suas criações.
“Considero importante a parceria que conseguimos com o Banco do Brasil, que disponibilizou meio milhão de reais em cinquenta contratos para famílias do município, já visamos parcerias com o Sebrae e Banco do Nordeste no futuro. É também um momento de confraternização entre os pequenos produtores do nosso município, que são criadores de caprinos e ovinos. Moramos numa região localizada no polígono da seca, as raças que estão sendo expostas são aquelas que conseguem resistir ao calor, ao sol, as situações climáticas”, destacou o prefeito.
Eudes Agripino ressaltou ainda que sua equipe já planeja feiras específicas aos sábados para caprinos e ovinos e que sua equipe já está planejando a realização da próxima edição, que deve acontecer num local próprio.


Fonte: Portal O Povo/ Fotos: Clediomar Sousa (Blog Lagoa do Rato)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados passarão por prévia aprovação do administrador.